Marketing

Entenda o que é conteúdo viral e como criar para o seu negócio!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 30/01/2024 | 10 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Conteúdos virais são iniciativas com grande potencial para alavancar a estratégia de crescimento de um negócio;
  • Em 2021, o banco Itaú viralizou com a propaganda de final de ano e chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter no dia seguinte, provando o como um conteúdo viral é positivo para um negócio;
  • A Conta Azul te ajuda a ganhar tempo para focar nas estratégias de conteúdos virais do seu negócio através de um sistema que otimiza tarefas manuais e burocráticas, simplificando as suas atividades por um preço justo!

Experimente grátis a Conta Azul!

Se você usa as redes sociais como Instagram, TikTok ou Facebook, com certeza já se deparou com algum post ou vídeo sendo compartilhado milhares de vezes, recebendo dezenas de comentários e curtidas. Isso é nada mais que um conteúdo viral. 

Esse tipo de conteúdo é feito estrategicamente, a partir de gatilhos mentais e outras técnicas para que as pessoas se identifiquem com o assunto e o mesmo se espalhe de forma orgânica através de compartilhamentos. 

Agora, já imaginou se esse post fosse do seu negócio? Quantas pessoas seriam impactadas por esse conteúdo e veriam a sua empresa de forma diferente? A ideia é genial, mas viralizar não é tão simples assim. Há muitos fatores envolvidos nessa estratégia.

Para contextualizar melhor o assunto e te ajudar na criação de conteúdos que vão ficar na cabeça dos seus clientes, acompanhe os seguintes tópicos:

Conteúdos virais são iniciativas com grande potencial para alavancar a estratégia de crescimento de um negócio;

O que é conteúdo viral? 

O conteúdo viral é exatamente o que o nome propõe, ou seja, um conteúdo que se espalha rapidamente e gera alto engajamento. 

Sabendo disso, podemos dizer que as principais características desse tipo de conteúdo são: quantidade de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos, atrelados à velocidade com que ele se populariza. 

O ponto positivo dessa estratégia de marketing é que o próprio público alvo divulga o conteúdo de forma orgânica. Assim, você economiza em anúncios pagos e pode direcionar essa verba para outras áreas do negócio, que irão contribuir para o seu crescimento.

Além disso, outros benefícios do conteúdo viral são: 

  • Aumenta a popularização da empresa;
  • Alcança novos públicos;
  • Torna os clientes atuais mais fiéis;
  • Tem um bom custo benefício;
  • Funciona com empresas de todos os tamanhos e segmentos;
  • Ultrapassa as fronteiras geográficas e leva com ele o nome do seu negócio;
  • Se destaca em meio a tantas outras informações.

Veja alguns exemplos de conteúdos que grudaram na cabeça das pessoas ao longo dos anos, a seguir! 

Exemplos de conteúdos que viralizaram ao longo dos anos

De tempos em tempos, campanhas e memes se tornam virais. Por exemplo, em 2021, com a chegada das vacinas no Brasil, um influenciador digital ficou muito conhecido após gravar um vídeo sobre a farmacêutica Pfizer. Logo depois, surgiram diversos memes sobre o assunto e os bordões do vídeo não saíram da boca das pessoas. 

Vamos relembrar alguns conteúdos que viralizaram dentro e fora da internet? 

Confira um conteúdo completo sobre como escolher um influenciador digital para o seu negócio.

“Compre Baton” 

Na década de 90, a marca Garoto criou uma propaganda onde uma menina vestida de ilusionista “hipnotizava” as donas de casa, com um chocolate Baton em um pêndulo, repetindo a frase “compre Baton, compre Baton, o seu filho merece Baton”.

Na época, ela funcionou como a marca queria: todas as crianças repetiam a frase. Assim, usando gatilhos mentais com tom de desafio, a campanha provocou na audiência a vontade de cumprir a ação, ou seja, de consumir o chocolate. 

Veja a propaganda aqui!

“Como uma garota”

A marca de absorventes descartáveis Always produziu uma série de vídeos com a hashtag #likeagirl, onde mulheres aparecem imitando comportamentos que teriam em determinadas atividades. Em seguida, algumas crianças também reproduziram as mesmas tarefas, mas com performances completamente diferentes. 

O intuito da marca era fortalecer o combate ao preconceito contra mulheres e acabou viralizando. O slogan “como uma garota” ficou tão conhecido que até hoje vemos estampado em camisetas a frase “lute como uma garota”, por exemplo.

Confira os vídeos aqui!

“2022 é feito com você”

Bebês são amáveis, e o Itaú sabe disso tão bem que suas propagandas sempre trazem eles como protagonistas. Em 2021, a estrela foi a menininha Alice, de 2 anos, que ficou conhecida no TikTok pela dicção quase perfeita.

Após lançar a propaganda de final de ano, o banco atingiu mais de 4,5 milhões de visualizações em apenas quatro dias. O conteúdo foi acessado de forma orgânica, ou seja, sem anúncio pago e chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter no dia seguinte.

Veja a propaganda.

“Não é assim uma Brastemp” 

Se você nunca usou o termo “não é uma Brastemp”, algo está errado! Após uma propaganda da marca de eletrodomésticos em 1991, surgiu a frase que não saiu da memória dos brasileiros. 

