Controle Financeiro

7 dicas práticas para controle de fluxo de caixa da sua empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 01/12/2023 | 11 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Baixe grátis uma planilha para auxiliar sua empresa a gerenciar todos os funcionários;
  • Preparar a folha de pagamentos dos funcionários é uma obrigação legal de qualquer empresa;
  • A Conta Azul Pro oferece todas as ferramentas que você precisa para controlar suas finanças e descomplicar o gestão do seu negócio. Teste grátis, aproveite!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

O controle de fluxo de caixa é essencial para cuidar da saúde financeira do seu negócio. Afinal, é ele que permite saber como estão os lucros, se existe algum risco de prejuízo e quais são os seus produtos ou serviços mais e menos rentáveis.

Cuidar das finanças de uma empresa pode ser um pouco desafiador, ainda mais quando você empreende sozinho. Na correria do dia a dia, é normal esquecer de algum registro, cometer erros na conferência do caixa ou não ter tempo para cuidar das contas.

Se você se identificou com essas situações, fique tranquilo. Essas dificuldades são normais para todo dono de negócio. Para ajudar empreendedores como você, desenvolvemos este conteúdo com dicas práticas para cuidar do seu fluxo de caixa.

Continue lendo para entender melhor porque e como fazer fluxo de caixa, as melhores práticas e conheça uma plataforma completa para fazer esse processo de forma eficiente. Boa leitura!

shutterstock_793237669

Por que é tão importante ter um bom controle de fluxo de caixa?

Você teria coragem de dirigir um carro de olhos fechados? Provavelmente não. Afinal, isso lhe deixaria exposto a sérios riscos na estrada. 

Nos negócios, o mesmo vale para o controle de fluxo de caixa. Sem ele, você não consegue enxergar os caminhos para manter suas contas no azul. 

Tão importante quanto se organizar financeiramente é saber exatamente quais são as suas receitas e despesas. O papel do fluxo de caixa é justamente registrar essas informações e segmentar todas elas conforme a data e categoria.

Quando ele é bem acompanhado, você garante uma visão mais clara sobre todas as movimentações da sua empresa. O resultado é um controle financeiro mais consciente, pois você corre menos riscos de perder o equilíbrio das contas.  

Sabendo exatamente de onde vem e para onde vai o seu dinheiro, você ganha mais eficiência na sua gestão. Isso porque o controle de fluxo de caixa oferece informações confiáveis para uma tomada de decisões mais assertiva.

Pense bem: ao conhecer suas principais fontes de lucro, fica mais fácil prever o quanto de dinheiro irá entrar nos próximos meses. Com isso, você se sente mais seguro para investir no negócio, desde comprar um equipamento e contratar mais pessoas até abrir outras filiais.  

Ao entender também as suas despesas, é possível cortar gastos desnecessários ou em excesso. Assim, você pode obter melhores margens de lucros sem que isso prejudique as suas operações.

Entenda mais sobre fluxo de caixa no vídeo abaixo:

 

7 dicas práticas para controlar o fluxo de caixa da sua empresa

Independentemente se você prefere organizar seu fluxo de caixa na planilha ou em um sistema de controle financeiro para empresas, o importante é que este processo faça parte da sua rotina enquanto gestor do próprio negócio.

Porém, quando tratamos sobre a importância do fluxo de caixa, o modelo utilizado deve ser simples de usar e de interpretar. Afinal, é assim que você garante a recorrência desse acompanhamento e a exatidão necessária das informações da sua gestão financeira.

Com isso em mente, reunimos 7 dicas práticas para lhe ajudar. Com elas, você vai saber como manter o seu fluxo de caixa operacional sempre em dia. Confira: 

1 – Registre e categorize todas as movimentações

Seja qual for o valor gasto ou recebido, é muito importante registrar todos eles no seu fluxo de caixa. Com isso, você pode organizar as contas da maneira correta, ter acesso a cada movimentação sempre que precisar e evitar o desperdício de dinheiro. 

É essencial separar tudo em categorias diferentes, para que seja mais fácil identificar os principais tipos de gastos e receitas. Também se deve evitar fazer os registros  apenas como “gastos” e “ganhos”, pois assim você não saberá como usou os recursos e nem a origem dos rendimentos.

Para facilitar esses registros, vale a pena investir em uma boa plataforma de gestão financeira. Ao contrário da planilha Excel para controle de fluxo de caixa, essa ferramenta facilita o preenchimento dos dados e disponibiliza as informações de forma mais intuitiva.

2 – Verifique o fluxo de caixa diariamente

A função do controle de fluxo de caixa é justamente oferecer uma visão realista e em tempo real sobre a situação financeira do seu negócio. Portanto, o ideal é verificar todos os dias o que esse controle tem a dizer sobre a sua empresa

Fazer um acompanhamento diário da movimentação do fluxo de caixa é fundamental para evitar surpresas negativas. Afinal, esse processo permite que você possa se planejar, prever situações e pensar em soluções antecipadamente. 

Com mais clareza sobre as finanças, você também garante uma previsibilidade para os ganhos futuros e sobre a sustentabilidade do seu negócio. Por isso, quanto mais constante é o acompanhamento das movimentações financeiras, mais bem aproveitadas são as oportunidades da empresa.

3 – Planeje e gerencie o estoque

Um estoque bem controlado mostra as quantidades de produtos e/ou insumos que você possui e aponta quando você deve fazer as compras para suprir a sua necessidade. Dessa forma é possível planejar a demanda com antecedência, negociar descontos e melhores prazos para pagamentos. 

