Feriados de 2022: veja como se preparar para lucrar mais em cada um deles

Sobre o que estamos falando?

  • Os feriados são uma ótima oportunidade para você vender mais. Porém, para conquistar bons resultados nas datas comemorativas, é importante antecipar as negociações com fornecedores, prever a demanda de estoque, treinar a equipe e criar um calendário de promoções;
  • Veja aqui a lista completa e atualizada dos feriados de 2022. Confira também dicas valiosas para se planejar e faturar mais nesses dias;
  • Conte com a Conta Azul na gestão financeira da sua empresa em 2022. Monitore suas vendas, seu estoque e tenha acesso a relatórios completos para te ajudar na tomada de decisão!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Para os trabalhadores CLT, os feriados de 2022 serão muito bem-vindos. Já para alguns empreendedores, as datas comemorativas podem representar uma ameaça ou uma verdadeira oportunidade de vender mais e até se destacar da concorrência.

Com organização e planejamento, é possível faturar bem nessas ocasiões e compensar outros momentos em que as vendas são naturalmente mais fracas.

Você tem uma empresa?  Controle sua gestão em um único lugar: finanças, vendas, notas fiscais e muito  mais. Conheça a Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

Então, que tal estruturar desde já o seu plano de ação para aproveitar ao máximo os feriados de 2022 a favor do seu negócio? Continue conosco para entender, na prática, como fazer isso!

Navegue pelos tópicos a seguir:


feriados_2022

Feriados de 2022: calendário completo 

Este ano, teremos nove feriados nacionais. Boa parte deles cairão às quartas-feiras e aos finais de semana, como Dia Mundial do Trabalho (1 de maio) e Finados (2 de novembro). Devido a isso, emendar os dias ficará um pouco mais difícil. 

Acontece que essas paralisações, de fato, precisam ser bem calculadas para evitar um impacto negativo no faturamento da empresa.

A boa notícia é que um bom planejamento pode alavancar as vendas nos feriados de 2022. Afinal, um único pico de vendas pode valer por três dias de folga, se você souber enxergar além e se antecipar. 

Veja na tabela abaixo os feriados nacionais e pontos facultativos divulgados pelo Ministério da Economia para 2022 e comece a se preparar agora mesmo:

DATA

DIA DA SEMANA

FERIADO

1° de janeiro

Sábado

Confraternização Universal (feriado nacional)

28 de fevereiro

Segunda-feira

Carnaval (ponto facultativo)

1° de março

Terça-feira

Carnaval (ponto facultativo)

2 de fevereiro

Quarta-feira

Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)

15 de abril

Sexta-feira

Paixão de Cristo (feriado nacional)

21 de abril

Quinta-feira

Tiradentes (feriado nacional)

1° de maio

Domingo

Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)

16 de junho

Quinta-feira

Corpus Christi (ponto facultativo)

7 de setembro

Quarta-feira

Independência do Brasil (feriado nacional)

12 de outubro

Quarta-feira

Nossa Sra Aparecida - Padroeira do Brasil (feriado nacional)

28 de outubro

Sexta-feira

Dia do Servidor Público (ponto facultativo)

2 de novembro

Quarta-feira

Finados (feriado nacional)

15 de novembro

Terça-feira

Proclamação da República (feriado nacional)

24 de dezembro

Sábado

Véspera de Natal (ponto facultativo após as 14 horas)

25 de dezembro

Domingo

Natal (feriado nacional)

31 de dezembro

Sábado

Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após às 14 horas)

Não esqueça de incluir no seu planejamento os feriados estaduais e municipais, que você pode conferir nos sites das prefeituras.

Desafios dos feriados em 2022 

Este ano, boa parte dos feriados cairão num domingo, dia em que algumas empresas naturalmente já estão fechadas. 

Apesar disso, alguns serão beneficiados: quem trabalha em shoppings e supermercados, onde a organização é feita por escala aos finais de semana, poderá aproveitar esse dia.

Porém, vários feriados de 2022 também serão no meio da semana, às quartas-feiras, e isso exige do empreendedor ajustar processos para evitar quebras na produção, nas vendas ou prejuízos na execução de serviços.

Caso a decisão seja por trabalhar nessas datas, é preciso calcular horas extras. Mas além dos cálculos, é preciso usar o bom senso. Em algumas atividades, vale a pena conceder a emenda de feriado (dar folga na sexta após um feriado na quinta, como será o Corpus Christi). 

