Inovação e Tecnologia

6 Ferramentas Para Criar Aplicativo Android - e 1 Guia Prático

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura | ← voltar

Em busca de ferramentas para criar aplicativo Android? Descubra como montar o app para sua empresa.

Em busca de ferramentas para criar aplicativo Android?

A boa notícia é que existem várias opções que permitem montar um app para a sua empresa sem a necessidade de conhecimentos em programação e desenvolvimento.

Essas ferramentas geralmente disponibilizam os recursos para criar aplicativos Android de maneira simplificada e intuitiva  — de modo que você não tem mais desculpa para não investir nesse tipo de plataforma.

Ter um aplicativo para o negócio é uma forma de manter a proximidade com o cliente, ganhar reconhecimento de marca e entregar valor.

Ficou interessado nesses benefícios?

Neste texto, saiba por que criar um aplicativo Android, quais são as vantagens e seis ferramentas que podem ajudar na hora da criação. Confira.

Por que criar aplicativo Android

Criar um aplicativo Android pode ser muito útil para estreitar laços com seus clientes e oferecer a eles mais serviços, facilidades e recursos.

E como esse sistema operacional tem uma taxa de penetração muito ampla nos usuários mobile do Brasil, pode ser um ponto de partida interessante para a sua empresa.

Nesse sentido, vale a pena lembrar que o Android é utilizado por smartphones de diferentes marcas de aparelho, como Samsung, Motorola e Sony, por exemplo.

De acordo com dados de 2018 da empresa de análise de dados Kantar Worldpanel, no Brasil, a cota de mercado de vendas do Android corresponde a 94,9%, comparado a 4,3% do iOS.

Ou seja: há mais usuários de Android do que usuários do sistema operacional iOS, da Apple, que é o seu principal concorrente.

Isso não significa que você não deva investir na criação de um aplicativo para iOS, mas que o Android é uma plataforma que oferece maior alcance no Brasil para a sua primeira investida em mobile.

Benefícios de ter aplicativo de smartphone para empresa

Oferecer serviços e facilidades para os clientes são algumas das razões para investir em um aplicativo para o seu negócio, mas há outras vantagens propiciadas por essa estratégia.

1. Inovação

Em entrevista à revista Exame, Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb e Mobile, diz que empresas sem aplicativo próprio são vistas como desatualizadas no cenário atual.

“O cliente quer ter acesso ao seu serviço na palma da mão. Ele quer facilidade e solução rápida para o problema dele”, afirmou.

Então, ter um aplicativo é uma forma de mostrar que você se importa com inovação, o que se traduz em vantagem competitiva para o negócio.

2. Canal direto de vendas

Um aplicativo é, na prática, um canal direto de vendas.

Dá para oferecer compras dentro do aplicativo ou apostar na modalidade freemium.

O importante é que, ao disponibilizar um aplicativo, você corta intermediários na sua relação com o cliente.

3. Entrega de valor

Com um bom aplicativo, a verdade é que você entrega valor para o cliente.

Claro que, para isso, é necessário oferecer uma plataforma ou serviço que realmente agregue algo ao usuário.

Dessa forma, além de fazer parte do cotidiano do usuário, você se estabelece como autoridade no mercado e ainda fideliza o cliente.

4. Relacionamento com o cliente

Como os aplicativos permitem o envio de notificações para o usuário, essa é uma maneira de nutrir um relacionamento com o cliente e permanecer sempre na lembrança dele.

Divulgue promoções, lançamentos, ofertas e cupons em tempo real e construa um relacionamento com os usuários do app.

5. Reconhecimento de marca

Em um artigo para a Small Business Trends, Andrew Gazdecki, CEO of Bizness Apps, afirma que um aplicativo pode melhorar o reconhecimento independentemente de a empresa ser nova ou não.

“Basta criar um aplicativo com recursos agradáveis e você irá hipnotizar seu público”, destaca.

