Marketing

Quais são as ferramentas de automação de marketing essenciais para o seu negócio?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 22/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Ampliar o tráfego, captar leads, nutrir contatos, converter leads em vendas. Tudo isso usando e-mail marketing, redes sociais, chatbot, anúncios pagos, SEO, vídeos, ebooks, webinars, e mais.

Ampliar o tráfego, captar leads, nutrir contatos, converter leads em vendas. Tudo isso usando e-mail marketing, redes sociais, chatbot, anúncios pagos, SEO, vídeos, ebooks, webinars, e mais.

Para gerir tudo isso e fazer com que o resultado realmente venha sua empresa precisa do apoio de ferramentas de automação de marketing.

Sim, o marketing dá um trabalhão! Mas não é “só” para aliviar todo esse volume de trabalho que você precisa de uma ferramenta de automação.

A verdade é que sem ela muitas ações não seriam sequer possíveis de serem executadas, como por exemplo:

  • medir a qualificação do lead;
  • compreender em quais links o seu cliente clica;
  • dominar o perfil de comportamento de cada contato;
  • realizar a nutrição ideal para fazer com que o lead flua pelas etapas do funil de vendas, e por aí vai!

Além de tudo isso, é preciso considerar que o público está cansado de ser bombardeado por mensagens publicitárias sem sentido para o seu dia a dia.

Daí surge a necessidade de segmentar o público, criar conteúdo relevante e fazer com que ele chegue a quem realmente interessa.

Ainda se questionando sobre a necessidade de um sistema de automação?

Confira algumas razões no artigo; “Quais as vantagens de uma plataforma de marketing digital para a sua empresa”.

Dentro desse cenário, criamos este guia com 5 ferramentas de automação de marketing que vão otimizar o seu trabalho e os seus resultados. Confira!

5 ferramentas de automação de marketing para empresas e agências

1. MailChimp
O MailChimp é um dos disparadores de e-mail marketing mais conhecidos do mundo.

Nos últimos anos a ferramenta passou por grandes modificações até se tornar mais do que uma plataforma de envio de e-mail marketing, oferecendo também funcionalidades de automação, tais como a ferramenta de segmentação de leads por comportamento.

O MailChimp tem uma versão gratuita bastante robusta, que atende as necessidades básicas de criação, envio e monitoramento dos indicadores de e-mail marketing.

O sistema oferece uma ferramenta de construção de e-mails bastante intuitiva e simples, o que foi um das razões do seu sucesso.

Não existem uma versão em português, logo, dominar um pouco do inglês vai ser importante para que você possa compreender o que fazer ao criar sua campanha de e-mail marketing.

O MailChimp adicionou em seu escopo do trabalho a integração com redes sociais como o Facebook e Instagram.

Por meio das funções de monitoramento, o Mailchimp permite que você identifique quantos leads:

  • receberam o e-mail;
  • quantos abriram;
  • quantos clicaram no CTA presente no material.

Tudo isso vai contribuir para que você identifique quais as campanhas de maior sucesso, os títulos mais atraentes e os materiais que mais interessam cada grupo de lead criado.

2. Customer.io
Essa é uma plataforma que inclui algumas ferramentas de automação de marketing que vão além do e-mail marketing, incluindo funcionalidades de automação de SMS, por exemplo.

A plataforma permite segmentação de leads por atributos pessoais, páginas que viu e outras variações de comportamento.

O sistema inclui outros recursos como testes A/B e a automação do fluxo de envio de cada e-mail marketing, de acordo com ações dos usuários.

Não existe versão grátis e o custo varia com o tamanho da base de contato que você tem.

3. Constant Contact
Com foco em automatizar envio de e-mail marketing o Constant Contact permite que você crie suas campanhas de maneira simples, em um editor “drag and drop”, ou seja, “arraste e solte”.

Assim como as demais ferramentas de automação de marketing que apresentamos até aqui, a Constant Contact permite a segmentação de leads, além auxiliar em estratégias como e-mail de boas vindas para contatos que acabaram de se cadastrar e fluxo de automação de e-mails de acordo com o comportamento do lead.

É uma ferramenta focada que auxilia as empresas a darem os primeiros passos em uma estratégia de automação.

Também é possível configurar respostas automáticas para os contatos e gerenciar leads em ações de e-mail marketing para e-commerce.

4. LeadSquared
O objetivo central da plataforma é a captação de leads através do apoio a estratégias de Inbound Marketing. Dentro desse princípio também possui os requisitos para auxiliar sua empresa a mover os leads pelas etapas do funil de vendas até a conversão.

Um mix de canais de comunicação podem ser integrados ao sistema tais como:

  • campanhas de anúncios pagos;
  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • SMS;
  • ligações telefônicas etc.

Contempla um CRM para apoio também o time de vendas.

5. LAHAR
A Lahar é um software brasileiro de automação de marketing. Eleito a melhor ferramenta de marketing digital em 2019 pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio.

É um sistema robusto de Inbound Marketing, que tem o objetivo de auxiliar as ações de pequenas, médias e grandes empresa, no que diz respeito a:

  • gerar mais tráfego nos canais do negócio;
  • capturar mais leads;
  • vender mais.

Entre as funcionalidades da plataforma, você encontra recursos como: gestão de e-mail marketing (que possibilita desde a criação do material, disparo e monitoramento), criação de landing pages e formulários para geração de leads, e SMS e Push message.

Além disso, a ferramenta de automação de marketing oferece recursos avançados, que podem ser usados por profissionais de qualquer empresa que deseje investir na melhoria de seus negócios.

Entre essas funcionalidades estão:

  • pontuação de leads (Lead Scoring) para identificar leads que estão mais próximos da conversão;
  • rastreamento de leads (Lead Tracking) que vai ajudar você a saber quando um lead visita suas páginas, quais as páginas ele acessa e qual foi o caminho que ele levou do primeiro acesso até a compra;
  • segmentação de contatos;
    painel de palavra-chave para apoio a estratégias de SEO;
  • CRM;
  • gestão de mídias sociais e mais.

A plataforma oferece um suporte especial para atender às demandas, tirar dúvidas e ajudar na construção das estratégias. O software oferece ainda, um WhiteLabel para agências de publicidade exclusivo.

Você pode experimentar grátis por 15 dias, mas posteriormente a plataforma exige o pagamento de uma mensalidade.

E aí, gostou das nossas indicações de ferramentas de automação de marketing?

Deixe sua opinião nos nossos comentários e conte suas experiências!

Leia também