Isso não deve ser encarado como uma perda, já que há um ganho motivacional do colaborador. O que você precisa garantir é que o dia não trabalhado seja recuperado de alguma forma.

Empresas que mantêm acordos de compensação de horas com seus funcionários podem se valer da estratégia em casos de emenda, por exemplo. Outra opção é se valer do banco de horas, utilizando o saldo do colaborador para cobrir o dia sem atividades. 

Controle sua empresa de ponta a ponta  Gestão financeira, notas fiscais, boletos e relatórios. Tudo isso na Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

Essa solução pode ser uma boa alternativa para o empreendedor - que não precisa arcar com horas extras - e também para o trabalhador - que tem no descanso um incentivo à qualidade de vida.

Não existe uma solução perfeita, tudo depende da realidade do seu negócio, mas algo que se aplica a todos eles é o planejamento.

É preciso analisar prós e contras de todas as medidas possíveis para que a decisão seja acertada. Para isso, não esqueça de consultar sua equipe e entender todas as variáveis.

Outro fator que pode ser considerado como um desafio dos feriados de 2022 são as datas comemorativas locais, definidas por cada cidade. Fique atento a elas e sempre planeje duas alternativas: trabalhar ou não. Isso porque nem sempre as decisões das prefeituras são divulgadas com tanta antecedência.

Emita notas fiscais em poucos cliques  Na Conta Azul Pro, você emite NFe, NFSe e NFCe conectado ao seu financeiro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

 

Como se planejar para as datas comemorativas de 2022?

Para quem trabalha no comércio, alguns feriados podem render um bom faturamento. 

Afinal, no varejo, nem sempre é interessante fechar as portas justamente no dia em que muitas pessoas estão de folga e podem se dedicar às compras. Os feriados das quartas-feiras, por exemplo, podem ser uma ótima oportunidade para vender mais.

Em feriados mais prolongados, abrir a empresa pode ser um prejuízo, pois boa parte das pessoas pode estar viajando. É o caso da Sexta-feira Santa e da segunda de Carnaval, considerado ponto facultativo.

“Mas, em quais feriados compensa abrir a minha empresa?”.

Seja qual for o seu ramo de negócio, é preciso se preparar para esses momentos, considerando uma estratégia viável. Isso significa atrair seus clientes e ter ou os mesmos custos que você já tem diariamente, ou reduzi-los.  

Considere três fatores para tomar a decisão de abrir ou não sua empresa em um feriado:

  • Conhecimento do seu cliente: qual o perfil do público que compra de você? Que benefícios ele procura? O que o atrai quando busca seus produtos ou serviços?

  • Conhecimento do seu concorrente: ele abre aos feriados? Faz algo diferente nessas datas? Se mostra preparado para elas? 

  • Conhecimento da própria empresa: o que você vende pode ser comercializado aos feriados? Tem como atender uma demanda maior? Existe alguma ação específica que pode ser desenvolvida para cada uma dessas datas?

Além disso, há várias formas de explorar uma data comemorativa, desde o cuidado com a vitrine e a aposta em uma decoração temática até descontos ou brindes.

O segredo, como já comentamos, é estar preparado e elaborar um planejamento que torne a sua estratégia possível de ser aplicada.

Confira também:

Planilha de Planejamento Financeiro  Preparamos uma planilha exclusiva para você fazer o planejamento financeiro da  sua empresa. Faça Download Grátis   

9 dicas para se preparar para os feriados de 2022

 

1. Antecipe-se


Quanto mais cedo você organizar o seu calendário de feriados, mais tempo terá para pensar na estratégia e minimizar os riscos.

Por isso, defina se a sua empresa vai abrir, fechar ou trabalhar em horário reduzido, além de ações promocionais a serem desenvolvidas nas datas comemorativas.

2. Negocie com seus fornecedores 


Negociar antecipadamente com fornecedores aumenta a sua chance de conseguir bons preços e melhores condições de pagamento. 

Além disso, você previne atrasos na entrega ou mesmo o risco de não encontrar certo produto no mercado, precisando buscar outro fornecedor.

