Marketing

5 estratégias de marketing valiosas para a sua empresa

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura

Estratégias de marketing são positivas

Quando o assunto são estratégias de marketing para pequenas empresas, não há muita margem para erros. O recurso para essa finalidade costuma ser escasso, o que exige ações de precisão quase cirúrgica. A solução? Encontrar a fórmula que melhor se encaixa no seu perfil e que melhor atende às suas necessidades.

Marketing em pequenas empresas

Quem não é visto, não é lembrado. A frase, atribuída ao filósofo francês René Descartes, é quase um mantra para justificar a importância de investimentos em estratégias de marketing. Seja para tornar a empresa conhecida ou para fixar a sua marca como imediata lembrança entre os clientes, surge a necessidade de divulgação.

Mas aí aparece a alegada falta de dinheiro. Afinal, primeiro vêm as obrigações trabalhistas e fiscais, pois com o salário de colaboradores e com impostos não se brinca. Depois, os custos operacionais, já que é necessário manter a roda girando. Em seguida, o aporte na área de vendas, pois é preciso faturar e faturar é preciso.

E o marketing? Onde que entra na sua empresa?

a) Até vejo o marketing como investimento e não como gasto, mas tenho outras prioridades.
b) Não posso desperdiçar dinheiro com algo que não gera receitas, só despesas.
c) Eu já faço propagandas em um jornal local.
d) Sempre reservo um percentual do orçamento para esse fim, mesmo em anos difíceis.

Com qual das alternativas você se identifica. Esperamos que seja com a última delas. Afinal, a decisão de investir permanentemente em marketing eleva as chances de êxito.

Se você ler sobre marketing, verá que os especialistas consideram que a constância é mais importante do que um investimento pontual muito alto. Um casa não é construída com um só tijolo, por maior que seja. Se todo dia você colocar cinco novas peças, quando menos perceber, ela terá paredes e será reconhecida como um lar.

Já se a sua dúvida é sobre o percentual do orçamento que deve reservar para o marketing, há estudos que indicam entre 5% e 10%, mas isso depende muito do seu faturamento, objetivos e tipos de ações adotadas.

Interessante observar um dado obtido pelo Termômetro ContaAzul – 4ª edição junto aos pequenos empresários brasileiros. Mais confiantes no início de 2017, eles elegeram as áreas para as quais projetavam realizar contratações – e o marketing foi a terceira mais citada, com 10,5% deles prevendo admitir colaboradores para funções relacionadas a esse setor.

Se você também enxerga as estratégias de marketing como uma necessidade, falta só escolher aquelas que mais agregam valor pelo menos investimento. O custo-benefício é um bom parâmetro.

As 5 melhores estratégias de marketing para MPEs

Pronto para planejar? Chegou a hora de conhecer as melhores estratégias de marketing para micro e pequenas empresas e selecionar aquelas que mais combinam com os seus objetivos.

1. Fixação de marca

Você quer estar no topo da mente do seu consumidor. Aquele perfil de cliente definido como o alvo deve ter na sua empresa uma escolha óbvia quando uma necessidade de consumo surgir. E aí, ele precisa estabelecer um link, um vínculo imediato com a sua marca.

Não raro, o consumidor irá puxar por sua memória visual. Então, o que você pode fazer para que a lembrança seja pelo seu estabelecimento?

Investimentos em comunicação visual podem ser interessantes, com uma proposta bem elaborada e marcante, que tenha realmente a cara da empresa e sirva como isca, conquistando a atenção daquele que você definiu como o “peixe” a ser fisgado.

Mas não se esqueça que uma decoração interior, como uma vitrine temática, exige pouco investimento e muita criatividade, especialmente no varejo. Ser reconhecida como a loja que conquista pela vitrine não é nada ruim.

2. Apoio à venda

O que você oferece como diferencial e que valor agrega ao cliente. Essas são informações que precisam chegar ao conhecimento do seu público-alvo, pois servem como suporte para a atração de potenciais clientes e, quem sabe, futuras vendas.

Para essa estratégia, você precisa definir de que forma o seu cliente ideal pode e deve ser acessado. Se ele está circulando nas ruas, por exemplo, um folder ou panfleto pode funcionar bem. Essas mídias, apesar de antigas com relação à internet, não estão ultrapassadas e ainda são muito úteis, como no comércio varejista e na prestação de serviços.

3. Marketing cooperado

Um empreendedor de pequeno porte precisa agir com inteligência. Nem toda estratégia de marketing exige um investimento financeiro significativo. Uma boa ideia é apostar em parcerias com concorrentes indiretos, ou seja, que não exercem a mesma atividade, mas disputam o mesmo cliente que você.

São exemplos os estabelecimentos “genéricos”, voltados a todo o tipo de público, como padarias, farmácias, restaurantes e bancas de jornal. Um trabalho de marketing cooperado, que resulte na exposição da sua marca em outro estabelecimento, e vice-versa, tende a ser eficaz, especialmente se o seu raio de atuação não for muito extenso.

Por vezes, a simples presença do seu cartão de visitas em um desses locais já tem um efeito de divulgação importante, com potencial de gerar vendas.

4. Micromarketing

Ainda que a sua empresa atue em âmbito nacional, nem sempre uma estratégia de macromarketing vai se revelar efetiva. Afinal, fica difícil passar uma mensagem única que desperte o mesmo nível de identificação de Norte a Sul do país.

Uma estratégia de marketing mais comunitária, que passa por conhecer em detalhes o cliente mais próximo de você e buscar o seu envolvimento, tem certamente maior chance de sucesso.

O conceito de marketing cooperado, sobre o qual acabamos de falar, é um exemplo de ação de micromarketing. Mas você pode ir além e propor desde uma publicidade segmentada e direcionada a esse público como também pensar em promoções com esse enfoque, tanto nos preços quanto nos produtos disponibilizados.

Para dar certo, prioritariamente, pense em agregar valor ao seu cliente.

5. Marketing digital

O marketing digital quase dispensa comentários, tanto pela evidência que vem adquirindo como principal estratégia de divulgação empresarial, quanto pela quantidade e qualidade de suas ferramentas. Um site, um blog, e-mail marketing e redes sociais são alguns dos instrumentos utilizados para gerar tráfego, atrair clientes e fomentar as vendas.

Mas o que talvez você não tenha percebido é a possibilidade de aplicações do marketing digital dentro de outras estratégias. No apoio à venda, por exemplo, o e-mail é quase como um folder digital. Já para o marketing cooperado, as redes sociais são um canal moderno e capaz de promover uma troca que agrade aos dois lados da parceria.

Caso se interesse por ampliar seus conhecimentos sobre o marketing digital em pequenas empresas, a sugestão é que leia o guia da ContaAzul especial sobre o tema.

Sua empresa precisa de marketing

Vimos neste artigo alguns bons motivos para investir em estratégias de marketing e também algumas ações que se aplicam a negócios diversos, incluindo aqueles de pequeno porte.

A partir das informações que obteve aqui, você pode começar a planejar as ações que tornarão a sua marca mais conhecida, colocarão a sua empresa como referência e, de quebra, podem gerar resultados positivos nas vendas e no faturamento.

É por essas e outras que a sua empresa precisa de marketing. Então, dedique-se a ele.

E na sua empresa, que resultados tem obtido a partir de estratégias de marketing? Comente!

Leia também