Controle Financeiro

Como fazer o fluxo de caixa de uma empresa com receita recorrente

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 31/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Sua empresa trabalha com receita recorrente? Então você precisa ter em mãos as ferramentas certas para fazer o fluxo de caixa de forma eficiente;
  • Para saber o quanto sua empresa deve faturar em um mês ou em um ano, você deve fazer o controle periódico do fluxo de caixa;
  • Muitos empreendedores utilizam planilhas para realizar essa tarefa, mas isso não é recomendado. Conte com a Conta Azul para te ajudar a operacionalizar o seu fluxo de caixa e com isso, controlar sua receita previsível com pagamentos recorrentes!

Experimente grátis a Conta Azul!

O fluxo de caixa de uma empresa com receita recorrente pode se tornar incontrolável quando não se conta com as ferramentas certas. Como é por esse instrumento de controle que a empresa registra todas as entradas e saídas de recursos, é preciso investir principalmente em automação.

Embora as planilhas do Excel sejam úteis, a partir de certo ponto, elas passam a não suprir mais as necessidades por não permitirem automatizar processos. Quando a empresa chega a esse estágio, precisa de uma solução que seja capaz de integrar diferentes métodos de controle.

Não possui um bom controle de fluxo de caixa? Sente falta de uma ferramenta que possa ajudar? A Conta Azul tem a melhor plataforma para te ajudar. Leita até o final para entender como facilitamos esse processo para você e a sua empresa.

Qual a importância do controle do fluxo de caixa de uma empresa com receita recorrente?

A receita previsível é, de certa forma, o sonho de consumo das empresas que operam no modelo de negócios recorrentes, por assinatura, planos ou mensalidades.

Quando as receitas passam a ser previsíveis, significa que a gestão chegou a tal ponto de excelência que consegue antecipar o quanto a empresa deve faturar em um mês ou em um ano. Contudo, para alcançar esse patamar, é fundamental fazer o controle periódico do fluxo de caixa.

Nesse caso, quanto mais frequente é o ritmo de registro de entradas e saídas, mais complexo e trabalhoso esse controle será.

Não precisamos ir muito longe para perceber que, em negócios de receitas recorrentes, o risco de se perder entre os fluxos é muito maior. Sendo assim, é necessário ter à disposição ferramentas que auxiliem a gestão tanto no registro das receitas e despesas como nas tarefas acessórias ao controle do fluxo de caixa.

Vantagens da Conta Azul para o controle de fluxo de caixa com receita recorrente

Em geral, empresas que trabalham com sistemas de assinaturas fazem uso do fluxo de caixa mensal para controle de suas finanças. Há, ainda, aquelas que preferem fazer o registro de suas entradas e saídas diárias ou semanalmente, em função do maior volume de negócios.

Seja qual for o modelo de economia da recorrência em que a empresa esteja inserida, ela vai precisar de recursos que permitam operacionalizar o seu fluxo de caixa.

A Conta Azul é a melhor solução para isso, não só porque ela é completa, mas porque é desenvolvida exatamente para esse tipo de controle. Conheça seus recursos e vantagens abaixo.

Gestão de receita recorrente

Receitas recorrentes são sinônimo de pagamentos recorrentes. Nesse aspecto, a Conta Azul tem o que você precisa para gerir o faturamento, independentemente do volume e da frequência com que as receitas entrem.

Pela funcionalidade de gestão de vendas, o ERP permite que a empresa assuma o controle total sobre suas receitas recorrentes, cadastrando vendas e automatizando o envio de notas fiscais.

Fonte de receita recorrente

Uma vez que sua empresa automatize as etapas repetitivas do controle do fluxo de caixa, pode mapear também as fontes de receitas recorrentes – o que é muito fácil de fazer com a Conta Azul.

Além disso, você se habilita a desenvolver processos de cobrança de clientes no sentido de evitar a inadimplência, gerando recursos onde antes o prejuízo poderia ser certo. 

Fluxos de receita recorrentes

Rotinas recorrentes exigem grande capacidade de resposta. Sem instrumentos de controle, a empresa tende a se perder entre entradas e saídas, ficando engessada na hora em que seus líderes precisam tomar decisões.

A Conta Azul ajuda a controlar mais de perto os fluxos de receita recorrente porque, no ERP, as vendas se integram ao financeiro da empresa e às contas a receber.

Relatórios gerenciais

O fluxo de caixa não seria um instrumento de controle se ele não pudesse ser lido de alguma forma.  Do contrário, ele não passaria de números dispostos aleatoriamente.

Para que expresse de fato o status da saúde financeira de um negócio, precisa ser organizado na forma de relatórios gerenciais. 

Essa é uma das funcionalidades do ERP Conta Azul para deixar você ainda mais por dentro da realidade do seu negócio. Obtenha relatórios de fluxo de caixa diários ou mensais, além de outros relacionados a despesas e faturamento.

Gestão de propostas/orçamentos

Todo ciclo de vendas começa com uma proposta de valor ou um pedido de orçamento. Para isso, a Conta Azul dispõe de uma funcionalidade de proposta comercial de serviços. 

Por ela, sua empresa ganha tempo e agiliza o processo de prospecção e captação de novos clientes. Esse recurso permite, ainda, que você crie e envie propostas comerciais com a marca da sua empresa, podendo ser em formato digital ou impresso.

Compra e venda de insumos

Vender produtos e serviços recorrentes exige gerenciar adequadamente seus insumos e o estoque. Para dar conta desse desafio, a Conta Azul é equipada com um sistema de controle de compras por onde você monitora as contas a pagar e, de quebra, otimiza o uso do espaço em seu estoque.

É tudo integrado, automatizado e fácil de gerenciar.

Comissões

Gerir equipes de vendas implica controlar os pagamentos de salários e de comissões. Nesse aspecto, a Conta Azul é uma mão na roda porque auxilia no monitoramento da performance de cada membro do seu time comercial.

Previsão de receitas e despesas

Outro ponto que o ERP ajuda a desenvolver é a capacidade de prever receitas e despesas. Como ele integra suas bases de dados, é capaz de formar relatórios estruturados e que servirão para apontar tendências. Essa previsibilidade permite ao gestor tomar decisões de modo muito mais assertivo.

Experimente grátis o ERP da Conta Azul

Controle o fluxo de caixa de uma empresa com receita recorrente, não importa o seu tamanho, segmento ou nicho de mercado.

Venha para a Conta Azul e entenda como o melhor ERP do mercado pode levar a gestão do seu negócio a outro patamar.

Leia também