3. Cuide do estoque


Ao conhecer o que seu público busca em cada data comemorativa, você consegue prever a demanda de estoque. Isso pode ser feito também com o apoio de relatórios do histórico das vendas. 

Com isso, você evita que a sua empresa fique desabastecida. Além da perda de vendas, isso pode influenciar negativamente a imagem da empresa perante o público.

4. Treine a equipe 


Todos os setores da empresa precisam estar preparados para responder com qualidade e agilidade às demandas, principalmente em datas especiais, quando o volume de compras e pedidos é muito maior.

Ofereça treinamentos aos seus colaboradores e considere, se for o caso, a contratação de mais pessoas para atender com qualidade seus clientes. 

5. Crie um calendário de promoções


Já pensou em fazer um calendário com promoções temáticas para cada data comemorativa na sua empresa?

Elaborando um calendário como esse em tempo hábil, você pode contar com a ajuda dos colaboradores na hora de pensar em ideias. Além disso, pode pesquisar mais inspirações e até testar algumas ações em períodos com a demanda menor, a fim de avaliar a recepção por parte do público. 

Porém, aqui o cuidado está em direcionar dinheiro e energia para as datas que fazem realmente sentido para o seu negócio.

6. Planeje suas campanhas 


Se a sua empresa, além de abrir, também vai promover ofertas em alguma data comemorativa, planeje a campanha com antecedência. 

É claro que, quanto mais tempo você tiver para isso, melhor, mas tente pensar nas suas promoções pelo menos dois meses antes da data.

7. Invista em um design temático


Depois que você já definiu em quais feriados a sua empresa vai funcionar, personalize seus pontos de vendas, suas redes sociais e o seu site, caso tenha, com o tema da data comemorativa. 

Vale até incentivar os colaboradores a trabalharem com alguns adereços, fazendo menção à data.

Descubra como agregar mais valor aos seus produtos e serviços.

8. Comunique o cliente 


É fundamental comunicar o cliente sobre as suas ações promocionais, seu horário de funcionamento e se a empresa estará aberta ou não durante o feriado. 

Afinal, os mais interessados são os seus clientes que, assim como a sua empresa, podem se planejar para comprar mais nessas datas.

Usar as redes sociais é uma das formas mais baratas de divulgar essas informações. 

Confira nosso conteúdo sobre planejamento de marketing para pequenas empresas

9. Acompanhe seus resultados 


Para saber se uma ação promocional nas datas comemorativas e feriados está ou não funcionando, é importante acompanhar os resultados e compará-los com o mesmo período anterior. 

Somente assim você consegue descobrir o que manter, o que precisa ser ajustado e evitado nas próximas ações. 

Sabia que, com a Conta Azul, você emite relatórios com poucos cliques e acompanha os seus resultados pelo celular? Clique aqui para saber mais!

 

FERIADOS_2

Datas comemorativas de 2022 

Agora que já tem boas dicas para traçar um plano para vender mais, veja na tabela abaixo algumas datas importantes para a sua empresa em 2022.

DATA

DIA DE SEMANA

DATA COMEMORATIVA

26 de fevereiro  à 1° de março

Sábado a terça-feira

Carnaval (Comemorações suspensas em várias cidades devido à pandemia)

15 de março

Terça-feira

Dia do Consumidor

Entre março e abril

-

Volta às Aulas (previsão)

17 de abril

Domingo

Páscoa

14  de maio

Domingo

Dia das Mães

12 de junho

Domingo

Dia dos Namorados

24 de junho

Sexta-feira

Dia de São João

13 de agosto

Domingo

Dia dos Pais

12 de outubro

Quarta-feira

Dia das Crianças

31 de outubro

Segunda-feira

Dia das Bruxas

25 de novembro

Sexta-feira

Black Friday

25 de dezembro

Domingo

Natal

.

Você tem uma empresa?  Controle sua gestão em um único lugar: finanças, vendas, notas fiscais e muito  mais. Conheça a Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

 

Efeitos da pandemia nas datas comemorativas de 2022 

Com o avanço da vacinação, a tendência é que em 2022 não ocorram antecipações de feriados devido às políticas de lockdown para conter o avanço do vírus. 

Novembro de 2021, inclusive, foi o mês em que as secretarias de saúde apontaram o menor número de mortes por Covid 19. Mas, ainda estamos em um cenário de incertezas de uma pandemia: mesmo com a redução dos casos, o surgimento de uma nova variante, a Ômicron, deixou o mundo inteiro preocupado. 

