Essencial

Emissão de Boleto Bancário: Saiba Como Funciona

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 12 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • O boleto bancário é uma forma de cobrança com taxas normalmente menores às do cartão de crédito;
  • É importante que o gestor conheça o processo de emissão deste documento antes de implantá-lo na empresa;
  • Todas as informações básicas sobre boleto bancário podem ser encontrado no conteúdo abaixo.

Experimente grátis a Conta Azul!

O boleto bancário é uma boa oportunidade para o empreendedor profissionalizar seu processo de cobrança. Taxas mais baixas, recebimento em até 3 dias úteis (o que não acontece com o cartão de crédito, em alguns casos), facilidade para o cliente e segurança são algumas vantagens.

A emissão desse documento pode ser feita automaticamente por meio de diversas ferramentas digitais. No entanto, eventualmente o empreendedor terá de emitir um boleto de forma manual e, para isso, precisará entender vários detalhes.

Neste conteúdo, separamos tudo o que você precisa saber sobre emissão de boleto bancário. Veja também porque esse documento precisa ser registrado junto aos bancos e instituições financeiras.

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

Emissão de boleto bancário

O que é boleto bancário?

O boleto bancário é um título de cobrança emitido por pessoas físicas, pessoas jurídicas e bancos, o qual possui um código de barras e um código numérico, além de valor e data de vencimento.

O boleto é emitido pela empresa que fez a venda por meio de uma instituição financeira, que fica responsável por intermediar a operação. O banco então recebe o valor do documento e envia à conta bancária do beneficiário.

Vale lembrar que este documento pode ser emitido em modelo avulso ou em formato de carnê. Em qualquer um dos casos, é composto por campos específicos, que garantem que o valor pago chegue ao destino final. Apesar de ser bem estruturado, ainda costuma despertar dúvidas sobre o preenchimento das informações.

Continue lendo para entender melhor este processo.

Aprenda a gerar um boleto bancário

Como funciona o boleto bancário

A geração do boleto bancário para cobrança pode ser feita a partir do momento em que o empreendedor habilita uma conta corrente para esse fim. Você pode tanto ir presencialmente em uma agência bancária) ou baixar o aplicativo de algum banco e se cadastrar.

Assim que você habilita a geração de boletos junto ao seu banco, a emissão é feita de forma diferente para cada instituição. Porém, em praticamente todas elas você pode gerá-lo de forma digital, poraplicativo de celular ou no site do banco, usando um  computador ou notebook.

A pessoa física ou jurídica que cobra (cedente) identifica o cliente (sacado) e estabelece um prazo para o pagamento, que é a data de vencimento.

Já o pagamento pode ser feito de diferentes maneiras. Para clientes que possuem conta bancária, há múltiplos canais de atendimento.

Além da boca do caixa em uma agência, há os terminais de autoatendimento, internet banking  e aplicativos para celular.

Casas lotéricas, agências dos Correios com Banco Postal e correspondentes bancários de maneira geral também recebem o pagamento e são opções para quem não tem conta em banco

Uma vez quitado, o valor é debitado em um prazo fixado pelo banco. Sua empresa, que emitiu o boleto, tem controle sobre quais documentos estão em aberto e quais foram pagos, facilitando a organização de processos de revisão de inadimplentes e liberação de mercadorias, por exemplo.

O boleto bancário é emitido no valor da compra e geralmente com uma taxa pequena de operação. A partir do momento do pagamento, o dinheiro é creditado nas contas da sua empresa em até 3 dias úteis.

Tipos de boleto

Como falamos, existem duas modalidades de boletos – avulso e recorrente. Ambas são registradas, diferente do que acontecia até o final de 2018, quando era possível emitir boletos sem registro. Sobre esse ponto, falaremos mais à frente.

Boleto avulso

O boleto avulso é aquele que as empresas emitem no dia a dia. É um documento que permite cobrar um pagamento, uma compra à vista, em apenas uma operação.

