Skip to main content

Como emitir nota fiscal em São Paulo em 5 passos

Sobre o que estamos falando?

  • Para emitir nota fiscal de serviço em São Paulo, você deve ter seu cadastro na prefeitura, acessar o sistema da nota fiscal, no site da Nota do Milhão, e realizar todos os procedimentos de emissão;
  • Você pode simplificar esse processo utilizando o emissor de nota fiscal da Conta Azul. Conta com mais rapidez e praticidade, além da integração com o controle financeiro da empresa.

Experimente grátis a Conta Azul!

Como Emitir Nota Fiscal Em São Paulo Em 5 Passos? Quer saber como emitir nota fiscal em São Paulo de forma rápida e prática? Siga estes 5 passos e regularize suas vendas.

Você sabe como emitir nota fiscal em São Paulo para ficar em dia com o governo?

Hoje, felizmente, a maioria das empresas já está adaptada à emissão de nota fiscal eletrônica para produtos e serviços.

O processo é vantajoso porque é mais rápido, reduz custos com impressões e aumenta a confiabilidade nas notas fiscais, além de agilizar sua emissão e permitir a integração com o financeiro da empresa.

Para entender como isso funciona, é só conferir nosso guia rápido de como emitir nota fiscal em São Paulo.

Siga a leitura e simplifique a emissão das suas notas fiscais.

Como emitir nota fiscal em São Paulo de acordo com seu negócio

Para entender como emitir nota fiscal em São Paulo, você precisa conhecer os tipos de documentos existentes e quais se adequam ao seu negócio.

Basicamente, existem três principais tipos de nota fiscal:

  • Nota Fiscal de Produtos Eletrônica (NF-e): é o documento eletrônico emitido por empresas que comercializam produtos físicos por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de cada estado, relacionada ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Mercadorias e Serviços (ICMS). 
  • Nota fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e): é o documento eletrônico emitido por prestadores de serviços por meio da prefeitura, relacionado ao Imposto sobre Serviços (ISS).
  • Nota fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e): é a nota do varejo que é emitida para o consumidor final, que está substituindo o cupom fiscal em todo o país e requer o uso do SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos).

Logo, a emissão de notas fiscais de produtos é de competência do estado, enquanto as notas fiscais de serviços são emitidas pela prefeitura de São Paulo.

Em ambos os casos, o processo já pode ser realizado pela internet: basta possuir uma Senha Web ou certificado digital e obter acesso aos sistemas do governo.

Quem deve emitir nota fiscal em São Paulo?

Todas as empresas que comercializam produtos e serviços em território nacional devem emitir notas fiscais na grande maioria dos caso, para garantir o controle tributário.

No entanto, há algumas exceções, como é o caso do MEI (Microempreendedor Individual), que não tem obrigação de emitir nota fiscal para pessoa física — somente para pessoa jurídica.

Da mesma forma, o documento é opcional para autônomos que não possuem CNPJ e prestam serviços para pessoas físicas.

Em São Paulo, a Secretaria da Fazenda divulga a lista de atividades que exigem a emissão de NF-e de acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Em relação à NFS-e, a obrigatoriedade vale para todas as empresas prestadoras de serviço, que podem ser MEIs, pessoas jurídicas de vários portes ou pessoas físicas (autônomos).

Como emitir nota fiscal de produtos em São Paulo

As condições para emitir nota fiscal de produtos (NF-e) no Estado de São Paulo podem ser consultadas na Portaria CAT 162/2008.

Para emitir os documentos eletrônicos, as empresas devem obter autorização na Secretaria da Fazenda e adquirir um certificado digital que valide sua identidade online.

Além disso, precisam de um programa emissor de notas, que pode ser comprado de empresas privadas ou baixado do site da SEFAZ.

Como é um processo mais complexo, de competência estadual e que depende das operações de cada empresa, vamos focar este artigo na emissão de notas fiscais de serviços.

