Vendas

Saiba como vender mais em fevereiro e turbinar seu negócio!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 30/01/2024 | 11 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • No início do ano, o volume de vendas tende a ser menor. Porém, você pode virar esse jogo explorando datas comemorativas de fevereiro para se diferenciar da concorrência;
  • O Carnaval é um exemplo de data que pode ser trabalhada durante o mês inteiro. Assim, criatividade, planejamento e organização são os processos-chave para você vender mais;
  • Pensou em vender mais, pensou Conta Azul! Conheça esse sistema de gestão fácil de usar, desenvolvido especialmente para empreendedores. Por um valor acessível, tenha uma empresa organizada do jeito que sempre sonhou!

Experimente grátis a Conta Azul!

“Como vender mais em fevereiro?” é a pergunta que muitos empreendedores se fazem nos primeiros meses do ano, já que o mercado está naturalmente menos aquecido. O volume de vendas nessa época é bem diferente se comparado com novembro e dezembro, quando o comércio está mais movimentado com as compras do final do ano. Mas, isso não significa que seu negócio não tem oportunidades para vender bem. 

Diferente do que se pensa, você pode conseguir bons resultados em fevereiro explorando outras datas comemorativas além do Carnaval. Isso porque, quando bem trabalhadas, te ajudam a faturar mais.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe: este conteúdo foi feito para você!

Continue a leitura para conhecer as principais datas comemorativas deste mês e confira dicas imperdíveis sobre como vender mais em fevereiro, nos seguintes tópicos:

entenda-como-vender-mais-em-fevereiro-com-6-dicas-imperdiveis

É possível vender mais em fevereiro? 

Você já reparou como os clientes costumam gastar menos nos primeiros meses do ano? Isso acontece porque as contas que chegam no começo do ano costumam ser bem salgadas, como é o caso do IPVA, da matrícula escolar e da fatura do cartão, que chega com a conta das compras de fim de ano ou daquela viagem de réveillon

Mas não é por causa disso que você vai desanimar e deixar de lado as suas estratégias de vendas, já que as pessoas podem estar mais apertadas, mas não deixam de consumir em fevereiro.

Não é à toa que, em 2021, mesmo com o cancelamento do Carnaval, alguns setores registraram crescimento, como supermercados, móveis, eletrodomésticos e veículos. Os números foram divulgados em uma pesquisa do G1. 

Seja qual for o seu setor, com criatividade, planejamento e organização, é possível atrair clientes e faturar mais em fevereiro. Veja, a seguir, algumas datas que podem ser usadas no seu negócio para atrair os consumidores e melhorar seus resultados. 

Principais datas para vender em fevereiro 

 

Dia Mundial Contra o Câncer

Desde 2008, o Dia Mundial Contra o Câncer é comemorado no dia 4 de fevereiro. Trata-se de uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) para orientar a população sobre a importância de prevenir a doença e fazer exames regularmente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirugia Oncológica, 72,5% dos portadores da doença são sedentários. Além disso, a má alimentação e o excesso de peso aumentam as chances de desenvolvimento do câncer de endométrio, mama e estômago. Isso significa que incentivar a prática de esportes e alimentação saudável é fundamental para a saúde.

Negócios que trabalham com bem-estar, nutrição, venda de alimentos saudáveis e até academias podem aproveitar essa data para conscientizar o público e oferecer seus produtos e/ou serviços como formas de melhorar a qualidade de vida e evitar problemas. 

Carnaval

Neste ano, o Carnaval será comemorado entre 26 de fevereiro e 1° de março e, sem dúvidas, é a data mais forte para as empresas no segundo mês do ano. Porém, em 2022, devido ao aumento dos casos de Covid-19, mesmo com a vacinação em curso, várias cidades não irão promover as tradicionais festas e blocos de rua.

A dica então é pensar em estratégias para quem vai curtir o feriado em casa ou fazer pequenas reuniões com os amigos e familiares mais próximos. A oportunidade é boa para quem trabalha com delivery ou comércio varejista, e que oferece produtos como fantasias e decorações. 

Distribuidoras de bebidas que entregam em casa, empresas que trabalham com aluguel de equipamentos de som e buffets são alguns exemplos de negócios que podem aproveitar essa ideia da “festa de Carnaval em casa” para vender mais.

Dia do Esportista

O Dia do Esportista é comemorado em 20 de fevereiro e é um prato cheio para as empresas que vendem itens para esportes e também negócios da área da Saúde. 

Uma dica é fazer parceria com atletas que sejam influenciadores digitais da sua região para divulgar as ofertas. Vale também dar aquela forcinha para quem deseja começar a praticar esportes. Seu negócio pode fazer isso oferecendo kits completos de produtos, por exemplo:

  1. Kit futebol: chuteira, meião, calção e camisa do clube do coração;
  2. Kit corrida: tênis, meia, boné ou viseira;
  3. Kit academia: camiseta dry-fit, shorts e luvas protetoras;
  4. Kit esportes radicais: skate ou patins, capacete, joelheira e cotoveleira.

Dia do Livro Didático

Livrarias, papelarias, sebos e lojas virtuais que atuam no ramo podem aproveitar essa data, comemorada no dia 27 de fevereiro, para vender mais. Uma possibilidade é oferecer descontos e promoções diferenciadas, como combos de livros e materiais escolares. 

Lembre-se que muitos pais ainda estão comprando material e livros para o início do ano escolar. Portanto, além de ser uma data comemorativa, o Dia do Livro Didático pode ser estratégico para conseguir um bom ticket médio. 

Outra sugestão é apostar em um sistema de delivery. Assim, pelo WhatsApp, o cliente escolhe tudo que precisa, faz o pagamento online e recebe em casa.

