ERP gratuito: o que é, para que serve e quais os melhores sistemas grátis

Sobre o que estamos falando?

  • O ERP gratuito é um software integrado com funcionamento na nuvem. Com ele, seus dados ficam armazenados 100% online, sem ocupar espaço na memória do seu computador;
  • As pequenas empresas podem se beneficiar de um ERP para diversas áreas do negócio, como financeiro, estoque e compras;
  • Com a Conta Azul, seu negócio pode contar com um ERP que entende suas necessidades e facilita o seu dia a dia, eliminando processos burocráticos.

Experimente grátis a Conta Azul!

Você está procurando um ERP gratuito para testar em sua empresa? Gostaria de ver os resultados incríveis em sua rotina de gestão?

Este post te ajudará a entender as vantagens de utilizá-lo e como usufruir sem custo!

Antes de qualquer investimento, é importante entender os benefícios de uma solução e o quanto pode agregar à gestão empresarial.

Por isso, veja o que é um ERP gratuito, explicações dos tipos encontrados no mercado e como começar hoje mesmo a testar gratuitamente: 

Continue a leitura!

O que é um sistema ERP gratuito?

ERP, sigla para Sistema Integrado de Gestão Empresarial em inglês, é um software que funciona em nuvem. Por isso, é possível acessá-lo de qualquer lugar e acompanhá-lo em tempo real via internet. Dessa forma, facilita a automatização de tarefas administrativas, contábeis e assim por diante.

Um ERP gratuito é  aquele que permite acesso às funcionalidades, por um período ou por tempo indefinido, sem custos.

No entanto, vale lembrar que mesmo nas versões pagas do sistema, ele não é um gasto, mas sim um investimento para a empresa. Isso porque os benefícios revertidos a ela em sua rotina são muitos, como você verá adiante.

Para que serve um sistema ERP gratuito? 

O ERP é um grande aliado das empresas. Em forma de software como serviço, como mencionado, ele oferece diversas funcionalidades para auxiliar a gestão.

Seja para fazer um teste antes de contratá-lo efetivamente ou por falta de fluxo de caixa para investir em novos processos, as opções gratuitas são bastante úteis.

Implementado na rotina dos negócios, o ERP ajuda tanto na organização de documentos e tarefas contábeis, como na gestão financeira, de equipes e clientes. Com informações claras e precisas, o gestor tem ciência de tudo o que acontece na empresa. 

Assim, torna-se mais fácil identificar gargalos para melhorar o custo-benefício das tarefas, bem como otimizar recursos. A gestão do tempo e de eventuais prazos que a empresa deva atender também se torna mais simples. 

É possível agendar rotinas contábeis para focar no que é estratégico para o crescimento do negócio. Com tudo disponível na nuvem, tanto o tomador de decisão quanto os times e a contabilidade parceira podem ter em mãos o que necessitam na hora.

Exemplos de empresas que podem usar sistemas ERPs gratuitos

Para você entender como as possibilidades de um ERP são grandes, abaixo mostratemos alguns tipos de negócios que podem usar versões simples e gratuitas ou mais completas e pagas:

Pequenas empresas

Pequenas empresas  podem se beneficiar de ERPs gratuitos com módulos como gestão de vendas, orçamento, documentos, NFs, compras, boletos e relatórios.

Aliás, a gestão de vendas integrada com o cadastro de produtos é excelente. Ela permite às PMEs, que às vezes têm equipes enxutas, ganhar tempo e agilidade no atendimento.

Exemplos: escolas,  imobiliárias, salões de beleza, serviço de alimentação em geral e lojas online de roupas. 

MEI

Um ERP gratuito pode ser uma excelente opção para o MEI que está começando. Isso porque o microempreendedor possui desafios específicos, já que costuma gerenciar todo o seu negócio sozinho.

Ao mesmo tempo em que busca outros clientes e cuida da entrega de seus produtos e/ou serviços, o microempreendedor deve gerenciar suas finanças às vezes por conta própria.

Se não tiver um sistema facilitador, ele pode se ”perder” na rotina administrativa. A longo prazo, isso pode até dificultar a continuidade do seu negócio.                   

Exemplos: maquiadoras, confeiteiras, pessoas que oferecem cursos pela internet e consultores em geral.                  

Transportadoras

Por lidarem com um grande fluxo de produtos, as transportadoras normalmente enfrentam desafios peculiares. Parte deles está no controle logístico, bem como na entrada e saída de lotes. Para isso, um ERP pode ser essencial, pois automatiza esse controle.

Por fim, vale ressaltar que, na hora de escolher um ERP, é preciso analisar um conjunto de fatores. Por exemplo, o quanto de facilidade e praticidade ele irá agregar diante das opções que existem no mercado?

Comece a utilizar gratuitamente o ERP da Conta Azul

Se até aqui você sentiu que um ERP pode fazer diferença, e deseja utilizá-lo durante um período de teste gratuito e pré-definido, conheça as opções da Conta Azul:

Teste grátis do ERP Conta Azul  para pequenas empresas

Se você tem uma pequena empresa ou escritório, o ERP Conta Azul pode oferecer uma série de utilidades reunidas em uma plataforma online de fácil navegação. É possível integrar o financeiro, a área fiscal e as vendas em um único local de maneira intuitiva e ainda emitir e automatizar o envio das suas notas fiscais - tudo isso integrado ao seu contador.

Com isso, as antigas planilhas podem ser substituídas, as contas a pagar e a receber são centralizadas e integradas com os bancos. Assim, você recebe em dia e não perde seus prazos, acompanhando a saúde financeira do seu negócio.

Para testar grátis o ERP Conta Azul  basta clicar aqui agora mesmo ou chamar um especialista para tirar suas dúvidas.

Teste grátis a Conta Azul Mais para contadores

Se você é um contador e deseja facilitar o acesso a dados financeiros do seu cliente, também pode contar com a ajuda de um ERP próprio para o setor.

Para utilizar o ERP Conta Azul Mais de forma gratuita, é preciso se cadastrar para ser um contador parceiro, ou então, chamar um Azul para saber mais sobre a plataforma.

A Conta Azul gera mais produtividade e tranquilidade para você e seu cliente! 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais dicas importantes para o seu negócio.

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar