Finanças pessoais e primeira empresa: como dar certo

Finanças pessoais e primeira empresa: como dar certo

O sucesso de um negócio depende muito da organização do empreendedor e do seu conhecimento sobre o mercado. Você já pensou em se mexer, deixar o emprego atual e montar o próprio negócio?

Mas ter um sonho e coragem para colocá-lo em prática não são as únicas coisas necessárias para abrir sua nova empresa. Você também precisa de capital! Se já estudou sua área de atuação e sabe que começar é uma tarefa árdua, é hora de juntar dinheiro para colocar o seu negócio para funcionar.Se, pelo menos por enquanto, você precisa de uma quantidade modesta e acredita que ainda não é hora de fazer um empréstimo ou captar investimento, a melhor opção é poupar do seu próprio dinheiro. Aprenda agora como planejar suas finanças pessoais para abrir sua primeira empresa.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Qual o tipo de negócio e de quanto você precisa?

Antes de mais nada, é preciso procurar entender bem sobre o mercado a ser explorado, além de moldar o negócio de acordo com o capital que estará disponível. Não se esqueça de que a definição do ramo da empresa influencia no tamanho do investimento. Observe itens como a possibilidade de contratar pessoal, ter fornecedores, comprar maquinário e materiais, alugar um espaço e outros detalhes. Cada um desses gastos deve ser calculado e incluídos no valor do capital inicial. Mas lembre-se de se atentar para os gastos a curto prazo, pois é para eles que o dinheiro inicial deve ser direcionado.

Há duas vertentes do mercado para se abrir uma empresa. É possível atender a demanda de um mercado que possui oferta e procura, mas é mal atendida ou não atendida. Ou optar por uma empresa em alguma área já existente, porém buscando um diferencial para se destacar. Para cada uma das alternativas é preciso estudo cuidadoso, portanto, é recomendado que você conheça profissionais de áreas similares ou busque uma consultoria especializada. Não se esqueça de que terá gastos com a abertura da empresa, devido a taxas iniciais.

Conseguiu definir a quantia necessária para começar? Hora de conseguir o dinheiro!

Como conseguir o capital

Se você é um micro empreendedor, é recomendado usar do próprio dinheiro para colocar a primeira parte da sua ideia em prática. Isso evita que você se desgaste correndo atrás de sócios, co fundadores, investidores e empréstimos. Sem contar que você terá todo o controle financeiro e as decisões finais serão sempre suas.

A dica essencial para economizar o próprio dinheiro é utilizar uma planilha de gastos. Somente através dela você identificará todas as suas despesas e o que pode ser cortado. Por isso é importante alimentá-la diariamente, até com os gastos de pequeno valor. Veja o quanto pode poupar mensalmente e defina um tempo para seu período de economia. Procure pensar que não se trata apenas de uma economia, mas de um investimento a longo prazo, o trabalho da sua vida. Para poupar de forma eficiente, experimente as dicas abaixo:

  • · Comece cortando gastos supérfluos e desnecessários e mudando hábitos ao abrir mão de marcas específicas ao comprar produtos;
    · Venda o carro, moto ou algum bem para levantar um capital extra;
    · Adie viagens e luxos que podem acontecer quando houver maior estabilidade;
    · Abra uma poupança e deposite um valor mensal fixo, sem realizar saques ao longo do mês.

Mas como nem sempre é possível reunir todo o capital necessário para abrir uma empresa, a solução é buscar alternativas para obter o restante do valor. Há opções para angariar dinheiro como financiamentos bancários, sociedade com alguém de confiança, empresas que prestam serviços de apoio ao empresário, investidores ou Agências Federais especializadas. Não se esqueça de que é sempre mais fácil economizar seu próprio dinheiro do que encontrar um aporte de capital externo que atenda bem as suas necessidades!

Planeje sua estratégia de negócios

Com o dinheiro em mãos, é hora de detalhar o seu plano de negócios. Ele é fundamental para a a criação de novas metas, bem como identificar a necessidade de mais capital. Este planejamento faz com que você possa lidar com todas as informações e descrever os objetivos e todo o processo operacional. O plano de negócios é um roteiro que vai guiar o empreendedor e os envolvidos nesse processo.

Inclua em seu plano o esboço de metas e objetivos, o serviço ou produto que pretende oferecer, descrição do mercado potencial, uma estratégia de marketing, uma projeção financeira pelo período de três a cinco anos e uma estratégia de saída (que pode ser definida como o investimento inicial de uma empresa a ser retornado, que pode ser através da busca de sócios e, em último caso, a venda da empresa).

Mesmo com várias precauções sendo tomadas, é preciso ter em mente que o retorno do investimento não é imediato, mas gradual. Por isso, planejar-se para não passar por apuros em relação ao dinheiro é muito importante. A dica para poupar e conseguir montar uma empresa é uma só: tenha foco, persistência e em caso de gasto exagerado, volte imediatamente a caminhar na linha! Só depende de você!

Boa sorte na nova empreitada!

logo guiabolso 01

Esse post é apresentado pela GuiaBolso, seu consultor de finanças pessoais online. Ele ajuda você a substituir a planilha de gastos e a identificar oportunidades para melhorar sua vida financeira e conquistar seus objetivos.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>