Confira os feriados nacionais de 2022 clicando aqui

entenda-como-vender-mais-em-fevereiro-com-6-dicas-imperdiveis1

Como posso vender mais no mês de fevereiro?

 

1. Ofereça produtos relacionados com o período

Dê destaque aos itens relacionados com datas comemorativas de fevereiro. Se você tem uma loja física, capriche na personalização da vitrine, especialmente para o Carnaval.

Se você vende produtos naturais (na internet ou em um ponto de venda), que tal apostar naqueles que amenizam a ressaca da folia? Inclusive, o Dia da Ressaca é comemorado no mesmo mês, no dia 28 de fevereiro.

São várias as possibilidades para vender mais em fevereiro! O mais importante é ter criatividade e estratégia para aproveitar as datas e fazer um “gancho” com os seus produtos e/ou serviços. 

2. Crie ofertas personalizadas 

Para faturar nessa época, é preciso criar ofertas alinhadas com o período. Comece escolhendo quais datas, além do Carnaval, fazem sentido para sua empresa em fevereiro. Depois, planeje como serão essas ações. Tente fazer projeções de vendas e faturamento para entender se o investimento vale a pena. 

O ideal é que esse processo seja feito com antecedência, de preferência ainda no final do ano anterior. Mas se você ainda não começou, tudo bem! Inicie agora o planejamento do seu calendário de datas comemorativas e tenha controle sobre as entradas e saídas.

Por falar em ofertas, nada te impede de aproveitar o mês de fevereiro para fazer uma queima de estoque! Baixando os preços de alguns produtos que ficaram por aí depois do Natal, você pode atrair consumidores e dar rotatividade para os itens restantes.

Confira um passo a passo para montar seu planejamento estratégico!

3. Disponibilize vantagens para quem já é cliente

É muito mais fácil vender para aqueles clientes que já conhecem a sua empresa do que conquistar um novo público, concorda? Quando você disponibiliza condições especiais para sua clientela fiel, as chances de fechar vendas são bem maiores!

Alguns exemplos de vantagens exclusivas são:

  • Preços diferenciados para clientes antigos;
  • Horário diferenciado de atendimento;
  • Parcelamentos maiores;
  • Mais tempo para pagar a primeira parcela;
  • Compre e ganhe ou descontos progressivos.

4. Invista em parcerias com fornecedores e empresas não concorrentes

Uma boa parceria comercial é capaz de aumentar seu faturamento não apenas em fevereiro, mas no ano inteiro. Afinal, se ela é positiva, você pode estender o contrato pelos próximos meses. 

Para isso, comece fazendo uma lista das possíveis empresas que seriam interessantes para divulgar ou vender seus produtos e/ou serviços. Veja também a possibilidade de contratar influenciadores digitais que combinam com o estilo da sua empresa. Te ajudamos a escolher o influenciador ideal aqui!

Já com os fornecedores, você pode negociar descontos e prazos maiores de pagamento em alguns itens, conforme a necessidade de reposição do seu estoque. 

Monitore as suas vendas de onde estiver com o App Conta Azul de Bolso. 

5. Facilite o pagamento das vendas

O início do ano costuma ser bastante corrido para muita gente. Pensando nisso, que tal facilitar a forma como seus clientes pagam o que compram no seu negócio? 

Um bom exemplo, e que você pode inserir como uma facilidade para o seu cliente, é usando o link de pagamento, que pode ser enviado por WhatsApp. Assim, o cliente consegue finalizar a compra com poucos cliques e pelo celular, sem precisar de maquininha ou se deslocar até sua empresa.

Outra opção é o Pix Cobrança, que o cliente pode pagar lendo um QR Code ou usando um código Copia e Cola também pelo celular. 

Bônus: Compartilhe conteúdos interessantes nas redes sociais

Tão importante quanto divulgar suas ofertas é compartilhar conteúdos relevantes para os clientes. De acordo com o ramo do seu negócio, pense em publicações que possam ser interessantes para o público neste período. 

Se você tem um restaurante, pode criar posts dando dicas para comemorar o Valentine’s Day – uma delas pode ser um jantar romântico, por exemplo.

Quer vender mais o ano inteiro? A Conta Azul pode ajudar!

Cada mês do ano tem suas particularidades, e não é por causa disso que você vai deixar de aproveitá-lo para vender mais e melhor, certo? Com organização, planejamento e monitoramento das vendas, é possível faturar alto o ano inteiro!

Acompanhando as suas vendas, você consegue saber quais são os produtos ou serviços mais e menos vendidos, quais são os meses mais aquecidos e as formas de pagamento mais utilizadas. Saiba mais sobre a função aqui!

Caderninhos? Planilhas? Para que esse controle seja eficiente, você precisa contar com a tecnologia. Com o ERP Conta Azul, as informações tanto de estoque e vendas quanto de financeiro, fluxo de caixa e contabilidade são integradas em um único local.

Em 2022, a Conta Azul vem com mais novidades, como:

  • Visão da competência, com todos os lançamentos criados, suas datas e valor total;
  • Rateio por centro de custo ou categoria, onde você pode criar um lançamento e dividir conforme suas necessidades;
  • Cadastro da data prevista para recebimentos. Assim, você se programa melhor;
  • Renegociação de contas. Caso um cliente não faça o pagamento na data correta ou acumule parcelas, você pode fazer esse ajuste, incluindo mais prestações, novo vencimento e juros;
  • Escolha das condições de pagamento (parcelado, à vista ou cobrança recorrente).

Venda mais o ano inteiro com a Conta Azul. Clique aqui para experimentar gratuitamente!

Leia também