Como emitir nota fiscal de serviços em São Paulo

Se você quer saber como emitir nota fiscal de serviços em São Paulo, não terá dificuldades, pois o processo é bastante simples na capital.

Siga o passo a passo e amplie seus negócios.

1. Faça seu cadastro na prefeitura
Antes de acompanhar como emitir nota fiscal em São Paulo, você precisa se cadastrar e obter acesso ao sistema da prefeitura.

No caso das empresas de pequeno, médio e grande porte, é preciso adquirir um certificado digital (como o e-CNJP) e solicitar o desbloqueio da senha na Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico.

Já os MEIs e pessoas físicas devem possuir registro no CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários) com um código de serviço válido e solicitar o desbloqueio da Senha Web na Secretaria Municipal da Fazenda.

2. Acesse o sistema da nota fiscal
Depois de obter sua senha, você já pode acessar o site da Nota do Milhão e clicar em “Acessar o sistema”.

Há também a opção de acessar o ambiente pelo celular, baixando os aplicativos disponíveis da Play Store e App Store.

Então, é só preencher seu CPF ou CNPJ e a senha ou escolher a opção de Certificado Digital logo acima dos campos principais.

3. Escolha a opção para emitir a nota fiscal
Na página inicial do sistema, você terá diversas opções no menu lateral, como configurar seu perfil, verificar a opção do Simples Nacional, acessar guias de pagamento, entre outras funções.

Para emitir sua nota fiscal, basta escolher a opção “Emissão de NFS-e”.

Lembre-se que você poderá consultar esse documento mais tarefa na “Consulta de Notas”.

4. Preencha todos os dados da NFS-e
O primeiro dado que você deve preencher na sua NFS-e é o CPF ou CNPJ do tomador de serviços.

Na página seguinte, é provável que os dados da empresa destinatária estejam preenchidos automaticamente — caso contrário, basta inserir as informações de razão social, endereço, e-mail, etc.

Depois, você deverá preencher os campos obrigatórios como a descrição dos serviços, valor total da nota, data de vencimento, entre outros, dependendo da sua atividade.

É comum que o campo “Discriminação dos serviços” seja utilizado para especificações do serviço ou dados bancários do prestador.

5. Confira os dados e emita sua nota
Com todos os campos obrigatórios preenchidos, revise todas as informações da nota.

Vale ressaltar que o campo “ISS retido pelo tomador?” é preenchido automaticamente de acordo com seu código de atividade, e que o campo “Substituição de RPS por NFS-e” deve ser usado por quem emite recibos provisórios.

Se tudo estiver correto, é só clicar em “Emitir” para visualizar sua NFS-e pronta e enviar para quem quiser.

Como emitir nota fiscal com a Conta Azul

Agora que você sabe como emitir nota fiscal em São Paulo, vai gostar de conhecer a solução digital da Conta Azul para agilizar esse processo.

Com a nossa plataforma online de gestão de negócios, você consegue emitir suas notas fiscais eletrônicas para produtos e serviços com muito mais rapidez e praticidade, além da integração com o controle financeiro da empresa.

O emissor de NF-e da Conta Azul, por exemplo, é melhor que o emissor do governo porque automatiza e centraliza as rotinas da sua empresa em um só lugar, emitindo as notas fiscais a partir dos dados cadastrados no sistema e integrando com o fluxo de venda e contas a receber.

Já a função de emissão de NFS-e oferece a vantagem de integrar suas notas com as vendas, recebimentos e fluxo de caixa automaticamente, sem precisar repetir os dados.

Além disso, todos os processos são integrados à sua contabilidade, facilitando o acesso do contador aos documentos fiscais.

Assim, você garante a regularidade da sua empresa junto ao governo e organiza suas finanças sem perder tempo com burocracia.

Conheça Conta Azul

contaazul.com

© 2023 Conta Azul ® Todos os Direitos Reservados