Devido a isso, em várias cidades do país, as festas públicas do carnaval de 2022 já foram canceladas

Sobre a volta às aulas, 7 estados ainda não sabem ao certo quando os alunos da rede pública retornarão às salas de aula presencialmente em 2022: Amazonas, Paraíba, Amapá, Roraima, Acre, Rio Grande do Norte e Tocantins. É importante lembrar que as escolas particulares seguem outras determinações do MEC para definir seu calendário.

O grau de impacto que o Covid - 19 terá sobre as próximas datas será definido pelo ritmo da campanha de vacinação, bem como os cuidados da população em se proteger contra a doença.

Oportunidades em feriados de 2022 

Algumas datas alternativas favorecem o aumento do faturamento, como a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia das Crianças e o Natal.

Essas datas movimentam a economia e servem para compensar a perda com a paralisação das atividades em outros momentos.

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa divulgada na revista Mercado e Consumo, o dia das mães de 2021 apresentou um crescimento de 66% nas compras presenciais no varejo, em relação à 2020. 

Outra data que também apresentou crescimento foi o dia dos namorados, com alta de 13,7%, conforme levantamento divulgado no O Povo. 

Mas, que tipo de promoção especial você fará no Dia das Mães? Como você pode divulgar melhor suas ações antes dessa data?

É essencial criar um planejamento que contemple todas as ações que serão adotadas na sua empresa nessas datas comemorativas. Vale também incluir também como funcionará a dinâmica dos feriados, se a sua empresa vai abrir ou não.

Afinal, até datas menos propensas a elevar as vendas, como o Carnaval, podem ser aproveitadas, desde que você organize um planejamento adequado. 

Promoções especiais, divulgações diferentes, ações com um público-alvo específico e  horários diferenciados de atendimento são opções para aproveitar essas datas alternativas.

Emita Notas Fiscais de sua empresa dentro de um sistema de gestão para evitar erros

 

Como compensar os feriados em 2022 

Você pode aproveitar as mudanças promovidas pela Reforma Trabalhista para compensar os feriados. Conforme as novas disposições da CLT, trabalhadores e empresas podem negociar diretamente como poderão compensar os dias que não forem trabalhados.

Se antes a regra era mais rígida e forçava as empresas a se sujeitar aos prejuízos causados pelos feriados, hoje existe a chance de uma negociação com seus colaboradores.

Vale ressaltar que eles também saem beneficiados, uma vez que as perdas seriam evitadas na forma de substituição de folgas, por exemplo.

Assim, em vez de folgar em um feriado, o trabalhador poderia trocar a licença para um dia que representasse menos perdas. Tudo dependerá da capacidade de empresas e funcionários negociarem para chegar a uma solução mais justa para ambos os lados.

Veja também:

 


FERIADOS-3

Cuidados com os feriados em pequenas empresas

Pequenas e médias empresas são as mais afetadas pelos feriados previstos para 2022.

Muitas não contam com margem que lhes permita deixar de funcionar, o que as obriga a operar em feriados.

Essa é uma decisão que deve ser tomada com bastante cuidado, uma vez que pode não compensar manter uma loja aberta, como já falamos. Afinal, além do movimento de clientes ser potencialmente menor, os custos não são reduzidos, o que pode ter como consequência saldo negativo no fluxo de caixa.

O ideal é fazer uma avaliação criteriosa do mercado, para decidir de que forma a loja pode compensar o fechamento em feriados. 

Além da negociação com os funcionários, lançar promoções, liquidações ou mesmo o oferecimento de brindes pode ajudar a atrair mais pessoas, compensando a falta de movimento.

Portanto, criatividade, aliada a planejamento, é a solução mais indicada para analisar os prejuízos causados pelos dias de folga forçada.

Países com mais feriados no mundo

De fato, não há como negar que os feriados geram prejuízos para a economia em geral. 

Contudo, uma avaliação um pouco mais criteriosa pode nos levar a conclusões até certo ponto inesperadas.

Vamos recorrer às pesquisas para entendermos melhor o que significam os feriados para as economias, de acordo com critérios quantitativos.

Claro que, qualitativamente, seria necessária uma análise mais aprofundada. Entretanto, jamais podemos desprezar o que nos dizem os números, certo?

