Vendas

Como a sua empresa pode ganhar dinheiro no YouTube

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura

B-416-ganhar-dinheiro-no-YouTube-istock.jpg

Ganhar dinheiro no YouTube não é só para empreendedores digitais e freelancers, tampouco uma oportunidade restrita ao público jovem. Você talvez ainda não tenha pensado nisso, mas pequenas empresas podem faturar tanto ao oferecer conteúdo quanto ao investir em publicidade na plataforma. 

O potencial do YouTube para negócios

O fenômeno do Youtube, assim como outras plataformas online de conteúdo em vídeo, segue o movimento realizado há alguns anos por sites e, depois, por blogs e redes sociais. Basta observar a cronologia dos fatos.

Quando as empresas se deram conta de que era na internet que estavam as melhores oportunidades de divulgação, criar um site corporativo tornou-se obrigatório. Poucos anos depois, foi preciso rever a estratégia, pois era através de blogs que iriam atrair potenciais clientes e, pelas redes sociais, interagir com eles.

Agora, está em curso uma nova mudança no marketing digital e ela aponta para o direcionamento do tráfego na internet para plataformas de vídeos, em especial o YouTube, que é líder incontestável nessa área.

Sites, blogs e todo o tipo de mídia social continuam em alta, mas uma série de pesquisas sugere números que permitem afirmar que o futuro do marketing em pequenas empresas está nos vídeos. Veja só estes dados:

  • O YouTube é o segundo maior site de buscas do mundo, ficando atrás apenas do Google
  • São mais de um bilhão de usuários na plataforma de vídeos
  • O YouTube é também a segunda marca mais influente do Brasil, novamente atrás do Google
  • O número de canais que faturam R$ 100 mil ou mais no YouTube cresce 50% ao ano
  • Os investimentos em anúncios em vídeo cresceram 23% em 2016, alcançando 10 bilhões de dólares
  • Mais da metade das visualizações na plataforma ocorrem em dispositivos móveis
  • Entre os que acessam via smartphones, a preferência (63%) é por vídeos profissionais, com conteúdos de marcas
  • Até 2020, 82% do tráfego de internet deve se concentrar em vídeos, com a publicação de um milhão de minutos de conteúdo por segundo.

As informações acima tem origem em divulgações feitas pelo próprio YouTube e de diferentes pesquisas conduzidas pela Cisco, Ipsos Marketing, Vidyard e Research Reds.

Por que sua empresa precisa estar no YouTube

Veja pelos dados que acabamos de apresentar que o crescimento no uso da plataforma de vídeos é mesmo impressionante, tanto nos acessos quanto no faturamento gerado a partir disso.

Embora tudo seja bastante significativo, talvez você ainda não entenda bem por que deve marcar presença no YouTube, afinal, está à frente de uma pequena empresa. Então, vale um exemplo para deixar clara a importância de construir a sua estratégia.

Vamos supor que você tenha uma confeitaria. Criar um blog para escrever artigos e dar dicas sobre as suas saborosas receitas pode agradar, mas um vídeo é incomparável. Ao mostrar o que faz e como faz, você definitivamente mexe com seu público. É de dar água na boca.

Está certo que comida sempre tem um apelo grande, mas qualquer segmento pode oferecer conteúdo útil e relevante. Exemplos disso não faltam. Para comprovar, pesquise no próprio YouTube e veja canais de sucesso liderados por empreendedores, alguns até com vídeos que superam um milhão de visualizações.

Mas você nem precisa de tudo isso. Basta acertar naquilo que seu público-alvo gostaria de ver e deixar aquele gostinho de quero mais. Pense no vídeo como uma degustação do que você pode oferecer, transmita uma mensagem que agregue valor ao cliente e que o motive a procurar a sua empresa.

Se fizer tudo direitinho, aos poucos os resultados vão aparecer, os clientes vão comentar sobre a sua presença online, suas dicas vão estar nas rodas de conversa e a velha, mas ainda eficiente propaganda boca a boca fará a sua parte – tanto nas redes quanto no mundo offline.

3 maneiras de ganhar dinheiro no YouTube

Há basicamente três caminhos para uma empresa ganhar dinheiro no YouTube, e isso independe de ela já ter anos no mercado ou ser uma estreante. Vamos saber mais sobre cada uma delas.

1. Publicando conteúdo próprio

É necessário adequar a estratégia à estrutura disponível. Se houver orçamento para criar um canal de vídeos no YouTube, será ótimo. Certamente, o retorno tende a vir mais rápido com material exclusivo. Mas considere que oferecer conteúdo relevante e de qualidade, o que inclui imagem e som, pode exigir um investimento além da sua capacidade.

2. Apresentando vídeos de parceiros

Um dos segredos para ter um canal de sucesso no YouTube é a regularidade das publicações. Mas se você encontra limitações para produzir vídeos próprios, pode divulgar conteúdos de parceiros. Valem as mesmas regras de uma parceria no mundo offline, envolvendo fornecedores e outros estabelecimentos com os quais mantém relação.

3. Fazendo publicidade paga

A sua empresa pode ganhar dinheiro no YouTube mesmo sem produzir conteúdo, mas veiculando comerciais via Google Adsense antes e durante a exibição de vídeos. O custo não é impeditivo e você pode escolher os conteúdos aos quais quer vincular sua publicidade a partir do estudo dos hábitos e interesses do seu público.

6 dicas para elaborar a sua estratégia

Para aumentar as chances de a sua empresa ganhar dinheiro no YouTube, confira agora dicas valiosas para elaborar a sua estratégia.

1. Publique

Um vídeo por semana é o ideal, mas os resultados tendem a começar a aparecer após seu canal ter pelo menos 50 conteúdos. Em média, as empresas costumam criar 18 novos vídeos por mês. Lembre que o YouTube valoriza a recorrência ao apresentá-los ao usuário.

2. Varie o conteúdo

Dicas são o ponto alto das suas publicações, certamente. Mas vale apostar em outros formatos, como entrevistas e até depoimentos de clientes e parceiros.

3. Veja a concorrência

Observe o que aquele que disputa o mercado com você está fazendo no YouTube. O fato de ele fazer sucesso não significa que não haja espaço para sua empresa também. Diferentemente do mundo offline, ali o cliente consome ao mesmo tempo em locais diferentes.

4. Use legendas

Você se surpreenderia com a quantidade de pessoas que assistem aos vídeos no YouTube sem som. Em outra rede social, o Facebook, mais da metade dos usuários têm esse hábito, talvez por questões de privacidade. Então, recorra às legendas.

5. Interaja com seu público

Não ignore os comentários no vídeo, sejam eles positivos ou não. Essa socialização fomenta uma relação de proximidade que é própria das pequenas empresas.

6. Case as estratégias

Por falar em interação, não esqueça de divulgar o conteúdo do YouTube em outras plataformas, como no seu blog e nas redes sociais que utiliza com estratégia corporativa.

Considerações finais

Neste artigo, falamos sobre o avanço dos conteúdos em vídeo na internet e de táticas para ganhar dinheiro no YouTube.

Como foi possível ver, não dá para ignorar o potencial dessa ferramenta para atrair clientes, gerar visibilidade à empresa, conceder autoridade a ela no assunto e, por fim, refletir positivamente na sua imagem e no faturamento.

Essa é uma boa oportunidade de qualificar a sua estratégia de marketing digital. Se você começar agora e as previsões se confirmarem, quando os vídeos dominarem a internet, você já será uma referência no assunto. 

A sua empresa já teve alguma experiência com a divulgação através de vídeos? Comente!

Leia também