Controle de Estoque

Como funciona um ERP para gestão de estoque?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Usando um ERP para a gestão do estoque, o empreendedor consegue se planejar melhor para a demanda e visualizar dados importantes;
  • Entenda a importância desse sistema e veja detalhadamente como funciona um ERP para gestão de estoque;
  • Com a Conta Azul, você pode gerenciar por completo o seu estoque de onde estiver e por um preço que cabe no orçamento. 

Experimente grátis a Conta Azul!

Já pensou ter um estoque organizado, sem falta de produtos ou itens parados? Ou melhor ainda, ter acesso a todos os dados desse setor de forma simples e rápida?

Não estamos falando de um sonho impossível: com sistema ERP, a gestão do seu estoque pode ser transformada!

Para entender melhor sobre esse assunto, neste blog separamos os seguintes tópicos:

Continue a leitura e entenda mais sobre a relação da gestão de estoque com um sistema ERP.

como-funciona-um-erp-para-gestao-de-estoque

Qual é a importância de um ERP para gestão de estoque? 

No seu negócio, você já passou pela situação de, em um dia promocional, descobrir que um produto acabou em cima da hora? Ou, então, ter feito uma venda de algo sem estoque?

E, o pior de tudo: ter perdido vendas pela demora no atendimento, devido à dificuldade em consultar a disponibilidade de um produto?

Infelizmente, isso faz parte da realidade de quem não tem um sistema ERP para controlar o estoque, o que é muito comum nas micro e pequenas empresas.

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning que, em português, significa Planejamento de Recursos Empresariais. Se trata de um sistema que centraliza e integra as informações de todos os setores da empresa em lugar só.

E qual seria a relação entre um ERP e o estoque? Está em dúvida? A gente explica!

Digamos que você tenha uma loja de cosméticos e decidiu que, na Black Friday, o shampoo Y vai entrar em promoção.

Com um sistema ERP, você consegue:

  • Se planejar melhor para a demanda, pois tem acesso aos dados de venda do shampoo Y em determinado período. Assim, é mais fácil negociar prazo e condições de pagamento com os fornecedores em tempo hábil;
  • Visualizar a frequência de vendas de outros produtos. Com isso, você pode acabar descobrindo que, quem leva o shampoo Y, também costuma comprar o condicionador X e, assim, criar uma promoção que contemple os dois itens;
  • Consultar mais rapidamente a quantidade do shampoo Y no estoque, quando um seguidor no Instagram pergunta se ainda tem o produto, pois a baixa é dada de forma automática no sistema quando há uma venda.

Isso tudo acontece porque, com um ERP, os outros setores, como vendas, fluxo de caixa, financeiro, contabilidade e fiscal estão integrados. Na prática, ter um ERP na gestão de estoque dá ao dono do negócio controle total sobre o setor, evitando imprevistos e perda de vendas.

Veja agora com mais detalhes como funciona um ERP na gestão de estoque.

como-funciona-um-erp-para-gestao-de-estoque-2

Como funciona um ERP para gestão de estoque?

Garante a conformidade com a lei

Dentre as obrigações fiscais de qualquer micro e pequena empresa que trabalha com mercadorias, está enviar ao Fisco o inventário dos seus estoques em fevereiro de cada ano, como regra geral, de acordo com art. 76 do Convênio S/N, de 15 de dezembro de 1970.

Contudo, qualquer inconsistência entre o que foi declarado e o que realmente a empresa tem no seu estoque pode resultar em multas.

Com um ERP, os processos desde a entrada de mercadorias até a venda ao cliente são integrados e os riscos de divergências no estoque são menores.

Reduz falhas operacionais

Vender produtos que não existem no estoque, entradas e saídas divergentes, compra de itens desnecessários ou em quantidades erradas: com um ERP, seu negócio fica livre desses erros!

Isso acontece porque o ERP atualiza os dados em tempo real e o estoque é integrado com os outros setores da empresa.

Sabia que com o ERP da Conta Azul você pode até definir quantidades mínimas de estoque para cada item e receber avisos quando estiver próximo do número determinado? Clique aqui para saber mais!

Previsão de demanda

No seu estoque sempre têm itens sobrando ou em falta?

Uma das razões para isso acontecer é o fato de você não conseguir prever a demanda, devido à falta de informações confiáveis. Com um ERP isso não acontece.

Por meio do sistema, você consegue planejar a sua compra de mercadorias e/ou matérias-primas com base em dados reais.

Diminui o desperdício de esforços

Quanto tempo seus colaboradores perdem dando entrada nos produtos? Ou então, conferindo o estoque manualmente quase todos os dias?

Com um ERP, quando é dada entrada de um item, venda ou devolução, automaticamente o sistema atualiza, sem precisar de tantas conferências manuais.

E, sempre que precisar fazer uma conferência, com um ERP você pode emitir relatórios de item por item, agilizando o processo.

Gera mais lucro para a empresa

Com as informações importantes do seu estoque em mãos, dadas pelo ERP, os riscos de você perder vendas por causa de:

  • Falta de produtos ou itens parados no estoque,
  • Informações duvidosas, ou seja, contar com a intuição para saber se realmente um produto vende bem;
  • Compras não muito assertivas de itens, como produtos a menos ou a mais.

Isso reduz possíveis prejuízos e aumenta as chances de lucro, já que o seu foco estará naquilo que realmente traz retorno ao seu negócio.

Auxilia na tomada de decisões

Desenvolver uma ação promocional para movimentar um item parado, comprar ou retirar algum produto do seu catálogo: através de um sistema ERP, você tem dados reais para tomar essas e outras decisões.

Afinal, por meio do sistema, você consegue visualizar com clareza tudo que entra e tudo que sai na empresa, já que o processo é feito de forma automática.

como-funciona-um-erp-para-gestao-de-estoque-3

A Conta Azul facilita a gestão de estoque da sua empresa

Com a Conta Azul, você não precisa adivinhar se um produto acabou ou então perder uma venda por não conseguir consultar o estoque em tempo hábil.

Afinal, a nossa plataforma, você pode:

  • Gerenciar o estoque por completo, de ponta a ponta;
  • Cadastrar detalhes de produtos, como preços, códigos e descrições;
  • Exportar os dados do seu estoque, se necessário, em planilhas de Excel;
  • Realizar inventários de forma mais simples. Com a Conta Azul, você escolhe o que quer visualizar no seu estoque, através dos filtros e sem precisar ficar procurando informações;
  • Gerar relatórios com as quantidades de cada produto;
  • Ter menos retrabalho com erros manuais;
  • Ganhar tempo ao dar entrada das compras e na emissão das notas fiscais de entrada, pois o ERP já preenche automaticamente todos os campos com as informações dos fornecedores;
  • Definir as quantidades mínimas para reposição de cada produto e receber alertas quando esse patamar for alcançado.

E, o melhor de tudo: a Conta Azul é online, você pode monitorar o estoque de onde estiver!

Que revolução na sua empresa, concorda? Além de tudo isso, a Conta Azul cabe no seu bolso, pois foi feita para micro e pequenos empreendedores assim como você.

Que tal experimentar todas essas facilidades sem pagar nada por isso? Clique aqui e comece agora!

Leia também