Em 2017, a marca homenageou o sucesso através de uma campanha digital, apresentando o novo slogan “Sem dúvida, Brastemp”. No vídeo, aparecem outras celebridades que também viraram memes, como a atriz Glória Pires e sua famosa frase “não sou capaz de opinar”. Um ícone atemporal, não é mesmo?

Confira a homenagem.

Como criar conteúdos virais para o meu negócio? 

Agora que você já sabe o que é conteúdo viral e relembrou alguns sucessos, chegou a hora de botar a mão na massa e criar o seu próprio. Vamos lá!

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais, como citados durante o texto, são estratégias que induzem os clientes a tomarem uma ação. Eles podem ser de desafio, autoridade ou reconhecimento, por exemplo. 

Para aplicá-los, é importante pensar em conteúdos alinhados com os valores da sua empresa. Ao sentir algum tipo de identificação, o público vai associar o nome ou a imagem do negócio a um sentimento, ou experiência que teve, fixando na memória. 

Temas relevantes

O seu conteúdo agrega algum valor aos clientes? Se você não tiver a resposta na ponta da língua, é melhor repensar sua estratégia! 

As pessoas compartilham o que acham interessante, engraçado ou se identificam. Para fazer com que o conteúdo atinja de fato o seu público-alvo, traga valor para o que você compartilha. Um bom exemplo é o caso já citado do perfil Esse Menino, que viralizou abordando uma pauta importante, como a vacinação, de forma bem humorada.

Humor

Quem não ama dar risadas? Existem pessoas que ficam horas rolando o dedo na tela e consumindo todos os memes disponíveis. Por isso, invista nessa técnica!

O humor tem grande potencial de se tornar viral pelo fato de se aproximar do público através das emoções. Os vídeos do canal Porta dos Fundos, por exemplo, são muito compartilhados por abordar temas relevantes com tom de ironia. 

Narrativa

As histórias têm valor sentimental e as pessoas amam compartilhá-las.

Conte a história de como você chegou aonde está ou como surgiu a ideia de criar o produto e/ou serviço que vende. Se houver identificação com o seu público, com certeza ele irá se engajar! Transmita uma narrativa convincente e que mereça ser compartilhada.

Em uma publicação patrocinada, a blogueira Bruna Vieira mostra através de um reels as principais escolhas que mudaram sua rotina para melhor, e em determinado momento do vídeo aparece o produto da marca patrocinadora. Confira aqui!

Efeito chiclete

Um bom exemplo de um conteúdo viral com efeito chiclete é a campanha da Nissan. Você se lembra da musiquinha “pôneis malditos, pôneis malditos, venha com a gente atolar”, não é mesmo?

Alguns conteúdos, como esse, parecem chicletes: grudam na nossa mente e não saem jamais. Essa é uma boa técnica para inserir nos seus conteúdos. Pense em músicas, repetição de palavras ou expressões que podem reforçar a ideia na memória do consumidor. 

Não se esqueça de compartilhar os conteúdos em mais de uma rede social, para que cada vez mais pessoas vejam suas campanhas!

Não sabe como usar as redes sociais para pequenas empresas? Aprenda aqui!

Não se esqueça de compartilhar os conteúdos em mais de uma rede social, para que cada vez mais pessoas vejam suas campanhas!

Para viralizar e crescer do jeito certo, conte com a Conta Azul!

Viralizar é bom, mas se o seu negócio não estiver pronto para o crescimento, as coisas podem desandar. Por isso, é importante contar com uma plataforma para acompanhar seus resultados e gerenciar todas as áreas da sua empresa em tempo real.

O ERP da Conta Azul foi feito para você, empreendedor, e possui todas as funções necessárias para oferecer uma boa experiência para o seu público.

Começando pela centralização do estoque, financeiro, emissão de notas fiscais e vendas em um só lugar. Com isso, assim que uma venda é feita, a baixa é dada automaticamente em todos os setores da empresa. 

Além disso, não existem informações desencontradas e confusas. Com a Conta Azul Pro, você tem acesso aos dados da sua empresa com poucos cliques e de onde estiver, de forma online e segura. Se preferir, pode fazer a gestão das vendas e estoque até mesmo pelo celular, com o App Conta Azul de Bolso.

Acompanhando as vendas à medida em que elas acontecem, você consegue:

  • Criar promoções direcionadas, com base nos produtos que seus clientes compram mais;
  • Analisar o desempenho das suas ofertas e ajustar o que for preciso;
  • Emitir notas fiscais de forma descomplicada, já que esse documento pode ser gerado e forma automática pelo ERP e enviado por e-mail para o cliente;
  • Agilizar a localização de informações e a resposta para o consumidor;
  • Gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisão;
  • Receber pagamentos por Pix Cobrança, boleto e cartão de crédito (via link) com a solução de cobranças da Conta Azul.

Está pronto para criar seu conteúdo viral e vender mais? A Conta Azul te ajuda nessa missão, otimizando as rotinas de gestão da sua empresa, liberando mais tempo para você investir em estratégias.

Não perca mais tempo! Clique aqui e experimente a Conta Azul Pro sem pagar nada.

Leia também