Gestão do Negócio

Empreendedorismo: Lições que só se aprendem na prática

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Recentemente fizemos um guia aqui no nosso blog sobre como Encantar um Cliente, veja e baixe o guia: 

Empreendedores têm um segredo para o sucesso: sua capacidade de se avaliarem honestamente. Eles refletem sobre os resultados de suas decisões e agem com disciplina para corrigir erros.

Além dessa disciplina e do espírito empreendedor, é vital que um empresário entenda a importância da aprendizagem — e, se você quer contribuir para a sua, importantes colocações sobre empreendedorismo e educação estão em como empreender: educação como ferramenta. Assim, um bom empreendedor deve saber que a teoria é muito importante e é imprescindível fazer investimentos em cursos de qualificação. Entretanto, existem algumas lições que só se aprendem na prática. Quer aprender quais lições são essas e otimizar suas habilidades empreendedoras? Acompanhe!

Nem sempre o cliente tem razão

Desde o primeiro dia de trabalho é dito que “o cliente tem sempre razão”. Espera-se que seja possível agradar cada cliente, mesmo quando eles estão de forma clara e dolorosamente errados. Esta máxima, na prática, pode fazer um desserviço grave para você, seus colaboradores ou seus clientes. Dê a seus clientes o benefício da dúvida, mas não à custa da dignidade de membros de sua equipe.

Lembre que tempo é dinheiro

O capital, os clientes, as ideias: todos esses recursos você pode, potencialmente, ganhar mais. O tempo, no entanto, é a única mercadoria que você sempre terá em uma quantidade limitada. Uma maneira de garantir que você otimize ao máximo o seu tempo é atribuir um valor em dinheiro por hora para as suas tarefas.

Invista em um bom marketing

Quando se fala em marketing é importante saber que não é um investimento barato. A verdade é que marketing barato pode fazer sua marca parecer barata. Conteúdo de baixa qualidade, anúncios baratos e falta de investimento em SEO podem poupar dinheiro em curto prazo, mas os danos que fazem à reputação da sua marca podem durar muito mais tempo. Veja as nossas dicas de marketing digital para pequenas empresas:

Terceirize serviços quando possível

Se você não tem pessoal para compartilhar a carga de trabalho, considere a terceirização. Na prática, muitos empresários acham que a contratação de um assistente reduz significativamente o tempo necessário para gastar em tarefas rotineiras, liberando-os para focar em tarefas geradoras de receita.

Construa sua marca pessoal, bem como a marca da sua empresa

Muitos empreendedores cometem o erro de enfatizar a construção da marca da empresa e se tornarem omissos quanto construção da sua marca pessoal. No entanto, a sua marca pessoal irá diferenciá-lo de seus concorrentes, dar-lhe autoridade e credibilidade em seu campo, além de permanecer com você no caso da sua empresa experimentar o fracasso.

Trabalhe com o que você gosta

O equilíbrio trabalho-vida é algo que muitos empreendedores buscam. Quando você está apaixonado pelo que faz, e quando você busca a felicidade, tanto a sua própria como a de seus empregados, o trabalho não é apenas algo que você faz para financiar a sua “vida real”. Ele se torna infinitamente mais agradável e significativo, reduzindo imensamente suas chances de odiá-lo.

Contrate pessoas mais espertas que você

Dura realidade: haverá sempre pessoas que são melhores do que você. Se você tiver sorte o suficiente para encontrar essas pessoas, contrate-as. Concentre-se nas coisas que você desempenhe melhor, e dê-lhes a liberdade de fazer o mesmo.

Analise o que é melhor para seu cliente

Especialmente quando você está apenas começando um negócio, é fácil ser pego fazendo o que os outros lhe dizem ser a “melhor maneira” de fazer algo. O problema é que “eles” não sabem quem são os seus clientes. Use as melhores práticas como um ponto de partida, mas se adapte para atender as necessidades específicas do seu negocio e de seus clientes.

Não fique parado

Planejamento e elaboração de estratégias têm papéis importantes dentro de um negócio. Mas chega um momento em que você tem que fazer. Às vezes você tem que seguir a citação “é melhor fazer alguma coisa imperfeita do que não fazer nada perfeitamente”. Paralisia da análise ou simplesmente a falta de capacidade de executar um plano irá sufocar o crescimento, a inovação e o progresso em qualquer negócio, mesmo que a recompensa para o trabalho desempenhado não venha imediatamente. As pessoas de sucesso fazem o trabalho, porque eles sabem que ele tem que ser feito, e essa capacidade é o que separa as pessoas de sucesso de pessoas mal sucedidas.

A estrada para o sucesso não é tão difícil. Porém, exige disciplina e honestidade. Se você rigorosamente praticar estes passos simples, sua chance de sucesso será muito maior.

Aproveite e se inspire nesse vídeo:

E agora que você já tem ótimas instruções para alavancar seu lado empreendedor, é hora de colocar em prática. Ainda tem alguma dúvida ou quer compartilhar uma dica ou relato de sua expêriencia empreendedora? Deixe seu comentário!

Recentemente fizemos um guia aqui no nosso blog sobre como Encantar um Cliente, veja e baixe o guia:

Leia também