6. Dados do público

Gazdecki também pontua que ter um app é uma forma de obter informações sobre o consumidor para o negócio.

“Exemplos são localizações geográficas. Mais importante, você pode fornecer muitas informações aos seus clientes sobre seus produtos e serviços”, diz.

5 ferramentas para criar aplicativo Android

Não tem conhecimento técnico sobre programação para criar um app?

Tudo bem. Há diversas ferramentas de criação de aplicativos Android que permitem realizar a tarefa de maneira descomplicada.

Confira seis opções:

1. Fábrica de Aplicativos

A plataforma permite criar aplicativos Android por meio de um editor que arrasta e solta, templates e modelos prontos e recursos para organizar o conteúdo.

A Fábrica de Aplicativos permite a publicação do app gratuitamente na web em html ou a publicação na Google Play por meio da contratação de um plano.

Converse com algum representante para ter acesso aos planos em preços, no geral, em Março de 2020, os preços começavam em R$49 mensais.

Ainda segundo a empresa em março de 2020, você consegue publicar seu aplicativo Android gratuitamente, basta ter uma conta de desenvolvedor do Google ativa. 

2. Easy Easy Apps

O Easy Easy Apps é um site que descarta a necessidade de conhecimentos em programação e códigos para criar um app.

O site possui diferentes funcionalidades que podem ser integradas ao app, como notificações, mapas, cupons e e-commerce, por exemplo.

Os planos vão de 27 a 150 dólares por mês, mas é possível testar o serviço gratuitamente.

3. AppMachine

Com o sistema AppMachine, é possível criar aplicativos Android a partir da importação das informações do seu site.

A criação do aplicativo é feita em poucos segundos, e você pode se dedicar a personalizá-lo com novos botões e ferramentas.

São três etapas até que o app esteja pronto: design, teste e publicação.

Os preços variam a partir de 49 dólares mensais.

4. GoodBarber

O GoodBarber é um construtor de apps nativos, que trabalham com ou sem rede e, portanto, não requerem conexão.

São sete etapas simplificadas de criação até que o app seja enviado para a publicação na Google Play.

Uma das vantagens é que a plataforma oferece equipe de suporte.

É possível testar o GoodBarber gratuitamente por 30 dias.

O plano básico para Android custa 40 dólares mensais.

5. BuildFire

O BuildFire é um sistema simplificado que permite a criação de aplicativos Android a partir de templates prontos.

Você também pode customizar o conteúdo e as funcionalidades conforme suas preferências e necessidades da empresa.

Há duas opções: você pode desenvolver o aplicativo por conta própria ou contar com uma equipe da própria plataforma para a atividade, contratando um plano.

6. AppInstitute

AppInstitute é uma plataforma online que busca revolucionar o mercado de aplicativos a partir do modelo de Software as a Service – SaaS (Software como serviço), que permite empresas e pessoas físicas criarem seu próprio aplicativo sem precisar de conhecimento técnico.

Não é preciso programar e você pode usar o conteúdo da sua página no Facebook ou de uma seleção de templates profissionais para construir seu app em poucos cliques.

Seu negócio pode se beneficiar de funcionalidades como sistema de agendamento, programa de fidelidade, notificações e listas de geolocalização.

O melhor disso é que você pode começar a criar seu aplicativo gratuitamente, e não paga absolutamente nada até publicá-lo na Apple Store e no Google Play, usando facilmente o AppInstitute em poucos cliques.

Com essas ferramentas, você não precisa ter conhecimento no desenvolvimento de apps, o que é uma grande vantagem para colocar a sua ideia em prática com custo reduzido.

Mas claro que há também a opção de contratar um profissional que desenvolva aplicativos e, assim, deixar o app exatamente como você quer, com todo o suporte para a melhor experiência do usuário.

Independentemente da sua escolha, o que importa, de fato, é considerar que a criação de um aplicativo pode abrir um canal de comunicação muito eficiente com os seus clientes.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Leia também