Controle Financeiro

Otimize o controle do fluxo de caixa com a Conta Azul

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • O fluxo de caixa Conta Azul é a melhor ferramenta para automatizar o controle das suas movimentações e ter uma gestão financeira muito mais eficiente;
  • Ao entender como ele funciona, você pode destravar uma série de benefícios para manter o equilíbrio do caixa, tomar decisões assertivas e impulsionar o seu crescimento;
  • Neste post, você vai conhecer as particularidades do fluxo de caixa Conta Azul. Confira ainda as principais vantagens que ele pode agregar à sua empresa.

Experimente grátis a Conta Azul!

O fluxo de caixa Conta Azul foi desenvolvido para automatizar e simplificar uma das ferramentas mais importantes para a administração financeira da sua empresa.

Permite um acompanhamento ágil, completo e preciso sobre as movimentações do seu negócio, com acesso em tempo real às informações. E assim, ter um caixa sempre bem equilibrado, tomar decisões assertivas e otimizar a sua gestão de finanças. 

A seguir, entenda como o fluxo de caixa Conta Azul funciona. Veja também os benefícios dele para agregar em prol da sua saúde financeira. Acompanhe.

Vantagens de automatizar o controle do fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa é essencial para a gestão financeira de qualquer empresa. Afinal, ele permite acompanhar todas as movimentações realizadas em determinado período, indicando quais foram as entradas e saídas de dinheiro.

Ao entender como os recursos fluem dentro do seu negócio, você consegue garantir que os seus ganhos mantenham-se sempre em equilíbrio em relação às despesas operacionais, salários e outras obrigações. 

Além disso, é possível ter uma visão clara da sua liquidez. Dessa forma, você identifica eventuais problemas nas finanças antes que eles se agravem.

Essa ferramenta reflete a saúde da sua empresa e garante um controle financeiro mais eficiente. Por isso, você deve assegurar que a sua elaboração seja livre de erros e que nenhuma informação fique de fora. 

Contudo, em meio às diversas atribuições de um negócio, nem todo empreendedor consegue se dedicar a preencher e acompanhar o fluxo com a eficiência necessária.

A melhor resposta para esse desafio é a automação. Com ela, você economiza tempo ao automatizar tarefas manuais e repetitivas, como lançamento de receitas e despesas. Assim, você se preocupa menos com a parte operacional e mais com as análises estratégicas.

Somado a isso, a integração de um bom sistema de fluxo de caixa garante dados mais precisos. Todos eles são integrados e atualizados em tempo real. 

Por reunir todos os dados das suas movimentações, o sistema ainda é capaz de projetar tendências financeiras, possíveis oportunidades e a presença de gargalos. Tudo isso ajuda a impulsionar uma gestão mais eficaz e o crescimento sustentável da sua empresa.

Fluxo de Caixa Conta Azul: como funciona

Acompanhar suas movimentações no livro caixa ou nas planilhas manuais faz você perder muito tempo e aumentar as chances de erros de controle. Isso sem falar que é mais difícil interpretar as informações necessárias para tomar decisões estratégicas.

No fluxo de caixa Conta Azul, é possível ter uma visão imediata sobre as receitas e despesas. Os dados ficam sempre disponíveis e bem organizados. Dessa forma, você pode conferir facilmente tudo o que entrou e saiu. 

Além disso, os indicadores são organizados em gráficos, que permitem enxergar a situação das finanças de maneira ainda mais clara, intuitiva e até mesmo preditiva.

O sistema de gestão integra as principais rotinas do negócio. Assim, você evita erros e preenchimentos manuais. Afinal, as informações que você inseriu anteriormente nas vendas e nas contas a pagar e a receber já são utilizadas para fazer cada relatório automaticamente.

Na Conta Azul, o fluxo de caixa pode ser acompanhado em uma perspectiva diária ou mensal. Entenda as funcionalidades: 

Fluxo de caixa diário

O fluxo de caixa Conta Azul para acompanhamento diário, também conhecido como fluxo de caixa operacional, foi criado para agregar mais agilidade e precisão no monitoramento das movimentações cotidianas, como entradas e saídas.