De acordo com uma pesquisa da consultoria Mercer publicada no R7 em 2020, os dois países campeões em feriados são a Colômbia e a Índia, com 18 feriados nacionais cada - o dobro do que teremos no Brasil em 2022.

Veja o ranking completo do estudo:

  • 1º lugar: Colômbia e Índia ambos com 18 feriados;

  • 2º lugar: Tailândia, Líbano e Coréia do Sul com 16 feriados;

  • 3º lugar: Japão, Argentina, Chile e Finlândia com 15 feriados;

  • 4º lugar: Turquia com 14,5 (o Dia da República começa às 13h, por isso, é considerado como meio dia);

  • 5º lugar: Indonésia, Malásia, Filipinas, Rússia, Venezuela, Marrocos, Malta e Espanha com 14 feriados;

  • 6º lugar: Eslováquia e Paquistão com 13 feriados;

  • 7º lugar: Eslovênia, Hong Kong, Taiwan, República Tcheca, Lituânia, Brasil, Peru, África do Sul, Áustria, Chipre e Grécia com 12 feriados;

  • 8º lugar: Croácia, Suécia, China, Nova Zelândia, Cingapura, Canadá, Dinamarca, França e Itália com 11 feriados;

  • 9º lugar: Ucrânia, Vietnã, Polônia, Letônia, Estados Unidos, Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Romênia, Austrália, Bolívia, Equador, Porto Rico, Emirados Árabes e Alemanha com 10 feriados;

  • 10º lugar: Irlanda, Romênia, Suíça e Sérvia com 9 feriados;

  • 11º lugar: Holanda, Reino Unido e Hungria com 8 feriados;

  • 12º lugar: México com 7 feriados.

Se você acreditava que o Brasil tinha muitos feriados, agora sabe que estamos somente em 7º lugar no ranking. 

Em tese, os dias de paralisação deveriam resultar em menos horas trabalhadas, mas o que se verifica não é bem isso.

Outra pesquisa, da Manpower Group, colocou a Índia em primeiro lugar no ranking dos países com mais horas trabalhadas por semana, com 52 horas de trabalho a cada 7 dias.

O mesmo ranking deixa o Brasil na 10ª colocação, com 45 horas semanais registradas, ou seja, 7 horas a menos do que os indianos. O país mais populoso do mundo, a China, ficou em terceiro lugar, atrás do México.

Portanto, podemos concluir com alguma segurança que ter muitos feriados não significa, necessariamente, menos trabalho.

E sua empresa, como pretende lidar com os feriados prolongados de 2022? 

Como em todo negócio, fazer um planejamento que dê conta de cobrir os custos dos dias parados é essencial e faz toda a diferença. Afinal, quem se antecipa não é pego de surpresa. 

Se precisar de uma ajuda para se organizar, conte com a plataforma da Conta Azul para controlar de perto seus resultados.

Se organize para os feriados em 2022 com a Conta Azul! 

Um bom planejamento é fundamental para organizar todas as contas e também faturar mais durante os feriados de 2022. É importante também avaliar as vendas da empresa e saber o que seus clientes realmente estão buscando para pensar em ofertas interessantes nesses momentos. 

Com a Conta Azul, você acompanha de perto o desempenho da sua empresa em tempo real e até pelo celular, por meio do App Conta Azul de Bolso!

Ao mesmo tempo, essa informação também é atualizada no painel de vendas e enviada para a contabilidade. E, com a Conta Azul, você pode:

  • Emitir notas fiscais eletrônicas;

  • Ver o desempenho das suas vendas;

  • Consultar os produtos mais e menos vendidos;

  • Gerar relatórios sobre movimentações financeiras da sua empresa;

  • Monitorar o estoque e receber alertas das quantidades mínimas de cada item para repor em tempo hábil;

  • Entre outras funcionalidades

Conte com a Conta Azul para fazer um bom planejamento e faturar bastante nos feriados de 2022. Clique aqui e experimente agora o nosso ERP sem pagar nada!

Fale conosco e saiba como a Conta Azul otimiza a gestão da sua empresa  Tire suas dúvidas pelo chat em poucos minutos. Experimente grátis  Especialistas disponíveis agora

 

Faça agora a gestão financeira do seu negócio em um único lugar