Inovação e Tecnologia

Saiba o que é edtech e conheça 10 startups do ensino

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 23/01/2024 | 5 mins de leitura

O futuro da aprendizagem está no ecossistema das edtechs, que prometem transformar o ensino com a tecnologia. Conheça 10 edtechs promissoras.

O futuro da aprendizagem está no ecossistema das edtechs, que prometem transformar o ensino com a educação tecnológica.

Para superar fórmulas ultrapassadas, essas startups estão trazendo o e-learning, gamificação, inteligência artificial e robótica para o ensino.

Se você quer ficar por dentro desse universo de conteúdos e tecnologias, acompanhe nossa seleção com as edtechs mais promissoras do Brasil e do mundo.

O que é edtech?

Edtechs são startups dedicadas a desenvolver soluções para a educação, tendo a tecnologia como principal ferramenta.

A palavra é uma junção de education (educação) e technology (tecnologia), que traduz o foco na reinvenção dos processos educacionais e digitalização do aprendizado.

Quando as tecnologias são combinadas à educação, temos uma série de vantagens: personalização, flexibilidade, aumento de desempenho e engajamento.

De modo geral, essas empresas investem em softwares personalizados, plataformas online, ferramentas de gamificação, simuladores de RV, aplicativos e outras tecnologias que transformam o ensino-aprendizagem.

Para além da facilidade nos estudos, as edtechs procuram criar soluções que engajam alunos, contribuindo para superar as estatísticas deficitárias da educação no Brasil.

Inclusive, a área de atuação das startups engloba o contexto acadêmico, corporativo e de educação continuada, estendendo seu alcance a todas as práticas educacionais.

Muitas dessas empresas estão começando pelo ensino fundamental, preparando crianças e adolescentes para as profissões do futuro e semeando o empreendedorismo.

Outras estão focadas na área acadêmica, oferecendo soluções inovadoras para universitários e professores, e ainda há o segmento de educação corporativa, que investe na capacitação profissional.

Logo, as soluções das edtechs vão desde plataformas de aprendizado online até o desenvolvimento de jogos educacionais.

5 edtechs brasileiras para ficar de olho

Há várias edtechs brasileiras que estão potencializando a aprendizagem com tecnologias inovadoras.

Confira nossa lista com as principais startups educacionais do país:

Descomplica

Fundada em 2011, a Descomplica é uma startup que oferece uma plataforma de aprendizado online, focada nos estudos para o ENEM.

Além de disponibilizar conteúdos de alta qualidade, a plataforma conta com monitoria online e correção de redações.

Entre suas categorias, estão materiais para concursos, exames e vestibulares.

Witseed

A Witseed é uma edtech voltada à produção de conteúdo audiovisual para educação corporativa, conhecida por atender grandes empresas como Natura, Siemens, Fiat e Grupo Pão de Açúcar.

A startup se destaca graças aos conselhos de educação dedicados a cada cliente, que identificam suas principais necessidades e aliam as soluções às tendências do mercado.

Niduu

A Niduu é uma edtech inovadora que oferece um aplicativo gamificado para treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Por meio de tecnologias como microlearning, inteligência de dados e mobile learning, a empresa cria treinamentos personalizados que permitem o monitoramento de desempenho dos colaboradores.

Mundo 4D

A Mundo 4D é uma edtech comprometida com a missão de levar a robótica às crianças.

O objetivo é mostrar o futuro das profissões em sala de aula, por meio de materiais que explicam a programação robótica e demonstrações com robôs.

Brain Academy

A Brain Academy é uma edtech da área de inteligência socioemocional e função executiva, que oferece cursos específicos para crianças em escolas.

As atividades são ministradas por psicólogos e psicopedagogos especializados em psicologia cognitiva, neurociência e aprendizagem mediada.

Sua missão é desenvolver seres humanos integralmente a partir das capacidades cerebrais.

5 edtechs estrangeiras para ficar de olho

No exterior, também há muitas edtechs que merecem nossa atenção. 

Acompanhe algumas delas:

Coursera

A Coursera é uma das maiores plataformas de aprendizado do mundo, considerada um exemplo do acesso à educação em nível global.

A edtech fecha parcerias com universidades para conectar professores e alunos em uma solução flexível, dinâmica e eficiente.

OpenClassrooms

A OpenClasrooms é a edtech mais bem-sucedida da França, que oferece cursos de graduação a distância com mentoria exclusiva.

O diferencial da empresa é a garantia de que o aluno encontrará um trabalho em seis meses, ou, caso contrário, o dinheiro investido é devolvido.

Coorpacademy

Criada por ex-funcionários do Google, a Coorpacademy é uma edtech suíça focada em capacitação profissional para empresas.

A startup oferece treinamentos gamificados com mais de 800 mil opções de cursos em 19 línguas, além de permitir que usuários disponibilizem outros cursos na plataforma.  

Um exemplo de empresa que utiliza com frequência o sistema é a L’Oréal, que concentra seus treinamentos para distribuidores e revendedores na Coorpacademy.

Photomath

A Photomath é uma edtech da Croácia que criou um aplicativo de sucesso mundial.

Ao baixar o app, os alunos têm acesso a uma poderosa ferramenta para resolver problemas matemáticos com auxílio da câmera do smartphone.

Basta escanear o problema que o programa identifica o texto e cálculos, oferecendo uma solução imediata.

CodeMonkey

A CodeMonkey é uma edtech criada para ensinar programação às crianças, por meio de uma plataforma interativa e gamificada.

Seu principal curso é o CodeAdventure, que propõe uma jornada de desenvolvimento das funções cognitivas e pensamento matemático para os pequenos.

Algumas dessas empresas ainda estão na fase de startup, outras já cresceram e alcançaram novos patamares com seus modelos de negócio inovadores.

Como vimos, as edtechs servem a vários propósitos educativos, desde tornar a sala de aula mais interessante para crianças até promover a capacitação e educação continuada de profissionais.

Segundo o relatório da EdtechXGlobal, US$ 252 bilhões devem ser investidos no setor até 2020, graças ao retorno expressivo que a educação tem para a sociedade.

No Brasil, principalmente, os problemas crônicos na área tornam as inovações tecnológicas ainda mais urgentes.

Felizmente, as edtechs estão prontas para mudar o futuro da educação e criar uma nova experiência de aprendizagem.

Educação - Desktop

Leia também