Sebrae e Sefaz-MA prometem continuidade do Emissor Gratuito de NFe

Emissor gratuito da Sefaz MA é online

 

O número de empresas afetadas com o fim do emissor gratuito de Notas Fiscais eletrônica tem mobilizado instituições.

A Secretaria da Fazenda do Maranhão divulgou nota em seu site confirmando que, a partir de 1º de janeiro, assumirá e dará continuidade ao emissor de NF-e originalmente desenvolvido pela Sefaz de São Paulo e utilizado em todo o Brasil. Neste post, você vai aprender como funciona o emissor gratuito da Sefaz MA e vai saber mais sobre o Novo Emissor Gratuito de NFe, uma alternativa online para pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional.

Emita Notas Fiscais de sua empresa dentro de um sistema de gestão para evitar erros

Como usar o emissor gratuito da Sefaz MA

No finalzinho de 2016, uma notícia pegou de surpresa micro e pequenos empresários em todo o país. E ela atende pelo nome de emissor gratuito da Sefaz MA. Ao contrário do que vinha sendo anunciado desde abril, o aplicativo para emissão sem custos da nota fiscal eletrônica (NF-e) não será mais descontinuado, mas a sua atualização mudará de estado.

A expectativa é de que o software continue a ser compatível com empresas que vendem mercadorias em todos os estados do país, além do Distrito Federal -- onde, aliás, o emissor funciona tanto para empresas que vendem mercadorias quanto para as que vendem serviços.

Segundo o órgão, o aplicativo já está aos cuidados do seu Corpo Técnico de Tecnologia da Informação e uma versão de testes está disponível. A proposta é que usuários instalem em seus computadores e realizem os testes de validação em todos os comandos e menus do programa que foi atualizado.

O teste é importante para que o gestor verifique a operacionalidade do sistema, identificando se ele atende às suas necessidades ou se deve buscar outras soluções disponíveis no mercado ou de desenvolvimento próprio.

Para facilitar a ambientação com o novo emissor, a Sefaz MA disponibilizou ainda um manual que orienta os contribuintes quanto ao uso. Entre as recomendações, está a necessidade de adicionar o emissor NF-e na lista de exceções de sites no navegador, para que o aplicativo possa ser executado no computador.

Tanto a versão de testes, quanto o manual e a futura versão de produção podem ser acessados na página dedicada à NF-e no site do órgão.

O comunicado da secretaria informa ainda que a iniciativa de assumir o emissor gratuito atende a milhares de solicitações de empresas que utilizavam a solução desenvolvida pela Sefaz SP.

Ela assegura que, a partir de 1º de janeiro, o emissor gratuito da NF-e (versão 3.10.86) será continuado e constantemente atualizado com as notas técnicas que forem emitidas pelo ENCAT, órgão nacional que reúne coordenadores e administradores tributários estaduais.

Se você utilizava o aplicativo gratuito da Sefaz SP e deixou para a última hora a busca por uma solução, a dica é que experimente a versão disponibilizada pelo órgão maranhense e veja se ele resolve suas demandas.

Além da NF-e, o emissor é utilizado também para o lançamento do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Entendendo o Emissor Gratuito do Sebrae

O& Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) já havia se manifestado que o fim do emissor gratuito prejudicaria os pequenos empreendedores, principalmente os MEIs e os enquadrados no Simples.

Agora, nos primeiros dias de 2017 e expirado prazo proposto pela Secretaria da Fazenda de São Paulo para a descontinuação de seu emissor de NFe, a SEFAZ SP declara uma parceria com o Sebrae,  o qual terá o código fonte do software emissor para distribuição e atualização do emissor gratuito.

Até o momento de publicação desse post, não está definido o prazo em que o Sebrae disponibilizará o arquivo atualizado. (atualizaremos quando houver maiores informações)

Entenda o vai e vem do emissor gratuito

Foram oito meses de indefinição quanto à emissão gratuita de NF-e. Em 18 de abril, o órgão paulista anunciou que o aplicativo que realiza a operação sem custos, desenvolvido por ela e oferecido desde 2006, não poderia mais ser baixado a partir do primeiro dia de 2017, tampouco receberia atualizações.