Lembre-se que o seu estoque é um capital que não rende juros nem gera renda. Portanto, o dinheiro investido nele de forma pouco eficiente pode impedir que você aproveite outras oportunidades mais lucrativas para sua empresa. 

Algumas perguntas, como “qual é o valor do seu estoque hoje?” e “qual é o limite máximo e mínimo do seu estoque?” ajudam você a entender o nível de controle que tem sobre ele e quais decisões pode tomar para não ter prejuízos.

4 – Não viva apagando incêndios e pense no longo prazo 

Se a sua empresa tem dificuldades financeiras, tente pensar em soluções no longo prazo. Até porque sai mais barato se planejar para resolver os problemas na raiz, do que gastar tempo e dinheiro com desafios pontuais.

Por meio do controle de fluxo de caixa, é possível fazer uma projeção média para todo o ano. Este processo dá a clareza que você precisa para avaliar diferentes cenários e já se preparar para adversidades. 

Portanto, estipule seus gastos e ganhos também no fluxo mensal. Ao fim do mês, compare o que você planejou com o que foi realizado. Dessa forma, é possível saber quais foram as despesas inesperadas e como fazer para evitá-las no futuro.

5 – Avalie seu capital de giro e seja realista

O capital de giro é a reserva necessária para que o negócio funcione de maneira saudável, permitindo o pagamento das contas em dia. Se você não está conseguindo gerenciar este valor, é sinal de que o seu fluxo de caixa não está sob controle. 

Sendo assim, o primeiro passo é encontrar o real motivo desse desequilíbrio financeiro: os custos estão altos? Os valores que você cobra estão abaixo do mercado? Aconteceu algo atípico que impactou no seu faturamento? 

Feito isso, é hora de pensar nas soluções para controlar o fluxo de caixa. Uma delas é a primeira dica, ou seja, registrar as motivações financeiras.

Caso o capital de giro esteja muito abaixo daquilo que você projetou, é hora de trabalhar suas margens ou até de cortar custos. Agora, se ele estiver elevado, quer dizer que você está crescendo e já pode avaliar novos investimentos.

6 – Monitore os prazos de pagamento dos seus clientes 

Lembra que comentamos como é essencial registrar as datas das movimentações no controle de fluxo de caixa? Com essa informação, você consegue ter um melhor controle sobre os prazos de pagamento dos seus clientes. 

Em primeiro lugar, ao saber as datas em que entram mais recursos no caixa, você consegue programar melhor o pagamento das suas contas e despesas. Assim, o capital de giro se mantém garantido.

Isso também ajuda a minimizar inadimplências, seja ao programar avisos de cobranças, emitir e enviar boletos com antecedência. Inclusive, esse aspecto está relacionado à tecnologia, que pode otimizar essas medidas. Entenda melhor abaixo.

7 – Conte com a ajuda de um sistema de gestão financeira

Os registros em planilhas são exemplos de fluxo de caixa bastante comuns. Se você as utiliza, é um ótimo sinal de que se preocupa em ter um controle financeiro. Contudo, na medida em que seu negócio cresce, é importante substituí-las.

Isso porque, a planilha de fluxo de caixa não garante o mesmo nível de segurança e controle de um sistema específico e automatizado para este fim. Portanto, contar com uma plataforma de gestão online é uma maneira de deixar o seu trabalho mais prático, seguro e preciso. 

À medida que você usa sistema de gestao, as informações são mantidas em segurança e, por estarem online, podem ser acessadas de qualquer lugar. Mais do que otimizar seu dia a dia, ferramentas como essas ajudam você a visualizar as movimentações financeiras e fugir do prejuízo.

Controle de fluxo de caixa

Precisa controlar o fluxo de caixa mas não sabe por onde começar? Então conheça a Conta Azul Pro 

Você acabou de ver que a tecnologia é a melhor aliada para todo empreendedor que deseja melhorar o seu controle de fluxo de caixa. Então, que tal conhecer uma plataforma de gestão mais completa e simples de usar para o seu negócio?

A Conta Azul Pro reúne tudo que você precisa para melhorar o seu controle e planejamento financeiro empresarial. Trata-se de um ERP online e ideal para todas as empresas, independentemente do tamanho ou segmento.

Com ela, você tem acesso a uma plataforma integrada para registrar e categorizar suas movimentações, checar o fluxo de caixa diariamente, planejar seu estoque, monitorar o capital de giro e prazos de pagamentos e muito mais.

Basicamente, todas as práticas que nós compartilhamos neste conteúdo são facilitadas e centralizadas na Conta Azul Pro. O melhor é que você pode cuidar de todo controle financeiro junto da gestão de vendas, estoque, relatórios e notas fiscais em um só lugar.

Com o App Conta Azul de Bolso, você ainda gerencia todas essas informações na palma das suas mãos. Independentemente da hora ou do lugar, é possível acompanhar suas entradas e saídas e solucionar desafios mais rapidamente.

Quer conhecer todas as possibilidades oferecidas pela Conta Azul Pro? 

Veja como ter um controle de fluxo de caixa mais prático e assertivo conosco: faça um teste grátis e explore na prática todos os benefícios da plataforma. 

Leia mais

Tudo sobre gestão financeira para pequenas empresas

Baixe grátis uma planilha de controle financeiro empresarial

Descubra como fazer o controle financeiro de sua empresa

Qual a diferença entre resultado financeiro e resultado econômico?

 

Leia também