Ferramentas de vendas: quais usar no seu negócio e para que serve cada uma

Sobre o que estamos falando?

  • As ferramentas de vendas automatizam e potencializam os serviços e os lucros do negócio;
  • Conheça 10 aplicativos e programas que vão facilitar (e muito!) o seu processo de vendas e ajudá-lo a ganhar eficiência;
  • Quando estes programas são usados de forma integrada com o ERP Conta Azul, as vendas do seu pequeno negócio tendem a decolar. Confira principais funcionalidades!

Experimente grátis a Conta Azul!

 


Os resultados das vendas são um sinal do quão bem-sucedido é o negócio. Por isso, os pequenos empreendedores focam boa parte dos seus esforços na criação de estratégias para elevar esse tipo de faturamento. Mas não adianta apenas se esforçar para vender mais ou contratar muitos vendedores. O segredo está em vender melhor! As ferramentas de vendas são importantes aliadas para isso, e aqui você descobre opções gratuitas e pagas para a sua empresa dar um up nas vendas desde agora! 

Você sabia que existem ferramentas de vendas que automatizam parte do trabalho e possibilitam que você tenha resultados comerciais expressivos? Existem ferramentas online para gestão de vendas e clientes (como o App Conta Azul de Bolso), ou de marketing e vendas (como o RD Station ), que são muito simples de usar no dia a dia.

Quer conhecer melhor essas incríveis aplicações? Neste artigo, mostramos o que são e quais as melhores disponíveis no mercado, confira! 

Como as ferramentas de vendas podem ajudar meu negócio?

De acordo com um estudo feito pela Mckinsey & Company, as empresas que têm maturidade digital (usam tecnologias nos processos internos), apresentam uma taxa de crescimento até 5 vezes maior do que as que não utilizam ferramentas digitais.

O motivo para esse resultado positivo é que as tecnologias automatizam e potencializam as demandas do negócio. No caso da área de vendas, as aplicações virtuais complementam e realizam serviços que seriam feitos manualmente pelo vendedor.

Dessa forma, o profissional fica livre para atuar em atividades mais estratégicas, como melhorar o atendimento ao cliente, oferecer uma boa experiência de consumo ou realizar um pós-venda eficiente.

Existem outras maneiras como as ferramentas de vendas ajudam no sucesso da pequena empresa. Por exemplo:

  • Elevam a produtividade do vendedor;
  • Melhoram a qualidade do serviço prestado ao cliente;
  • Auxiliam na conquista das metas de vendas;
  • Mensuram e analisam os resultados do faturamento e do desempenho dos profissionais de vendas;
  • Implantam a cultura da inovação no negócio;
  • Abrem as portas da empresa para a transformação digital.

Em um mercado consumidor cada vez mais online, contar com uma ferramenta de gestão de vendas ajuda a fortalecer a competitividade da empresa. Além disso, aumenta a base de clientes satisfeitos que voltam a se relacionar com a marca.

10 ferramentas de vendas que vale a pena conhecer

É importante conhecer as melhores ferramentas de vendas disponíveis antes de implantar uma ou algumas no seu negócio. Mas quais escolher? A seguir, apontamos as que mais se destacam em eficiência e funcionalidade. Confira com a gente!

1. App Conta Azul de Bolso

No topo da lista não poderia estar outra ferramenta de vendas além da Conta Azul. Esse sistema é um dos mais usados e respeitados do mercado. O motivo está nos recursos que realizam um gerenciamento completo, integrado, simples e eficiente.

Para facilitar ainda mais a vida do pequeno empreendedor, a Conta Azul desenvolveu o App Conta Azul de Bolso, possibilitando o acompanhamento do estoque na palma da mão. Com ele, é possível criar e enviar orçamentos, bem como controlar e acompanhar a jornada de vendas.

Outra vantagem do aplicativo é o cadastro de clientes e o resumo gráfico do desempenho das vendas. Sim, a Conta Azul fornece tudo para que o seu negócio cresça de forma sustentável!

2. Agendor

O software Customer Relationship Management (CRM) Agendor disponibiliza excelentes funcionalidades para a realização do controle comercial do profissional de vendas. Entre os principais recursos, podemos destacar:

  • Painel de controle para gestão de vendas;
  • Funil e pipeline (etapas da jornada vendas);
  • Relatórios com métricas de vendas;
  • Análise de interação e histórico do cliente.

3. Agile CRM 

A ferramenta Agile CRM reúne funcionalidades que gerenciam as vendas e o marketing, além de se integrar com outras tecnologias, aplicativos e até redes sociais. Focando na gestão de vendas, esse CRM:

  • Gerencia os contatos da empresa;
  • Monitora todas as etapas do processo de vendas;
  • Gerencia projetos;
  • Automatiza a agenda de compromissos do vendedor.
  • Por ser uma aplicação alocada na nuvem, o empreendedor pode utilizá-la em qualquer dispositivo móvel.

4. Calendly

Se você deseja automatizar o agendamento de reuniões de vendas com outros profissionais, uma boa escolha é o software Calendly. 

Basta que o usuário informe ao sistema as suas preferências e disponibilidade que todo o restante do trabalho fica por conta dele.

Assim, quando um cliente ou parceiro de negócio acessa o link da agenda do empreendedor, logo aparecem os dias e horários disponíveis. Então, é só confirmar o melhor dia e hora. Tudo bem simples e organizado.

