ERP para construção civil: como a Conta Azul Pro ajuda os profissionais deste ramo?

Sobre o que estamos falando?

  • No ramo da construção civil, além do conhecimento técnico, é preciso saber como administrar processos, alocar recursos e gerenciar os custos;

  • O ERP para construção civil simplifica a organização financeira, automatiza tarefas e aumenta a eficiência operacional;

  • A Conta Azul Pro oferece várias funcionalidades que tornam a gestão mais simples e assertiva. Continue lendo para saber mais.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Preocupar-se com materiais, o prazo de entrega dos projetos ou durabilidade das estruturas é muito importante na construção civil. Apesar do conhecimento técnico ser fundamental para o negócio, outros pontos também exigem uma atenção especial.

Antes de erguer os andares de um prédio, é preciso uma boa base para que a construção seja sólida. Em uma empresa, esse alicerce são os processos financeiros e uma gestão assertiva. Assim, o negócio pode se manter firme para crescer e o empreendedor se preparar melhor para imprevistos. 

Uma das ferramentas que ajuda nesse processo é um ERP para construção civil. Um sistema de gestão integrada, como a Conta Azul Pro, permite o acompanhamento de vários processos e tarefas, como as movimentações financeiras, status dos contrato, consumo de suprimentos e rotinas contábeis. Também é possível emitir relatórios fáceis de entender, para ter uma visão geral das finanças do negócio. 

Em um só lugar, você monitora tudo o que precisa, com poucos cliques e de onde estiver. 

Continue lendo para saber como Conta Azul Pro torna o seu dia a dia mais simples. Boa leitura! 

ERP para construção civil

ERP para construção civil: por que é importante apostar em um sistema de gestão? 

O mercado da construção civil é bastante competitivo. Abrir uma empresa nessa área é saber que existe uma concorrência alta. Contudo, para se destacar, além da qualidade e boa produtividade, é preciso ter todos os processos - administrativos e operacionais - muito bem organizados. 

E é aí que entra o ERP para construção civil, um sistema de gestão integrada quesimplifica a organização financeira. Com ele, é possível automatizar demandas que tomam muito tempo, como a conferência das entradas e saídas, emissão de notas fiscais, e controle de insumos e das compras.

Isso permite a redução doo tempo gasto em algumas atividades que geralmente são feitas manualmente, aumentando a eficiência operacional do negócio e diminuindo a chance de erro humano.

Sem falar na possibilidade de realizar o inventário e monitorar as movimentações de estoque. Outra vantagem é controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos, evitando perdas e danos. 

Além do mais, um sistema de gestão online centraliza todas as informações do negócio e gera relatórios. Assim, toda a equipe tem acesso rápido a dados importantes e o gestor ganha um panorama de cada projeto e também do financeiro da empresa. 

Tudo isso resulta em tomadas de decisões assertivas e mais rápidas. O que é essencial para solucionar gargalos antes que se tornem desafios maiores. 

Como a Conta Azul Pro facilita a rotina dos gestores da área da construção civil 

A Conta Azul Pro é um ERP online que otimiza a gestão de empresas. Nele, é possível fazer o cadastro de clientes, emitir notas fiscais de projetos, fazer a cobrança automática e muito mais. 

Abaixo, listamos algumas das várias funcionalidades da Conta Azul Pro para a construção civil. Veja como aproveitar tudo que essa plataforma de gestão tem para oferecer.

1. Gestão dos custos por obra 

Uma obra envolve várias despesas. Além dos salários dos colaboradores, ainda tem o valor dos materiais, aluguel dos equipamentos, ferramentas, impostos etc. Sem falar que cada projeto tem suas particularidades e isso reflete também nos custos

O recurso centro de custo da Conta Azul Pro ajuda na para prestação de contas, pois detalha todos os gastos de cada projeto. Assim, é possível saber exatamente quanto foi  gasto em cada obra e repassar tudo para o cliente sem erros que poderiam gerar prejuízos. O que garante o controle financeiro e também dos orçamentos. 