Sim, há empresas que parcelam compras no boleto. No entanto, formal e tecnicamente falando, não existe esse parcelamento. Os documentos dessa operação são avulsos, não ligados diretamente como cobranças da mesma compra.

Boleto recorrente (carnê)

O carnê é o nome da sequência de boletos de uma venda dividida em prestações ou dos valores de uma assinatura. Esse tipo de documento é utilizado em cobranças recorrentes. Em sua origem, o termo carnê está associado a pagamento de consórcios, empréstimos ou compras parceladas, como de móveis.

Boleto sem registro: por que não existe mais? 

A emissão do boleto sem registro foi extinta em 2018, mas o processo de proibição deste tipo de cobrança se iniciou bem antes, em 2015. Isso aconteceu como forma de modernizar o sistema de cobrança brasileiro, aumentar a segurança e reduzir a ocorrência de fraudes.

Ao usar um boleto sem registro, a empresa não informava ao banco quem pagaria pela cobrança. Valores e o prazo de vencimento também não eram identificados. Essas informações também podiam ser alteradas a qualquer momento, sem controle ou mapeamento pela instituição bancária.

A única vantagem do boleto sem registro era que as taxas só seriam cobradas quando o pagamento fosse compensado. Só que toda essa flexibilidade reduzia o controle que havia sobre a operação. Isso dava margem para fraudes e cobranças indevidas.

Portanto, atualmente, apenas os boletos registrados podem ser emitidos, o que é fundamental para segurança de todos os envolvidos no processo. Esse novo formato ajuda o empreendedor a ter uma boa gestão financeira, já que é possível verificar os recebimentos com mais facilidade os recebimentos e monitorar a inadimplência.

Como emitir boleto bancário

A emissão de um boleto bancário, como visto antes, você precisa ter uma conta em uma instituição bancária. A partir daí, gerar esse documento depende do banco ou da plataforma digital que é utilizada para cobranças.

No entanto, há 6 passos comuns em todas as operações de emissão de boleto:

  1. Escolher a plataforma de emissão do boleto, como um app de banco ou de gestão financeira de empresas (sistema ERP);
  2. Reunir todos os seus dados e do cliente, além do prazo e valor do pagamento;
  3. Seguir os passos de geração de cobrança da ferramenta que você está usando;
  4. Salvar como arquivo PDF e enviar via internet ou imprimir fisicamente e entregar em mãos ou pelo correio;
  5. Controlar o pagamento dos boletos e parcelas de carnê;
  6. Atualizar o prazo do pagamento do boleto caso o cliente solicite e você possa oferecer essa opção.

Vantagens de usar o boleto

A ampliação de meios de pagamento disponíveis é um fenômeno bastante interessante para a economia. No entanto, o bom e velho boleto satisfaz muito bem as necessidades de muitos empreendedores. Afinal, é simples, rápido e efetivo. Confira algumas das vantagens:

  • Cobrança impessoal – Como você pode enviar o boleto por e-mail ou pelo correio, não é necessário fazer essa cobrança pessoalmente, o que pode causar até desconfortos na sua relação com o cliente. É mais amigável;
  • Diversificação das formas de  recebimento – Esse benefício facilita a vida do cliente e evita que as empresas percam vendas;;
  • Pagamento facilitado para qualquer pessoa – Seu cliente pode fazer o pagamento sem ter, sequer, uma conta bancária, cartão ou similar;
  • Taxas inferiores às operações de cartão de crédito;
  • Maior facilidade no cálculo de multas e juros de mora em decorrência de atraso;
  • Possibilidade de protesto em caso de inadimplências e atrasos.

Campos do boleto bancário

Os campos de preenchimento de um boleto costumam causar algumas confusões por parte de quem emite. Além disso, esse tipo de documento contém dados sensíveis e cuidar deles é importante no respeito à LGPD.

Confira quais são os campos obrigatórios e opcionais de um boleto bancário:

Sacado

Sacado é o termo referente a quem pagará o boleto. Ou seja, estamos falando dos dados do seu cliente, como nome completo e CPF ou CNPJ.