Em justificativa, o órgão paulista alegou que o sistema era pouco utilizado, já que 92,2% das notas eletrônicas eram geradas por sistemas próprios. Em contraponto, pesquisa da ContaAzul junto a empreendedores identificou que 73,3% deles ainda utilizavam a ferramenta gratuita.

Os principais atingidos pelo anúncio da Sefaz SP foram aqueles que emitem poucas notas por mês, já que o programa não é recomendado para empresas que tiram um volume elevado de notas, por exigir redigitação de cada campo toda vez que um documento fiscal é lançado.

Junto à divulgação do comunicado de descontinuidade, a secretaria orientou os empresários que buscassem alternativas, já que havia tempo hábil de encontrar a melhor solução até a indisponibilidade do aplicativo se confirmar. E quando o assunto emissor gratuito da Sefaz já estava encerrado, surgiu a iniciativa do órgão maranhense.

Por um lado, essa é uma ótima notícia para os atrasados ou descontentes com a nova solução que adotaram. Por outro, sempre haverá aquele que gostava muito do aplicativo, mas decidiu investir em um novo depois de abril, sem esperança de que a ferramenta poderia continuar. Para esses, especialmente se houve gastos, a surpresa talvez não tenha sido tão positiva assim.

Nota fiscal é mais fácil com sistema de gestão

Embora sejam a maioria dos usuários do emissor gratuito da Sefaz, as pequenas empresas têm bons motivos para buscar alternativas ao uso de um software emissor. O ContaAzul é um sistema de gestão 100% online para pequenas empresas com emissor de nota fiscal integrado e recursos suficientes para atender tanto quem vende produtos quanto serviços.

Quem já é cliente e tem planos com acesso a notas sabe que é possível realizar essa operação com muito mais facilidade por ter um cadastro de clientes e de produtos totalmente integrado ao processo de emissão de nota fiscal. A partir do cadastro das vendas, você pode criar lançamentos financeiros de contas a receber, além de usar recursos de cobrança, como boleto bancário, por exemplo.

As notas emitidas ficam armazenadas e podem ser consultadas em poucos cliques, tanto o arquivo XML da nota quanto o PDF do Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). O ContaAzul emite notas fiscais de mercadorias e de serviços (para mais de 100 cidades) e tem ainda funcionalidades de controle de estoque.

Se sua empresa ainda não é cliente ContaAzul, experimente agora.

Se já é cliente mas ainda não usa todos os recursos de emissão de notas, saiba mais.

Alternativa de emissor de NFe gratuito

Para ajudar o pequeno empresário que ainda não está preparado para dar esse passo de melhoria de gestão mas precisa tirar notas fiscal de suas vendas, a ContaAzul oferece, desde outubro de 2016, um novo emissor gratuito de NFe, usado por milhares de empresas desde então (compatível apenas com certificado digital A1).

O investimento da empresa para criar e disponibilizar ferramentas gratuitas online está alinhado com o seu propósito de contribuir para aumentar as oportunidades de sucesso dos empreendedores brasileiros, com apoio de contadores.

Considerações finais

Chegando ao final deste artigo, o resumo que fica é que você poderá continuar emitindo suas notas fiscais eletrônicas de forma gratuita e online, seja qual for o caminho escolhido. Para a sua decisão, nada melhor que testar as ferramentas disponíveis, lembrando que disponibilizar a NF-e é mais que uma obrigação, pois representa vantagens para o seu negócio.Notas fiscais: tudo o que você precisa saber  Preparamos uma semana especial com webinars gratuitos sobre nota fiscal.  Aproveite para tirar todas as suas dúvidas: da emissão à gestão financeira. Assista agora

O que você achou da volta e continuidade do emissor gratuito da Sefaz? Comente!

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>