2. Monitoramento das compras e do estoque  

Ao adquirir ferramentas, equipamentos ou qualquer outro item importante para a realização dos serviços, o fornecedor gera uma nota fiscal de entrada, que comprova a compra. Com a Conta Azul Pro, elas podem ser importadas automaticamente para o sistema, que sincroniza o inventário e o financeiro. 

Assim, o abastecimento e controle do estoque da sua empresa é garantido sem a necessidade de preencher planilhas ou fazer outras anotações manualmente. 

3. Monitoramento das contas a pagar e a receber  

Para que não haja discrepâncias nas contas a pagar e a receber, que resultam em multas por atraso e prejuízos financeiros, é preciso que todos os lançamentos sejam registrados e monitorados. É a partir daí que se garante a saúde financeira do negócio. 

Esse controle também diminui o risco de inadimplência. Até porque o próprio sistema envia lembretes para o cliente uma semana antes e no dia do vencimento, evitando que eles deixem de pagar por esquecimento.. 

A Conta Azul Pro oferece uma visão completa de todas as suas contas, fazendo com que o empreendedor saiba de onde o dinheiro está vindo e com o que está sendo gasto. Com essas informações, você pode criar um planejamento para reduzir custos e aumentar a rentabilidade da empresa, sem prejudicar o operacional. 

4. Cadastro dos fornecedores 

Essa funcionalidade possibilita que você mantenha um registro atualizado dos seus fornecedores. Informações como CNPJ/CPF e contato ficam armazenadas em um único lugar, que pode ser acessado facilmente.

O cadastro é feito automaticamente a partir das informações da compra, o que deixa tudo mais rápido. Outra vantagem é que você não perde tempo na hora de fazer pesquisa de preços e orçamentos. 

Caso precise comprar mais ferramentas para uma obra que está em andamento e não pode atrasar, é só procurar no sistema por aquela loja onde você comprou da última vez e ver o contato. 

5. Emissão dos relatórios 

É por meio dos relatórios que você vai ter essa visão geral de áreas importantes da empresa, que já citamos anteriormente. Eles mostram a trajetória de contratação dos serviços, o faturamento por clientes e outros dados.

Quando o dono de negócio tem acesso a informações de serviços anteriores, pode precificar de forma mais assertiva e fazer projeções. Assim, ele terá uma noção real do quanto precisa para cobrir as despesas e ter lucro.

A Conta Azul Pro emite vários tipos de relatórios. Alguns deles são:

  • Faturamento por cliente;

  • Relatório de despesas;

  • Giro de estoque;

  • Relatório de serviço;

  • Análise de recebimentos;

  • Análise de pagamentos.

ERP para construção civil

6. Integração com a contabilidade  

A Conta Azul pode ser integrada com seu contador. Basta que o profissional também use a Conta Azul Mais, plataforma de gestão para contadores. Com isso ele terá acesso fácil às informações contábeis da empresa.

Além de evitar o envio de dados delicados por e-mail o documentos impressos, essa integração com a contabilidade evita o extravio de informações e também agiliza o cumprimento de obrigações legais. Assim, os registros financeiros e o pagamento de impostos ficam em dia.

Com essa proximidade, o contador pode atuar como um consultor, já que terá um acesso mais completo às finanças do negócio. Este profissional ajudará a pôr em prática estratégias para manter a saúde financeira da empresa.

O uso de tecnologias facilitou muitas áreas de trabalho e, com a construção civil, não foi diferente. Como você viu neste texto, vários desafios podem ser evitados facilmente com o uso de um sistema de gestão integrada. 

Adotar o ERP online significa que você está prezando pela eficiência dos serviços oferecidos pelo seu negócio. Isso porque, como mostramos, os benefícios desta plataforma impactam positivamente na produtividade.

Que tal ver na prática como a Conta Azul Pro funciona? Clique aqui e experimente grátis! 

Leia mais

Faça agora a gestão financeira do seu negócio em um único lugar