Cedente

Cedente ou emissor é você ou sua empresa. É quem emite a cobrança e receberá o valor. Quando o documento é pago, o valor é depositado em sua conta corrente em até 3 dias úteis.

Agência/Código Beneficiário ou Código do Cedente

O número da agência tem três ou quatro dígitos.nQuando a agência é identificada por cinco, o dígito verificador normalmente não é usado. Já o código beneficiário, antigamente chamado de código do cedente, tem de seis a 12 dígitos, conforme a carteira do banco.

Valor do Título

Esse campo é obrigatório em todos os boletos desde a extinção dos boletos sem registro. Se trata do preço da compra ou contratação e deve ser apresentado na moeda corrente do Brasil. Atualmente, estamos falando de reais.

Também é importante informar quais são as condições do pagamento. Isso inclui juros, multa, mora e descontos.

Vencimento

Essa é a data máxima em que o valor deve ser pago sem a aplicação de juros, mora ou multas. No entanto, deve ser possível pagar o documento mesmo após essa data, sem ser necessário emitir um novo, ainda que sejam aplicadas essas cobranças de atraso. Também é possível oferecer um desconto para clientes que quitarem a dívida antecipadamente.

Juros e multa de mora

Mora é definida no Código Civil brasileiro como um atraso no pagamento por responsabilidade do cliente. Em um boleto, pode haver juros de mora, que é um percentual definido por mês, cobrado proporcionalmente aos dias de atraso. Ou, então, multa de mora, um percentual aplicado uma única vez, a partir do dia seguinte à data de vencimento.

A aplicação de juros e mora não é obrigatória. Caso você cobre essas taxas, elas devem estar bem detalhadas no boleto bancário.

Nosso Número

Esse campo não possui um nome muito intuitivo sobre a sua função. Se refere a uma sequência de dígitos que identifica o documento e faz parte da linha digitável. Ele é único, exclusivo e não pode ser repetido.

Ele carrega todas as informações registradas junto ao banco. O tamanho deste varia conforme o banco e a carteira de cobrança.

Veja 7 exemplos de mensagem de cobrança para clientes para enviar no WhatsApp

Emissão de boleto bancário

Linha digitável

Esse código é uma sequência de números que identifica a instituição financeira, a carteira de cobrança, o “Nosso Número” e o valor da cobrança. Os primeiros três dígitos se referem ao código de compensação do banco emissor. O quarto diz qual é a moeda: cobranças em real são identificadas pelo 9 e,em outras moedas, pelo 8.

Também consta neste código o vencimento, que é definido pela diferença entre a data-base, instituída pelo Banco Central (Bacen) como 7 de outubro de 1997, e a data de vencimento do documento.

Por exemplo, se o boleto pode ser pago até o dia 31 de janeiro de 2023, o vencimento será a quantidade de dias corridos entre 7 de outubro de 1997 e a data limite do pagamento. Nesse caso, seria o número “9247”.

Por fim, os últimos dígitos. Eles indicam o valor do vencimento sem vírgulas. No total, a linha digitável é uma sequência de 48 algarismos.

Código de barras

O código de barras de um boleto de cobrança é a tradução da linha digitável para um número legível pelas máquinas para que seja possível o pagamento por meio digital.

Existem muitos padrões de códigos de barras para fins específicos, o que faz com que a combinação de espessuras das barrinhas formem figuras únicas em cada um deles. São variações quase imperceptíveis ao olho nu, mas que máquinas especializadas conseguem distinguir facilmente.

Você não precisa carregar o detalhamento de um boleto bancário na sua mente 24 horas por dia. No entanto, entender como ele é composto, a importância de cada elemento e seu preenchimento facilita o uso desse documento nas cobranças.

Entre as informações que abordamos acima, há algumas que merecem um detalhamento ainda maior. A otimização das cobranças de uma empresa por meiodos boletos recorrentes é uma delas.

Aprenda mais sobre esse assunto no nosso post Boleto recorrente: saiba como pode ser usado nas cobranças 

Leia mais

Leia também