Contabilidade

Encontre um contador para sua empresa

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura | ← voltar

Encontre um contador para sua empresa: veja dicas e diretório

Um recurso para a eficiência da gestão e não um mero cumprimento de obrigações fiscais e tributárias. É dessa forma que a contabilidade deve ser vista em uma empresa. Mas como fazer dela uma verdadeira parceria do seu sucesso? Este artigo traz informações úteis para que você encontre um contador que lhe auxilie no crescimento do negócio.

Por que preciso de um contador?

Em todas as fases do negócio, não faltam razões para recorrer aos conhecimentos e à experiência de um contador. E não se engane pensando que esse profissional só é útil em grandes organizações. Na realidade das micro e pequenas empresas, onde a estrutura é enxuta e tempo é artigo de ouro, essa ajuda pode ser ainda mais relevante.

Pense na abertura da empresa, quando documentos precisam ser apresentados, um planejamento estratégico e uma previsão orçamentária estabelecidos e decisões que irão repercutir no seu futuro devem ser tomadas. Você se dedica à operacionalidade do negócio e ainda precisa se preocupar com tudo isso?

Vá um pouco além e relembre de todas obrigações para manter o negócio funcionando, tudo aquilo que gira em torno de impostos e folha de pagamento, apenas para ficar em dois assuntos que costumam deixar empreendedores de cabelos brancos. Como cumprir com tudo isso sem se desligar das demais atividades?

E na hora de tirar a empresa do vermelho, ou quem sabe partir para investimentos, seja na expansão das atividades ou novos projetos, a quem recorrer para calcular custos, analisar cortes, promover ajustes e projetar o valor da empresa?

Perceba com esses exemplos que, seja qual for o momento em que sua empresa se encontra, é sempre válido ter o suporte de um contador, profissional mais afeito aos números e com vivência de sobra para sugerir as melhores práticas de gestão.

Mas fique atento: a existência de um contador na empresa, integrando o time de colaboradores ou prestando auxílio terceirizado (cenário mais comum nas pequenas empresas), não exime o empreendedor de sua responsabilidade. Você precisa conhecer seus custos e despesas, adotar o controle financeiro, monitorar os dados e munir a contabilidade com o máximo de informações.

O que um contador deve ter

Quando você pensa em contratar serviços de contabilidade, quais tarefas vêm à mente? Preencher documentos legais, atender às leis fiscais, realizar o balancete, atualizar o registro da empresa e organizar a folha de pagamento são atividades tradicionais.

Mas ao buscar esse suporte profissional para o seu negócio, encontre um contador que vá além da imagem convencional de alguém que só cuida dos impostos, ainda que faça isso muito bem. E por que recomendamos isso?

É claro que essa tarefa é fundamental e permite à empresa atuar em conformidade com a legislação – o que resulta em segurança e tranquilidade ao empreendedor com o bônus da economia de tempo. Mas o seu potencial é bem mais amplo, podendo ser um verdadeiro provedor de soluções. Vamos entender melhor detalhando algumas habilidades esperadas dele:

Abordagem integral das finanças da empresa

Realizar os cálculos que você precisa, mas não deseja e tampouco tem habilidade para fazer. É só isso que espera do seu contador?

Saiba que, enquanto ele lança receitas e despesas e promove operações matemáticas, há uma estratégia em andamento, cujo objetivo é avaliar a situação financeira da empresa e, a partir dessa análise, instruir o empreendedor quanto às decisões que precisa tomar para dar ao negócio os melhores rumos.

Se você está errando na condução da empresa e seus equívocos resultam em menos dinheiro no caixa, se o seu preço de venda é baixo e achata a sua margem de lucro, se compra mal e há perdas no estoque, tudo isso exige uma reorganização que passa, inegavelmente, pela análise do contador sobre as suas finanças.

Esse é um passo básico a esperar da contabilidade na empresa: não importa qual seja a atividade exercida, o contador deve ser o seu aliado para reduzir despesas e otimizar recursos, atacando cada centro de custos – o que terá reflexos positivos no faturamento.

Abertura a novas tecnologias

Um contador que incentiva o uso de planilhas assim o faz porque elas são boas ferramentas de controle. Mas lembre que é você quem irá atualizar as informações e que o processo manual, além de um tanto entediante, está mais sujeito a erros.

Para qualificar sua gestão, nada melhor do que ser apresentado ao que há de mais moderno, sem deixar de ser fácil, intuitivo e eficiente. Sistemas que funcionam online e de forma integrada permitem ampliar o controle sobre as finanças, sendo acessados por diferentes plataformas, gerando relatórios e fornecendo informações vitais para a tomada de decisões na empresa.

O contador que trabalha com esse tipo de solução ou orienta seu uso mostra-se aberto às novas tecnologias que tão bem podem fazer para a gestão de uma empresa.

Atualização constante quanto a leis e normas

As leis evoluem, seus textos são atualizados e, com as mudanças, aquilo que era considerado ideal para a sua empresa perde tal condição facilmente. Esse tipo de situação é mais comum quando envolve impostos e suas alíquotas.

Você, como empreendedor, deve buscar todo conhecimento possível sobre assuntos relacionados com a sua atividade, mas é claro que não deixará de lado as tarefas operacionais para monitorar o Diário Oficial da União, não é mesmo?

Aqui, temos uma relação de confiança: você não delega a função ao contador e a ignora por completo, mas precisa ter a segurança de que qualquer atualização na legislação será comunicada e acompanhada de orientações sobre possíveis ajustes para atendê-la.

Conhecimento sobre seu nicho de atuação

Cada empresa tem suas particularidades. Um escritório de contabilidade que atenda a negócios de atividades diversas precisa conhecer em cada um deles tudo aquilo relacionado ao processo produtivo que cause efeitos diretos na gestão.

As suas despesas fixas e variáveis não são as mesmas daquelas encontradas em outra empresa atendida pelo seu contador, da mesma forma que acontece com seus custos diretos e indiretos. A capacidade de lidar bem com esses detalhes e prover o negócio das melhores soluções a ele aplicáveis é uma qualidade esperada da contabilidade.

Encontre um contador na ContaAzul

Em vários artigos aqui no blog da ContaAzul, você irá ler que o contador é seu amigo. Não é por acaso que reiteramos essa afirmação. Com acesso à sua vida empresarial e financeira, ele é um porto seguro em marés revoltas ou favoráveis, estendendo uma mão para amparar e a outra para apresentar uma solução.

Apostando nessa ideia e acreditando que sua empresa tem muito a ganhar com esse auxílio especializado, apresentamos o diretório de contadores da ContaAzul. Essa seção reúne os melhores profissionais do Brasil, permitindo encontrar o parceiro ideal para o seu negócio, com nome, endereço e demais contatos, filtrando por estado e município.

Através do diretório, é possível até mesmo enviar uma mensagem diretamente ao escritório de sua preferência de forma rápida e fácil.

Agora que já conhece as razões para buscar esse apoio profissional para a sua empresa, que tal dar seguimento a essa ideia e fazer um contato? Sua gestão tem muito a ganhar.

E você, também tem uma boa dica para encontrar um contador? Comente!

Leia também