Por meio do nosso sistema de gestão financeira, você consegue analisar seus lançamentos e fazer projeções em tempo real. 

Basta acessar a aba “Relatórios”, clicar em “Financeiro” e depois em “Fluxo de caixa diário” para ter acesso a um relatório em forma de gráfico dinâmico, com informações sempre atualizadas.

Fluxo de caixa mensal

Já o fluxo de caixa Conta Azul mensal oferece uma visão mais geral sobre os pagamentos e recebimentos, considerando as vendas à vista e a prazo, além das despesas com fornecedores, encargos, tributos, pessoal e materiais de consumo.

Com a ferramenta, você acompanha tanto os valores realizados, quanto os previstos. No primeiro caso, a data de baixa é levada em consideração. No segundo, é o vencimento.

Acessando “Relatórios”, clicando em “Financeiro” e em “Fluxo de caixa mensal”, você tem um acesso claro e intuitivo de todo o controle financeiro relativo aos pagamentos e recebimentos de cada mês e ano. 

Benefícios de usar o fluxo de caixa da Conta Azul

Você já sabe como fazer um fluxo de caixa automatizado e as possibilidades oferecidas pelo sistema financeiro da Conta Azul. Agora, vamos esclarecer os principais benefícios que o software pode agregar à gestão da sua empresa. São eles: 

Visão mais clara sobre receitas, despesas e valor em caixa

Conforme demonstramos no tópico anterior, o fluxo de caixa Conta Azul garante uma visão sempre clara e em tempo real sobre as suas receitas, despesas e valores disponíveis.

O melhor é que você pode agrupar as informações por plano de contas ou centro de custos. Assim, consegue saber claramente qual tipo de lançamento está pendente, qual pode ser adiado ou antecipado.

Dessa maneira, é possível tomar decisões mais ágeis para renegociar prazos ou atrasar uma despesa, por exemplo. Tudo isso com um dimensionamento preciso sobre o impacto das contas na situação financeira do seu negócio.

Conhecer o prazo médio de recebimento

Com o fluxo de caixa Conta Azul, é mais fácil e assertivo entender o prazo médio de recebimentos do seu negócio.

Ciente sobre os meses em que você pagou ou recebeu por compras e vendas, é possível ter uma gestão mais assertiva entre os regimes de caixa e de competência. Ou seja, da diferença entre quando as movimentações aconteceram e quando são faturadas ou contratadas.

Por meio do histórico de contas a receber, você pode consultar quanto tempo sua empresa leva para receber pelas suas vendas (considerando a data de faturamento e efetivação), construindo assim uma revisão de datas com os clientes ou prosseguindo com as cobranças atrasadas.

Geração de relatórios com agilidade

Para ter clareza sobre a situação do caixa, o saldo das contas a pagar e a receber é mostrado já na tela de entrada. Todos os detalhes ficam organizados em um relatório visual e intuitivo.

Assim, você sabe exatamente quanto já movimentou, quais os compromissos esperados para os períodos seguintes e os seus próximos recebimentos. Dessa maneira, há mais clareza, embasamento e precisão para a gestão empresarial

Além disso, você pode checar cada movimento específico nas suas finanças. Basta rolar a tela para conferir aquelas que foram consolidadas. Também é possível acompanhar qual é o fluxo de caixa projetado para os próximos períodos.

Ajuda no planejamento financeiro

Por falar no fluxo de caixa projetado, ele faz toda a diferença para ter um planejamento financeiro sempre seguro, equilibrado e saudável.

Afinal, ele fornece uma visão antecipada das suas entradas e saídas. Ou seja, você pode prever as suas necessidades de capital, antecipar eventuais problemas de liquidez, planejar melhor seus investimentos e garantir uma gestão financeira mais sólida e estratégica.

O fluxo de Caixa Conta Azul é um aliado indispensável para acompanhar de perto as movimentações da sua empresa. Com ele, você garante uma gestão mais eficiente, assertiva e sustentável. Clique aqui, faça um teste grátis e comprove na prática todos os benefícios.

Leia também