Gestão do Negócio

Ekoty e ContaAzul: Sistema na nuvem para depender menos de planilhas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura

Ekoty e ContaAzul em: a eliminação das planilhasPriscila Colaço abriu sua primeira empresa aos 22 anos, quando ainda estava no primeiro semestre da faculdade, sem capital nenhum, mas com muita vontade de ir atrás do seu sonho. Com esse jovem espírito empreendedor, realizou estudos de caso e identificou oportunidades na área pela qual tinha paixão: a sustentabilidade.

 

Essa força empreendedora que move a empresária Priscila é a mesma de tantos outros empreendedores que, como ela, lutam para construir seu próprio negócio.

Sua atual empresa, a Ekoty, fornece serviços para projetos de películas de controle solar, que oferecem eficiência energética, privacidade, segurança, além de outras linhas de produtos sustentáveis. A empresa tem atualmente três colaboradores, fica em São Paulo (SP) e atende clientes das regiões sul e sudeste. Mas os planos são para expansão da atuação e, por isso mesmo, Priscila vem aumentando a diversidade de produtos.

Crescimento sustentável com o ContaAzul

O ContaAzul veio acompanhando o desenvolvimento e o crescimento profissional da Priscila. Ela conheceu o software quando estava buscando um ERP para se livrar das planilhas. Só que todos os programas que ela encontrava não eram on-line e ficariam diretamente ligados ao seu computador.

Por indicação de seu contador, acessou o site do ContaAzul e realizou o teste gratuito. O que fez com que ela acreditasse no software e contratasse o ContaAzul foi a possibilidade de unificação das informações e, principalmente, por ser em nuvem.

“O plano é expandir e, por isso mesmo, eu preciso de um sistema que me acompanhe. É importantíssimo que seja em nuvem, porque eu fico muito fora da empresa visitando clientes. Então eu preciso acessar minhas propostas, minhas tabelas, tudo onde eu estiver. E nem sempre eu posso estar com meu computador em mãos. Com o ContaAzul, de qualquer lugar eu posso conectar e ter acesso a todos os dados da empresa”.

A extinção das planilhas

Priscila conta que, em sua trajetória empreendedora, o início foi marcado pela dificuldade com a área administrativa, com destaque para o fluxo de caixa. Ao longo do tempo, ela foi se organizando com planilhas, mas chegou um momento em que elas mais atrapalhavam do que ajudavam. A empresária tinha planilha para propostas, planilha para fechamento, planilha para fluxo de caixa… Eram, no mínimo, dez planilhas que ela precisava atualizar e, caso precisasse acessar remotamente ou compartilhar, era preciso enviar por e-mail ou salvar no pen-drive.

Bom, com o ContaAzul tudo isso acabou: “Aí eu abandonei as planilhas. Essa foi a revolução do ContaAzul aqui na empresa”.

Com o ContaAzul, Priscila consegue unificar todas as áreas que precisava – cadastro de clientes, área comercial, montagem de propostas, e ainda conta com a possibilidade de gerar a venda e já lançar no sistema financeiro a partir de uma atualização automática do relatório mensal.

Priscila ressalta que, além de conseguir manter tudo organizado em um mesmo lugar, com o ContaAzul ficou mais fácil o acesso e o compartilhamento de dados com outras pessoas da empresa: “Antes era um monte de planilha, tínhamos que ficar alterando uma, alterando outra…”.

 

A empreendedora diz ainda que utiliza bastante a parte de proposta: “Trabalho com uma grande diversidade de produtos e, por isso, a proposta automatizada facilita muito minha vida e economiza muito meu tempo”. Ela conta que, inclusive, já indicou o ContaAzul diversas vezes, pois muitos clientes elogiam e perguntam como ela gera suas propostas.

De empreendedor para empreendedor

Para quem, assim como ela fez, também tem vontade de correr atrás de seu sonho, ela dá a dica para tirar a ideia do papel: “Você tem que estudar muito bem o mercado, saber qual é a necessidade do seu segmento, saber no que sua empresa pode contribuir e pode oferecer a mais que as outras. Então, se você tem uma ideia, pense de que forma ela pode impactar nas empresas, como sua ideia vai beneficiar não só as empresas, mas também as pessoas que fazem parte dela”.

 

Leia também