Empreendedorismo 2017: ideias de negócio promissoras para realizar seu sonho

Ideias de negócios lucrativos

Quem tem o sonho de se tornar empreendedor pode colocá-lo em prática no próximo ano. A perspectiva de o Brasil dar passos rumo à recuperação econômica é uma boa razão para isso. Mas se você não sabe em qual segmento investir, este artigo traz algumas ideias de negócios lucrativos que são apostas interessantes para 2017.

DRE Gerencial do ContaAzul: Comece agora

8 ideias de negócios lucrativos

No início de outubro, comunicado do Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve a previsão de retração na economia brasileira para 2016, mas identificou sinais de retomada do crescimento para o próximo ano. A notícia é animadora não apenas para o governo e investidores, como também para aqueles que desejam ter seu negócio próprio. Se você está entre eles, confira oito tendências empreendedoras para 2017.

Negócios sustentáveis

Assim como a preocupação com o meio ambiente cresce nos discursos políticos em todo o mundo, também os negócios passam a explorar cada vez mais as ações sustentáveis. A oferta de fontes alternativas de energia é uma dessas tendências, movimentando diferentes empresas, com portes variados, direta e indiretamente.

Em 2020, segundo previsão da consultoria americana Tech Cast, os negócios sustentáveis devem movimentar cerca de 10 trilhões de dólares em todo o mundo. Mas já foi dada a largada para as boas oportunidades.

Saúde valorizada

Com o setor de nutrição, acontece movimento semelhante ao do meio ambiente. Cada vez mais, as pessoas se interessam pelo assunto e procuram alternativas que ofereçam mais saúde no prato. Serviços de alimentação destinados a públicos específicos ganham força. E a boa notícia é que esse é um campo farto a explorar, com inúmeras alternativas e possibilidades de inovar.

Também no esforço por mais saúde, em complemento à alimentação, a atividade física tem se modernizado para atender às demandas de um público de tempo escasso. A dica de negócio lucrativo para esse setor pode estar nos aplicativos para smartphones que permitem monitorar exercícios e medir calorias, entre outras funções.

Vaidade masculina

Que toda mulher quer se sentir bonita, todo mundo já sabe. E a concorrência nesse setor é altíssima. Por isso, quem busca ideias de negócios próprios para investir pode voltar suas atenções ao público masculino: sim, eles andam cada vez mais vaidosos.

Uma tendência para 2017 é apostar no mercado de cosméticos para homens, com produtos especialmente pensados para eles. Há alguns anos, o Brasil ocupa o segundo lugar em faturamento neste setor e o os números positivos só crescem.

Soluções para os veteranos

Se você ainda não percebeu, seus pais e avós passam bem longe daquela falsa ideia de velhinhos sentados no sofá. Quando a aposentadoria chega, há algum conforto financeiro e muito tempo livre e disposição para viver.

Essa energia toda dá ao público da terceira idade um potencial consumidor impressionante. Eles querem viajar, se vestir bem, experimentar novas emoções e ter muita saúde. Qual solução você quer oferecer a eles em 2017?

Jovens no foco

Falamos do público experiente, mas e os mais jovens? O que eles desejam? Diversas pesquisas têm deixado algumas pistas: eles gostam de ofertas e descontos, valorizam negócios socialmente responsáveis e são majoritariamente acessados por mídias sociais.

Muitas vezes vistos como o futuro, eles já são o presente. E o empreendedor que for criativo ao oferecer produtos e serviços para a chamada geração Millennials tem tudo para sair ganhando.

Quer um exemplo? Que tal um negócio de venda de artigos de moda sustentável a preços baixos pela internet? Esse é um modelo de empresa que atende às três dicas relacionadas ao comportamento jovem que acabamos de citar.

Online sem limites

Há uma curiosidade que é quase uma certeza para quem iniciar um negócio em 2017: em algum momento, o mundo virtual fará parte da sua empresa. O comércio eletrônico já não é mais uma tendência, mas uma realidade que só cresce - e assim deve ser no próximo ano.

Mas as possibilidades do meio online vão muito além da revenda de produtos. A oferta de serviços remotos vem se tornando cada vez mais atrativa, especialmente envolvendo consultoria e treinamento. Como cresce o número de empresas adeptas do home-office, a capacitação não presencial se torna um mercado promissor.

Amigos bichos

As pessoas, de modo geral, amam bichos. E esse amor só vem crescendo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2015, o setor faturou R$ 18 bilhões e, para 2016, a expectativa é de elevar esse número em 6,7%.

A quantidade de produtos e serviços voltados aos bichos de estimação cresce a cada ano. O que começou com serviços de banho e tosa, roupas, acessórios e produtos de beleza, evoluiu para hotéis, pet sitter (que cuida dos animais em suas casas) e dog walker (que passeia com eles).

Na onda da tecnologia, também crescem as soluções em aplicativos para dispositivos móveis voltados aos pets. Para quem tem uma boa ideia, não é difícil iniciar um negócio lucrativo.

Franquias de baixo custo

Conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 7,9% no primeiro semestre do ano, na comparação com 2015. Além do bom momento, iniciar uma empresa que já conta com um modelo de negócio sólido e uma estratégia bem definida reduzem o risco de falência.

É claro que também há pontos fracos, como a pouca flexibilidade e a quase impossibilidade de inovar, mas é possível abrir a sua empresa com um investimento inicial a partir de R$ 1 mil apenas.

Outro ponto interessante é que há opções para todos os gostos e bolsos. Muitas das tendências listadas neste artigo aparecem também entre as possibilidades de franquia. Se gosta da ideia, encontre o seu negócio preferido no site da ABF.

Planeje seu negócio próprio

As tendências de negócios lucrativos para 2017 certamente vão além dos oito exemplos que trouxemos aqui. O que deve ficar claro é que o próximo ano pode ser uma excelente oportunidade para se tornar empreendedor, mas nada acontece sem planejamento. Para encerrar, vamos deixar algumas dicas para que possa concretizar esse sonho com segurança.

  • Tenha a certeza de que você tem o perfil empreendedor
  • Conheça a realidade do mercado em que deseja apostar
  • Reúne informações e organize o seu plano de negócios
  • Saiba como formalizar e quanto custa abrir sua empresa
  • Capacite-se, pois nunca se sabe tudo antes de começar
  • Avalie contar com um sócio experiente ou o auxílio de uma consultoria
  • Separe as finanças pessoais do negócio e tenha capital de giro
  • Não espere retorno imediato para o seu investimento.

Como abrir uma empresa? Passo a passo para tirar as ideias do papel  Preparamos um guia para descomplicar o processo de abertura do seu negócio Baixar o guia agora

E você, em qual das ideias de negócios lucrativos pretende apostar em 2017? Comente!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente
novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>