5. Contatos do Google

O famoso Google Contacts (Contatos Do Google) é um CRM focado na organização dos contatos comerciais de uma empresa. Por meio dessa aplicação, o empreendedor cria grupos e adiciona notas específicas a eles.

Dessa forma, é criado um tipo de pipeline de vendas que facilita o reconhecimento da etapa em que os clientes estão na jornada de compras. Vale ressaltar que a ferramenta não é para uso de equipes, mas individual.

6. Hubspot CRM

Esse software CRM é um dos mais conhecidos e recomendados para a automação de vendas e marketing. Existe uma versão gratuita dessa ferramenta, que você pode testar e identificar se faz sentido o investimento para seu negócio.

O motivo de adotá-la está na quantidade de funcionalidades oferecidas e que gerenciam todas as demandas da área de vendas, bem como se integram com outros sistemas. Entre os principais recursos, podemos destacar:

  • Rastreamento de negócios;
  • Painel de relatórios;
  • Gerenciamento de pipelines;
  • Ideias e sugestões da empresa.

7. LinkedIn

Essa conhecida rede social profissional também tem um CRM para chamar de seu: o Linkedln Sales Navigator. A ferramenta conecta compradores e vendedores. Dessa forma, o pequeno empreendedor encontra e constrói um relacionamento mais próximo com os clientes.

Além disso, a tecnologia segmenta consumidores que se encaixam no perfil do público-alvo da empresa e ainda oferece um tipo de consultoria por meio de conselhos para uma boa interação com os clientes.

8. Marketplace do Facebook

Funciona como um espaço de compra e venda de produtos para todos os usuários da rede social. Para utilizá-lo, basta que o empreendedor insira os produtos e serviços que estão à venda.

Outra funcionalidade permite o disparo de anúncios de acordo com a localização da empresa, o perfil dos clientes e outros filtros específicos. 

Podemos dizer que o Marketplace do Facebook é uma ótima ferramenta para aumentar a visibilidade e a captação de clientes do pequeno negócio.

9. Nectar CRM

Para os pequenos empreendedores que vendem a outras empresas, o Nectar é um software de gestão bastante indicado. 

O objetivo dessa aplicação é aumentar a produtividade dos profissionais e acelerar os resultados financeiros. Quanto às funcionalidades, podemos destacar:

  • Gestão de leads (clientes em potencial);
  • Gerenciamento das oportunidades de negócios;
  • Análise de indicadores de desempenho (KPIs);
  • Análise de dados estratégicos;
  • Relatórios de desempenho por meio de ferramentas baseadas no business intelligence (BI);
  • Integração com outros sistemas.

10. RD Station CRM

A finalidade aqui é automatizar todas as demandas, além de melhorar a qualidade delas. Para isso, a tecnologia entrega as seguintes funcionalidades:

  • Criação e gerenciamento do funil de vendas;
  • Envio de e-mails, mensagens instantâneas para clientes;
  • Ligações para boas oportunidades de vendas;
  • Registro do trabalho e relatório sobre o desempenho dos vendedores;
  • Integração com sistemas enterprise management programming (ERPs), assinatura digital etc.

ferramentas-de-vendas-como-escolher-quais-usar-no-meu-negócio1

4 passos para melhorar a gestão de vendas da sua empresa

Além das ferramentas de vendas online citadas, existem algumas práticas importantes que devem ser inseridas no negócio. A seguir, apontamos as principais:

Passo 1: Defina metas de vendas

Quanto o seu negócio deseja faturar por semana, mês ou ano? É essencial definir essas metas. Do contrário, não haverá um direcionamento e nem a motivação necessária para vender mais.

Passo 2: Acompanhe os resultados diariamente

Depois de definir metas, é hora de acompanhar o desempenho diário das vendas. Dessa forma, percebe-se a necessidade ou não de adotar novas estratégias para melhorar o ritmo e alcançar os objetivos de forma mais rápida.

Passo 3: Mantenha a organização do estoque

Sem uma boa gestão de estoque, o negócio pode ter sérios problemas. Um deles é não ter o produto solicitado pelo cliente. Outro dano é não encontrar o item no estoque por falta de organização.

Passo 4: Implemente novas ideias para captação de clientes

A todo instante surgem novas metodologias, técnicas e ideias para melhorar a atração de consumidores. Por isso, é preciso estar atento e atualizado com as novidades. Só assim o negócio se manterá alinhado com o perfil, necessidades e os desejos do público-alvo.

Acompanhe o desempenho das suas vendas com a Conta Azul!

Com o ERP Conta Azul, o pequeno empreendedor obtém gráficos simples e intuitivos que demonstram o desempenho das vendas internas. Além disso, essa ferramenta gera informações em tempo real sobre:

  • Faturamento por cliente;
  • Orçamentos enviados, aceitos ou recusados;
  • Ranking de vendas por profissional;
  • Controle de vendas e situação de pedidos;
  • Visão de contratos e vendas recorrentes;
  • Informação sobre o estoque;
  • Integração com o financeiro.

O que acha de ter essa ferramenta para gerenciar não só as vendas, mas os demais setores do seu negócio? Clique aqui e conheça todas as suas funcionalidades, testando gratuitamente.

Vem para a Conta Azul! Essa parceria promete resultados fantásticos.

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?