Finanças para advogados: guia com 5 erros e 5 dicas

Quer entender finanças para advogados? Conheça os erros que comprometem o orçamento do escritório e dicas para acertar.

Está em busca de boas práticas de finanças para advogados?

Mesmo que a sua especialidade não seja a gestão financeira, é importante ter uma noção básica para controlar o orçamento do seu escritório e gerar um crescimento sustentável.

Muitos empreendedores cometem erros básicos nas finanças que comprometem a sobrevivência da empresa no mercado, desde a falta de um controle rígido do fluxo de caixa à má precificação do serviço.

E você não quer cometer esses erros, certo?

Para ajudar, criamos este guia sobre finanças para advogados com os 5 principais erros que você deve evitar  — e as 5 principais dicas que deve colocar em prática. Confira.

Guia de Gestão Financeira para empresas de serviços  Reunimos tudo o que um prestador de serviços precisa saber para ter sucesso no  controle financeiro da sua empresa Baixe agora

5 erros nas finanças para advogados

Conhecer os erros das finanças para advogados é uma forma de identificar comportamentos que estejam comprometendo o seu orçamento.

Nas próximas linhas, confira cinco principais erros que devem ser evitados:

1. Não fazer controle de orçamento

O controle do orçamento é o primeiro passo para manter a saúde das finanças do escritório de advocacia. 

Sem um registro das movimentações financeiras no fluxo de caixa, são grandes as chances de se perder nos gastos e comprometer o capital de giro disponível.

E aí, fica ainda mais difícil sobreviver no mercado.

2. Usar a mesma conta para a empresa e vida pessoal

Mesmo que o seu escritório ainda seja pequeno ou que você atue como autônomo, é crucial separar as contas da empresa das contas pessoais.

A dica é ter duas contas bancárias diferentes para ter um controle eficaz do dinheiro que é da empresa e do dinheiro que é seu.

Outra recomendação é não utilizar dinheiro da empresa para pagar suas contas pessoais.

3. Não ter um pró-labore

O pró-labore é um “salário” que o empreendedor tira para si todo mês.

Então, ao invés de ficar fazendo saques aleatórios do caixa da empresa, você tem uma renda fixa para pagar as despesas pessoais.

Essa orientação deve ser levada a sério, mesmo em meses em que você recebe valores mais altos dos clientes  — ao ganhar ações, por exemplo.

O ideal é destinar esses montantes para o caixa da empresa para, posteriormente, distribuir lucros ou fazer investimentos para a expansão do negócio.

4. Precificar sem planejamento

Uma boa prática de finanças para advogados é a correta precificação dos serviços.

Um erro comum é cobrar valores muito abaixo ou acima da média da concorrência.

Isso vale principalmente para advogados que ainda estão estabelecendo um nome no mercado.

Por um lado, ao cobrar valores exorbitantes, você perde clientes.

Por outro, se os valores forem muito baixos, compromete a margem de lucro do escritório.

A dica, então, é definir um preço capaz de cobrir todos os custos e despesas da empresa e de garantir uma margem de lucro  — mas que seja justo para o cliente.

Nessa hora, vale a pena fazer um estudo de mercado.

5. Controlar as finanças em cadernos e planilhas offline

Não pode faltar tecnologia no controle das finanças para advogados.

Se você ainda utiliza cadernos ou planilhas salvas no computador para registrar entradas e saídas do orçamento, está colocando as finanças do negócio em risco.

Dessa forma, as suas informações não estão seguras: o caderno pode ser danificado, e problemas no computador podem fazer com que você perca a planilha.

Para aumentar a segurança (e implementar uma padronização no processo), opte por sistemas de gestão financeira online com armazenamento em nuvem.

5 dicas para as finanças de advogados

Depois de identificar os principais erros nas finanças para advogados, descubra cinco recomendações essenciais que você deve colocar em prática no seu escritório:

1. Faça um controle rígido do fluxo de caixa

Conforme vimos antes, o controle do fluxo de caixa é vital para a saúde financeira da empresa.

Aqui a ideia é registrar todas as entradas e saídas, por menores que sejam os valores.

Contar com uma planilha de controle online ou um sistema de gestão é essencial para centralizar todas essas informações.

2. Identifique os custos fixos e variáveis

Ao identificar os custos fixos e variáveis do escritório, você tem embasamento para tomar decisões importantes, como, por exemplo, a precificação do seu serviço.

Então, vale a pena relembrar:

    • Custos fixos são gastos constantes, que não dependem do volume da prestação de serviço, como água, luz, aluguel de escritório e telefone
    • Custos variáveis são custos que variam conforme o volume de serviço prestado, como pagamento de horas extras, por exemplo.

3. Projete entradas e saídas futuras

Planejamento é uma palavra-chave para as finanças de advogados.

A partir do fluxo de caixa, você também deve fazer projeções de receitas e despesas, considerando pelo menos três meses adiante.

Assim, fica mais fácil saber quais serão as suas próximas obrigações financeiras e quanto dinheiro vai entrar.

Em outras palavras, trata-se de fazer uma antecipação do fluxo de caixa.

Para isso, é crucial ter um controle rigoroso de prazos de pagamentos de clientes e do recebimento de comissões devido a ações vencidas.

4. Realize a conciliação bancária

A conciliação bancária é um procedimento que compara os dados do controle de gestão financeira com os dados do extrato bancário.

O objetivo é identificar se existem inconsistências nas informações.

Nessa hora, é importante ter em mão comprovantes, notas fiscais e extratos anteriores.

5. Planeje os investimentos

Por fim, você deseja crescer, não é mesmo?

Então, depois de organizar as finanças, precisa planejar os seus investimentos. 

Alguns investimentos que você pode fazer são:

  • Contratação de funcionários
  • Abertura de um escritório novo
  • Criação de um site
  • Investimento em marketing digital para promover seu trabalho.

Com o planejamento com base no orçamento, fica mais fácil definir prioridades e fazer aplicações de forma sustentável, sem prejudicar o capital de giro do negócio.

Experimente o ContaAzul  Organize e faça a gestão financeira da sua empresa com o ContaAzul Experimente grátis

Tecnologia para controle financeiro de advogados

Como vimos, a tecnologia é uma grande aliada do controle das finanças para advogados.

Um sistema de gestão financeira facilita o controle de fluxo de caixa, a análise da informações financeiras do negócio e a organização dos dados.

A adoção de uma plataforma também garante economia de tempo para você se dedicar aos seus clientes.

Nessa jornada, conte com a plataforma de controle financeiro empresarial da Conta Azul.

Com a nossa plataforma, você acelera muito tarefas administrativas e fiscais, como a emissão de notas fiscais, geração de boletos e pedidos, o controle de contas a pagar e receber, monitoramento de vendas, a conciliação bancária e muito mais.

Além de resolver todos os aspectos financeiros do negócio em uma única interface, você conta com uma integração completa com o seu contador.

E com o armazenamento em nuvem, todos os dados são armazenados em um bancos digital criptografado e seguro, acessível de qualquer lugar, sem perda de dados e extravio de registros importantes.

Tudo para que você tenha mais praticidade e segurança na hora de conduzir os negócios. 

Que tal testar a plataforma agora mesmo?

Experimente o ContaAzul  Organize e faça a gestão financeira da sua empresa com o ContaAzul Experimente grátis

Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>