Empreendedorismo

5 podcasts sobre empreendedorismo feminino

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O empreendedorismo feminino está ligado à criatividade e liderança de mulheres conduzindo negócios e vem crescendo cada vez mais. Dados do IBGE apontam que cerca de 9,3 milhões de empresas brasileiras são lideradas por elas.
  • Para as mulheres que desejam empreender, têm vários podcasts de empreendedorismo feminino com boas dicas, além de falarem de temas diversos e pouco citados, como envelhecimento e preconceito no mercado de trabalho.
  • Confira como a Conta Azul pode ser a ajuda ideal para mulheres que querem empreender com autonomia e com todas as informações em um só lugar.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O que acha de aprender dicas incríveis com podcasts de empreendedorismo feminino?

Segundo dados de uma pesquisa do IBGE divulgados pelo SEBRAE, cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil.  

Aliás, o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o principal levantamento sobre empreendedorismo no mundo, apontou na última edição (em 2018), que o Brasil ficou em sétimo lugar, dentre 49 países, na proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais (os que têm menos de 42 meses).

Então, se você está buscando informações sobre esse assunto, veja as dicas que preparamos e as indicações de podcast de empreendedorismo feminino.

podcasts-sobre-empreendedorismo-feminino-2

Entenda o conceito do empreendedorismo feminino 

O que é empreendedorismo feminino? Esse termo se refere aos negócios criados e gerenciados por mulheres. 

É possível dizer também que ele está relacionado às lideranças femininas em empresas, projetos e iniciativas. Sempre que uma mulher idealiza ou administra uma ação, com impacto social e econômico, ela faz parte do grupo de mulheres empreendedoras.

Se você se identifica nesse perfil, conhecer histórias de pessoas que já passaram por isso e buscar conteúdo inovador sobre o assunto são formas de inspiração. Veja a seleção de podcasts que separamos:

5 podcasts de empreendedorismo feminino 

  1. Negócios para elas

Os episódios do “Negócios para elas” mesclam empreendedorismo feminino, criatividade, inovação e outros assuntos de interesse das mulheres.

É possível encontrar dicas sobre vendas on-line, desafios do home office, empreendedorismo com propósito e colaboração.

    2. As perennials

Conduzido por duas jornalistas, Fernanda Ribeiro e Natália Dornellas, o podcast de empreendedorismo feminino “As perennials” funciona de maneira descontraída. Em tom de conversas, traz conforto e a impressão de estar em uma mesa com amigas próximas. 

O programa traz convidadas para falar de assuntos do mundo feminino e trata sobre temas pouco comentados entre as mulheres, como o envelhecimento. 

    3. Mamilos

O podcast “Mamilos” é apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis e lida com diferentes assuntos, desde o impacto e a pressão das redes sociais, até empatia e saber como lidar com medos e receios.

O nome é uma alusão a falar de assuntos “de peito aberto”, ou seja, encarando temáticas que às vezes são consideradas difíceis de debater.

   4. Bom dia, Obvious

Comandado por Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa da Obvious, agência de conteúdo, o “Bom dia, Obvious” não é só um podcast de empreendedorismo feminino, mas sim uma produção que aborda conversas abertas sobre assuntos da atualidade como saúde mental, autocuidado, carreira, relacionamentos e muito mais.

    5. Girlboss radio

Girlboss radio”, com Sophia Amoruso, permite ter contato com as experiências de mulheres líderes. Ele traz um debate sobre os desafios de ter um negócio e as dificuldades do percurso, sejam pessoais ou profissionais.

Um bate-papo sincero, que aborda ainda um pouco do preconceito que as mulheres podem sofrer no mercado.

A importância do empreendedorismo feminino na atualidade 

Agora que você já conhece alguns podcasts de empreendedorismo feminino, já parou para pensar no quão  relevante é esse assunto?

Além de movimentar a economia, trazendo criatividade e agregando diversidade ao mercado de trabalho, o empreendedorismo feminino ajuda no desenvolvimento da sociedade, gerando oportunidades e melhores condições para as mulheres.

Em muitos casos, os negócios também podem ser aliados a uma função social importante. Através da geração de empregos e renda, transformam vidas e dão autonomia para muitas mulheres sem renda própria.

Assim, tanto do ponto de vista econômico, quanto social, o empreendedorismo feminino é de extrema importância na atualidade. Além disso, pode despertar redes colaborativas de trabalho, que entregam muitas vezes oportunidades a quem antes jamais imaginava tê-las.

podcasts-sobre-empreendedorismo-feminino

A Conta Azul apoia o empreendedorismo feminino no dia a dia

A Conta Azul oferece uma solução totalmente segura, em nuvem, que automatiza e simplifica as tarefas do dia a dia. Com isso, auxilia na gestão financeira do seu negócio, no controle e também na parte fiscal e contábil.

Assim, você se organiza melhor para não perder prazos, otimizar processos, gerar relatórios em poucos cliques e a ter acesso às informações do seu negócio sempre que precisar. Por meio do nosso ERP, você, empreendedora, consegue liberar tempo em uma rotina que muitas vezes já é agitada e cheia de desafios.

As principais funcionalidades e benefícios disponibilizados são:

  • Fluxo de caixa;

  • Controle de finanças;

  • Controle de vendas;

  • Controle de estoque;

  • Emissão de notas fiscais;

  • Integração com a contabilidade;

  • Agendamento de rotinas contábeis;

  • Relatório de despesas;

  • Relatório de clientes;

  • Giro de estoque;

  • Faturamento por cliente.

Assim, é possível descobrir e acompanhar como anda a saúde do seu negócio, organizá-lo e fazê-lo crescer ainda mais. 

Gostou de conhecer os  podcasts de empreendedorismo feminino? Que tal experimentar gratuitamente a Conta Azul e tê-la como aliada na sua gestão? 

 

Leia também