Entenda o que é amortização e como calcular

contabilidade.jpg

Realizar adequadamente a gestão financeira de uma empresa é fundamental para garantir resultados mais expressivos e uma competitividade cada vez maior. E é aí que entra o cálculo da amortização, garantindo que a empresa saiba exatamente o quanto vale e preparando o terreno para investimentos. Para isso, você deve saber o que é amortização e como calcular.

 

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

O que é amortização?

A amortização acontece quando um ativo intangível da empresa passa a perder valor ao longo do tempo, naturalmente se desvalorizando. Diferentemente do que acontece com a depreciação, em que o fator considerado é o uso à exaustão, referindo-se à eventual escassez de recursos, a amortização tem a ver com o tempo que a empresa passa em posse do investimento. Assim, o tempo de desvalorização é o tempo que levará para o ativo perder seu valor como investimento, precisando ser substituído para não prejudicar os resultados da empresa.

Como calcular a amortização?

Para calcular a amortização é preciso levar em consideração o tempo de vida útil do bem até que ele se desvalorize, assim como o valor do investimento. Imagine que o investimento em uma nova tecnologia custou 30 mil reais para a empresa. Esse investimento certamente trará benefícios, mas possui um tempo de amortização de 10 meses, período estimado para que essa tecnologia faça parte do mercado geral, levando à necessidade de um novo investimento.

Com isso, a amortização calculada consistirá no valor do investimento — no caso, 30 mil reais — dividido pelo tempo — nesse caso, 10 meses. Isso significa que a empresa deverá guardar cerca de 3 mil reais por mês para que, ao final do período, possa fazer um novo investimento.

Entretanto, caso a pretensão seja revender o ativo após algum tempo, será preciso retirar o valor da conta. Imagine que depois de 4 meses a empresa pretende vender essa tecnologia por 10 mil reais. Nesse cenário, o valor do ativo para amortização passa a ser de 20 mil reais, já que os outros 10 mil são valor residual, e o tempo passa a ser de 4 meses. Dessa forma, a amortização passa a ser de 5 mil reais por mês. Viu como não é nada complicado?

Quando calcular a amortização?

Vale lembrar que, como a amortização deve ser calculada apenas para bens intangíveis, deve ser feita nos casos de:

  • Patentes e intenções;
  • Marcas registradas;
  • Licenças;
  • Direitos autorais;
  • Benfeitorias;
  • Websites e softwares;
  • Tecnologia.

Quais as vantagens desse cálculo?

Especialmente para pequenas e médias empresas que precisam fazer investimentos de maneira precisa para se estabelecerem no mercado, a amortização traz vantagens como:

Dimensionamento correto do valor

Tendo em mente a desvalorização do bem ao longo do tempo, a empresa consegue calcular corretamente o valor nela contido. Isso evita a sensação de que o negócio é maior ou vale mais do que realmente vale, evitando erros que podem chegar a ser fatais.

Planejamento orçamentário otimizado

O cálculo da amortização também permite que se faça um planejamento orçamentáriomelhor, com a empresa se preparando corretamente para fazer novos investimentos. Isso impede que a organização se depare com a necessidade imprevista de ter que fazer um novo investimento que comprometa seu capital. Assim, aliado a uma gestão de custos eficiente, os resultados aparecem em forma de melhor desempenho.

Redução da carga tributária

Quando feita da maneira correta, a amortização também pode ser descontada do lucro da empresa, permitindo que o negócio pague menos impostos e, com isso, tenha melhores resultados.

Na ponta da língua que a amortização é a desvalorização natural do ativo intangível dentro de um determinado período de tempo e que seu cálculo leva em conta o valor do ativo e o tempo que ele levará para se desvalorizar? Então, mãos à obra!

Planilha Fluxo de Caixa Mensal  Com esta planilha você faz o controle mensal do caixa da sua empresa Baixar a planilha agora

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?