Gestão do Negócio

Três grandes empresas que começaram como startups

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Três grandes empresas que começaram como startups

Uma startup é criada sempre em um cenário de incertezas e poucos recursos. O que a diferencia de uma pequena empresa é seu objetivo: para uma startup, o céu é o limite.

Algumas das maiores empresas do mundo começaram como startups, com pouquíssimo dinheiro e muito risco. Tropeçaram, erraram, adaptaram e cresceram. Muito! Através da inovação e dedicação ganharam espaço no mercado.

Confira a história de três startups de grande sucesso e saiba como pode aplicar a estratégia de crescimento delas no seu negócio.

Netflix

Quando a startup foi lançada, em 1997, parecia uma ideia insana. Alugar DVDs por e-mail (originalmente era esse o conceito da Netflix) parecia um absurdo. Por que esperar por um pacote quando você poderia simplesmente ir à locadora mais próxima e alugar o filme? Hoje a empresa vale bilhões, é referência no mundo inteiro e revolucionou a forma que as pessoas vêem televisão.

A primeira etapa da Netflix traz importantes lições sobre logística para um novo empreendedor. Jim Cook, um dos fundadores da startup, afirma que passou dias em uma agência do US Post Office (os Correios dos Estados Unidos), observando e fazendo perguntas para entender como funcionava o sistema e como ele poderia otimizar a entrega de DVDs. Com a pesquisa, ele percebeu que o melhor seria usar um pacote fino e leve, que seria mais rápido e mais seguro. Foram ao todo 150 versões do pacote, até chegar ao definitivo.

Outra lição fundamental quando analisamos o sucesso da Netflix está na questão da adaptação. Quando a banda larga se popularizou e as TVs começaram a ganhar dispositivos que as ligavam à internet, a empresa não hesitou em mudar radicalmente a sua forma de distribuição de conteúdo, passando (gradativamente, a princípio) da mídia física para a online.

Google

Gigante. Não existe outra palavra que defina melhor o que o Google é hoje. O maior site da web, a maior empresa de tecnologia. O tamanho e onipresença do Google são tão incríveis que é difícil de imaginar que ele começou como uma startup. E, aliás, a partir de uma ideia que parecia longe de ser inovadora: um sistema de busca, quando já haviam dezenas na internet.

A grande lição que o Google nos traz é como uma ideia já existente pode ser destrinchada a ponto de se tornar revolucionária. O Google não era simplesmente mais um sistema de busca, mas ele procurou modificar a forma como as pessoas navegam na internet, por isso foi um sucesso.

PayPal

O grande ensinamento que a história do PayPal nos traz é o seguinte: não se prenda a sua ideia inicial. Uma startup deve trazer um modelo de negócios dinâmico e o empreendedor deve estar extremamente atento aos sinais dos seus consumidores. Mudanças bruscas de direção não devem ser evitadas, pelo contrário, se elas apontam para solucionar os problemas do seu cliente elas devem ser desejáveis.

Bem no início de sua trajetória, a empresa pretendia fornecer uma espécie de carteira digital para dispositivos portáteis. Rapidamente, consumidores começaram a usar o serviço como forma de transferir dinheiro em negociações do eBay. Não era a ideia inicial dos fundadores, mas eles souberam se adaptar aos sinais do cliente. Hoje, o PayPal é a maior empresa de transferência de dinheiro na internet, mesmo não sendo um banco ou tendo uma grande instituição financeira inicialmente em sua retaguarda.

Sabemos que estas empresas não são mais consideradas startups e sim líderes em seus nichos de atuação. Tornar a sua startup gigante pode não ser o foco, mas as dicas são válidas para você aprender, se destacar e crescer. Inovar, melhorar o que já existe e se adaptar são formas de alavancar qualquer negócio!

Leia também