[Planilha] Modelo de folha de pagamento em Excel grátis

13 Comentários Publicado:  Assunto: Planilhas
 

[Planilha] Modelo de folha de pagamento em Excel grátis

Calcular salário, INSS e horas extras dos seus funcionários pode ser uma tarefa muito mais simples no dia a dia da sua empresa, desde que você use a ferramenta certa para fazer isso! Por isso trouxemos no artigo de hoje um modelo de folha de pagamento em Excel, disponibilizada gratuitamente para download.

CURSO GRÁTIS | Saldo Sincronizado para manter a saúde financeira

Faça o download de nossa planilha e depois entenda a sua importância e como montá-la de uma forma eficiente.

Por que usar a planilha de folha de pagamento na sua empresa?

A resposta parece simples para empreendedores mais experientes, mas vai muito mais além de completar valores no Excel. Primeiramente, ter essa planilha alimentada todos os meses dá a sua empresa uma direção clara sobre as despesas que a ela tem em cada funcionário. Estes são dados importantes na hora de pensar em um aumento ou até para fazer novas contratações ou cortes.

Outro detalhe: se você paga os salários com variável, a planilha é imprescindível. De maneira simples você consegue notar rapidamente o rendimento do contratado, colocar os valores em gráficos, se preciso, ver oscilações e projetar metas para os mesmos, com referência nos rendimentos fixos e sazonais.

O empresário também deve se planejar para os pagamentos de 13º salário e a remuneração das férias. Não se pode pensar nesse pagamento apenas nos últimos meses, pois desta forma a probabilidade de ter problemas é grande. Especialistas indicam que se faça uma conta para acumular um pouco dos lucros dos 12 meses para o pagamento desses encargos. Uma planilha de folha de pagamentos é muito útil, nesta etapa, para mensurar o quanto deve ser guardado baseando-se no salário de cada funcionário.

Como fazer uma planilha de folha de pagamento no Excel

Que tal montar uma planilha customizada para atender às necessidades da sua empresa? Aprenda agora a fazer uma planilha de folha de pagamento com este vídeo de nove minutos do canal Adrianoa8. Ele ensina como fazer a folha de pagamento no Excel. Confira:

Passo a passo para fazer folha de pagamento

Vamos às instruções passo a passo.

  • Categoria: Classifique os funcionários de acordo com o estabelecido pela Convenção Coletiva (comércio, indústria ou outras).
  • Salário-base: Considere o valor de registro de cada empregado para começar as contas.
  • Acréscimos: Analise a frequência e a existência de horas extras no sistema de controle de ponto ou livro ponto. Essa avaliação é indvidual, porque pode haver adicionais (trabalho noturno, periculosidade, insalubridade, salário-família, descanso semanal remunerado etc.).
  • Frequência: Confirme se o funcionário compareceu ao trabalho conforme o previsto, sem faltas não justificadas. As ausências não justificadas podem ser descontadas proporcionalmente do valor bruto do salário.
  • INSS: Calcule o INSS, que pode variar entre 7,65 a 11%, dependendo do valor do salário. O teto da Previdência precisa ser verificado, porque a contribuição é calculada sobre esse patamar máximo para quem ganha mais do que esse limite.
  • Imposto de renda: Considere como base cálculo o valor do salário deduzido o INSS para calcular o Imposto de Renda retido na fonte. Deduções com dependentes, descontos com faltas e atrasos e pensão alimentícia também precisam ser considerados.
  • Outros descontos: Eventuais descontos relativos a direitos e benefícios também entram na conta, como no caso de vale transporte, adiantamento salarial (vale), contribuição sindical, convênio médico.
  • Salário líquido: A remuneração a ser repassada é resultado desses cálculos.

Para concluir, você pode fazer o download de uma planilha de folha de pagamento. Esperamos que o arquivo em Excel seja útil.

 

Planilha de Folha de Pagamento  Preparamos esta planilha para auxiliar sua empresa a gerenciar todos os  funcionários Baixar a planilha agora

Aguardamos o feedback de vocês e até a próxima!

José Carlos Sardagna
Sobre o autor

Marketing Manager da ContaAzul. É formado em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências da Computação pela UDESC.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

13 Comentários
 
curso grátis ContaAzul

CURSO ONLINE - Vagas limitadas!

Controle de Contas a Pagar
O melhor amigo do fluxo de caixa


INSCREVA-SE AGORA