Gestão do Negócio

Os cinco melhores filmes sobre empreendedorismo

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Os cinco melhores filmes sobre empreendedorismo

Você já sabe que conhecer o mercado, informar-se, fazer cursos e procurar formas de ampliar os negócios são importantes para ter sucesso em qualquer empreendimento. Mas saiba que seu aprimoramento também pode complementado de uma forma mais divertida! Se você é um empresário que almeja chegar ao topo, confira a nossa lista de filmes com os 5 grandes filmes de empreendedorismo e conheça lições valiosas sobre o mundo do negócios!

A rede social (The Social Network, 2010)

a rede social

Esta é a história do Facebook e de como seu criador transformou uma ideia modesta na maior rede social do mundo. O filme mostra como Mark Zuckerberg ficou conhecido no campus de sua universidade de Harvard após criar um site que tinha como proposta descobrir qual era a garota mais atraente da universidade.

O site chegou aos ouvidos de outros estudantes que propuseram a Zuckerberg a montagem de um site que divulgasse o clube fechado do qual participavam. O futuro empreendedor, então, decide criar em paralelo uma ferramenta baseada nessa ideia dos garotos, só que melhor. Assim, nascia o Facebook, que teve um sucesso tão estrondoso que levou os rapazes que fizeram a proposta do site a acusar Mark de plágio.

A lição de empreendedorismo apresentado aqui é saber adaptar uma ideia e melhorá-la para garantir inovação e o sucesso do empreendimento.

Jogada de gênio (Flash of Genius, 2008)

flash-of-genius-05
Robert Kearns é engenheiro que na década de 60 inventou o limpador de pára-brisa intermitente. Por mais que Robert tentasse conseguir reconhecimento e lucro pela genialidade, o jovem foi ignorado pelas poderosas montadoras de automóveis, antes mesmo que pudesse declarar a sua invenção. Ao desafiar a indústria automobilística americana e procurar o reconhecimento, Kearns luta pela patente do seu invento. O protagonista tenta a todo custo ganhar a pendência judicial, o que acaba afetando a sua relação com a esposa e os filhos.

Jogada de gênio é o retrato do empreendedor apaixonado que quer ver a sua ideia reconhecida. Além disso, é bom lembrar que mais do que ser inovador, é preciso saber resguardar a ideia e vendê-la aos investidores.

O Aviador (The Aviator, 2004)

movie-the-aviator-wallpaper-free-download_422_22868
O Aviador é baseado na vida de Howard Hughes, um engenheiro, aviador, produtor e diretor de filmes consagrados. Sua importância como empreendedor se dá no campo da aviação comercial.

Aos 18 anos, o jovem Hughes herdou uma grande herança do seu pai, o que o colocou em uma posição influente em uma época na qual dinheiro aliado à inteligência eram suficientes para ter sucesso. Muitas pessoas não acreditavam nos ousados projetos que ele desenvolvia e, mesmo assim, fazia o que julgava ser o melhor. Entre fases de loucura, casos amorosos e talento para empreender, Hughes teve ideias geniais (relacionadas à aviação) e outras mais impulsivas, digamos, como a refilmagem de obras que não deram certo.

O exemplo de empreendedorismo presente no filme é a ousadia, a crença na ideia, vontade de inovar. Porém, devemos saber que nem todos somos milionários, portanto, ponderar os investimentos e conhecer o mercado antes de tomar decisões é imprescindível.

A Grande Virada (Jerry Maguire,1996)

jerry_maguire-013
O personagem que dá nome ao filme é um agente esportivo de grande sucesso, mas que apresenta poucos sinais de escrúpulos. Após uma crise de consciência, Jerry redigiu metas para tocar o negócio de uma forma mais humana. Ele defende a diminuição do número de clientes e um tratamento mais humano aos atletas. A consequência é a demissão de Maguire, que perde todos os seus clientes.

Esse é um filme que fala da trajetória do fracasso ao sucesso e mostra aos empreendedores a maneira que se deve encarar as duas situações e crescer através delas.

Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley, 1999)

pirates-of-silicon-valley-slice
O desenvolvimento da informática, em 1971, começou com uma frustrada tentativa de criar um computador. O filme fala um pouco sobre a competição empresarial entre Bill Gates e Steve Jobs.
Indicamos aos empreendedores para estimular a concorrência saudável, a busca por inovação para se destacar.

Gostou das dicas? Separe a pipoca e comece já a entender mais sobre empreendedores e o mundo corporativo sem precisar sair do seu sofá!
Um abraço e até a próxima!

Leia também