Estoque de segurança: saiba como preparar o seu para 2022!

Sobre o que estamos falando?

  • O estoque de segurança é o número mínimo de determinado item que a empresa precisa ter para atender a demanda, em casos de imprevistos. Mas, para evitar prejuízos, essa quantidade não deve ser definida por intuição;
  • Entenda melhor o conceito, porque é tão importante manter um estoque de segurança e como montar o da sua empresa para 2022;
  • Acompanhe as movimentações do seu estoque em tempo real com a Conta Azul! E, através dos relatórios, tenha informações que você precisa para calcular o seu estoque de segurança de forma assertiva.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Sem um estoque de segurança, você pode perder clientes para a concorrência durante uma mudança repentina na demanda. Basta lembrar de 2020, no início da pandemia, onde houve um aumento na procura por máscaras descartáveis. É claro que essa foi uma situação atípica, mas as fornecedoras que estavam preparadas para imprevistos de modo geral puderam sair na frente. 

A quantidade mínima de produtos não deve ser definida apenas pela intuição e sim, considerando uma série de fatores. Afinal, além de ajudar a atender demandas extras, uma boa gestão do estoque de segurança possui uma série de benefícios para a sua empresa.  

Continue conosco na leitura deste conteúdo para entender tudo sobre esse assunto. Abordarem os seguintes tópicos abaixo: 

estoque-de-seguranca-saiba-como-preparar-o-seu-para-2022

O que é estoque de segurança?

O estoque de segurança é a quantidade extra de determinado item que a empresa precisa ter no estoque para atender a demanda em caso de imprevistos, como aumento da procura ou atrasos na entrega.

Também chamado estoque mínimo, é como se fosse um “estoque reserva” na medida certa. Isso significa que não pode ser tão pouco, a ponto de não atender a demanda e nem em altas quantidades, gerando custos de armazenagem.

O estoque de segurança é calculado através da seguinte fórmula:

Média de vendas diárias X Tempo de entrega do produto pelo fornecedor

Uma loja de calçados, por exemplo, que vende 10 unidades do tênis da marca X por dia e demora 5 para receber o pedido do fornecedor, deve ter um estoque de segurança de 50 pares, conforme a fórmula:

10 (média de vendas diárias)  X  5 (tempo de entrega do produto pelo fornecedor) = 50

Por que é importante ter um estoque de segurança no seu negócio? 

Digamos que você tenha uma loja virtual de vestidos, mas não possui estoque de segurança. Sua média de vendas é de 50 peças por semana, sendo 10 por dia. 

Mas se alguém entra em contato para comprar 30 vestidos de uma só vez, com urgência, o que você faz? 

Perceba que, nesse caso, você ficaria entre perder as 30 vendas e atender a sua demanda habitual ou recusar este cliente. 

Ter um estoque de segurança é importante justamente para evitar situações com essas, já que a sua empresa fica preparada para demandas atípicas e demais imprevistos, que poder resultar em perda de vendas.

Além disso, também evita a insatisfação do cliente em não ter a demanda atendida e reduz os custos com armazenamento de produtos. Sabendo a quantidade certa, você já organiza o estoque para guardá-los previamente.

Leia também: 7 dicas para melhorar o seu atendimento!

Como preparar o estoque de segurança para 2022? 

  1. Faça uma previsão da demanda

Prever a demanda ajuda você a negociar melhores prazos e condições de pagamento com os fornecedores. Mas, para saber em qual época as vendas são melhores ou mais fracas, é preciso estudar o mercado, o comportamento do seu público e analisar os seus dados de vendas. 

Aqui o uso de um sistema de gestão é essencial, pois dependendo do seu volume de vendas, pode ser impossível fazer esse controle no papel. 

   2. Entenda o tempo de entrega do fornecedor


É muito comum nas pequenas empresas que os pedidos sejam feitos à proporção que o estoque vai acabando. Acontece que isso expõe o negócio à falta de produtos e menos agilidade na hora de atender uma demanda ou resolver um problema na entrega. 

Dependendo da frequência que você abastece o seu estoque (diária, mensal, quinzenal ou mensal), é indispensável ter ciência do tempo de entrega dos seus fornecedores para calcular o estoque de segurança. 

Afinal, se os pedidos demoram a chegar, isso significa que o seu estoque de segurança precisa ser um pouco maior e você precisa se preparar. 

   3. Considere o que seu cliente procura 


Quais são os produtos que vendem mais na sua empresa? E os que vendem menos?

Analise as suas vendas para identificar o nível de procura de cada um dos seus produtos ou serviços e assim, definir quais deles precisam de um estoque de segurança. 

Isso porque naturalmente alguns itens têm uma saída maior que outros.

estoque-de-seguranca-saiba-como-preparar-o-seu-para-2022-2

6 benefícios do estoque de segurança para pequenas empresas

Um dos principais benefícios do estoque de segurança é deixar a empresa preparada para imprevistos, como receber um pedido mais alto e até mesmo ter de enfrentar uma pandemia, como aconteceu nos últimos anos.  

Além disso, o estoque de segurança faz com que você cumpra os prazos de entrega, pois caso aconteça algum problema, como defeitos ou até mesmo extravio de mercadorias, você consegue resolvê-lo em tempo hábil.

Isso tudo contribui para aumentar o nível de satisfação dos seus clientes e, não ter essa margem, como falamos, pode levar à perda de vendas e a um impacto negativo no seu faturamento

Os custos com estoque também são bem menores quando você prevê a demanda e se prepara para isso, pois evita compras de última de hora, o que pode sair bastante caro.

Além de diminuir os custos com estoque, é importante não se perder nos recebimentos da empresa. Uma solução para isso é o Receba Fácil da Conta Azul. Conheça mais:

Faça seu controle de estoque com o ERP Conta Azul 

O controle do estoque deve ser realizado à medida que as vendas acontecem. Porém, com tantas atividades importantes para fazer, nem sempre o empreendedor consegue acompanhar de perto todos os setores do negócio. 

Devido a isso, é comum que algo fique no meio do caminho nas pequenas empresas. Entretanto, quando o assunto é estoque, a falta de um produto têm consequências que vão além da perda de vendas, como falamos neste conteúdo. 

Mas, já pensou na facilidade que seria se você pudesse monitorar o seu estoque em tempo real, de onde estiver e até pelo celular?

Através da Conta Azul isso é possível, pois todos os setores da sua empresa podem ser integrados em único sistema ERP. 

Assim, logo que uma venda acontece, a baixa é dada automaticamente no estoque, no financeiro e é essa informação também é enviada ao contador. 

Dentre as principais funções do ERP Conta Azul, está o controle de estoque, que permite: 

  • Acompanhar as movimentações do estoque através do App Conta Azul de Bolso;

  • Controlar e calcular o seu giro de estoque ideal com poucos cliques;

  • Programar notificações para ser alertado de quando os itens atingem suas quantidades mínimas;

  • Cadastrar fornecedores e, assim, eliminar o trabalho com digitação de informações;

  • Monitorar os pedidos de compra e gerar orçamentos;

  • Emitir notas fiscais de entrada;

  • Gerar relatórios.

Lembre-se sempre que um estoque controlado é um estoque sem faltas ou sobras. Clique aqui para experimentar a Conta Azul sem pagar nada e ver de perto como funciona uma gestão inteligente!

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?