[Planilha] Modelo de folha de pagamento em Excel grátis

13 Comentários Publicado:  Assunto: Planilhas
 

[Planilha] Modelo de folha de pagamento em Excel grátis

Calcular salário, INSS e horas extras dos seus funcionários pode ser uma tarefa muito mais simples no dia a dia da sua empresa, desde que você use a ferramenta certa para fazer isso! Por isso trouxemos no artigo de hoje um modelo de folha de pagamento em Excel, disponibilizada gratuitamente para download.

Planilha de Folha de Pagamento  Preparamos esta planilha para auxiliar sua empresa a gerenciar todos os  funcionários Baixar a planilha agora

Faça o download de nossa planilha e depois entenda a sua importância e como montá-la de uma forma eficiente.

Por que usar a planilha de folha de pagamento na sua empresa?

A resposta parece simples para empreendedores mais experientes, mas vai muito mais além de completar valores no Excel. Primeiramente, ter essa planilha alimentada todos os meses dá a sua empresa uma direção clara sobre as despesas que a ela tem em cada funcionário. Estes são dados importantes na hora de pensar em um aumento ou até para fazer novas contratações ou cortes.

Outro detalhe: se você paga os salários com variável, a planilha é imprescindível. De maneira simples você consegue notar rapidamente o rendimento do contratado, colocar os valores em gráficos, se preciso, ver oscilações e projetar metas para os mesmos, com referência nos rendimentos fixos e sazonais.

O empresário também deve se planejar para os pagamentos de 13º salário e a remuneração das férias. Não se pode pensar nesse pagamento apenas nos últimos meses, pois desta forma a probabilidade de ter problemas é grande. Especialistas indicam que se faça uma conta para acumular um pouco dos lucros dos 12 meses para o pagamento desses encargos. Uma planilha de folha de pagamentos é muito útil, nesta etapa, para mensurar o quanto deve ser guardado baseando-se no salário de cada funcionário.

Como fazer uma planilha de folha de pagamento no Excel

Que tal montar uma planilha customizada para atender às necessidades da sua empresa? Aprenda agora a fazer uma planilha de folha de pagamento com este vídeo de nove minutos do canal Adrianoa8. Ele ensina como fazer a folha de pagamento no Excel. Confira:

Passo a passo para fazer folha de pagamento

Vamos às instruções passo a passo.

  • Categoria: Classifique os funcionários de acordo com o estabelecido pela Convenção Coletiva (comércio, indústria ou outras).
  • Salário-base: Considere o valor de registro de cada empregado para começar as contas.
  • Acréscimos: Analise a frequência e a existência de horas extras no sistema de controle de ponto ou livro ponto. Essa avaliação é indvidual, porque pode haver adicionais (trabalho noturno, periculosidade, insalubridade, salário-família, descanso semanal remunerado etc.).
  • Frequência: Confirme se o funcionário compareceu ao trabalho conforme o previsto, sem faltas não justificadas. As ausências não justificadas podem ser descontadas proporcionalmente do valor bruto do salário.
  • INSS: Calcule o INSS, que pode variar entre 7,65 a 11%, dependendo do valor do salário. O teto da Previdência precisa ser verificado, porque a contribuição é calculada sobre esse patamar máximo para quem ganha mais do que esse limite.
  • Imposto de renda: Considere como base cálculo o valor do salário deduzido o INSS para calcular o Imposto de Renda retido na fonte. Deduções com dependentes, descontos com faltas e atrasos e pensão alimentícia também precisam ser considerados.
  • Outros descontos: Eventuais descontos relativos a direitos e benefícios também entram na conta, como no caso de vale transporte, adiantamento salarial (vale), contribuição sindical, convênio médico.
  • Salário líquido: A remuneração a ser repassada é resultado desses cálculos.

Para concluir, você pode fazer o download de uma planilha de folha de pagamento. Esperamos que o arquivo em Excel seja útil.

Compartilhe!

Ganhe tempo e agilize tarefas com um sistema integrado de gestão com o ContaAzul

 

José Carlos Sardagna
Sobre o autor

Marketing Manager da ContaAzul. É formado em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências da Computação pela UDESC.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

13 Comentários
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!