E-commerce

E-commerce: como escolher a melhor plataforma

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura

E-commerce: como escolher a melhor plataforma

O mercado e-commerce oferece oportunidades para praticamente qualquer pessoa que deseje empreender na internet, já que é possível vender desde peças artesanais de fabricação própria até serviços de consultoria nas mais variadas áreas de atuação. O público é cada vez maior, assim como a diversidade de oportunidades.

banner-ca-pro (1)

Mas expandir seu negócio para a internet não é algo que se faça da noite para o dia, não concorda? Para tanto, é preciso tomar algumas decisões estratégicas antes mesmo de começar a vender, sendo que uma delas diz respeito à plataforma na qual investir. Mas o que é mesmo uma plataforma de e-commerce e por que ela é tão importante? Pois é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Então confira agora mesmo:

Onde hospedar sua loja virtual?

Uma plataforma de e-commerce nada mais é que um sistema que recebe e organiza todos os dados da sua loja virtual, que incluem desde imagens de produtos e suas descrições até informações específicas de vendas.

Essas plataformas estão divididas em duas categorias: front-end e back-end. O front-end é a parte que o cliente visualiza, com os produtos e demais informações, enquanto o back-end comporta todas as ferramentas de gestão da loja virtual, ou seja, a parte administrativa do negócio.

Saber identificar a melhor plataforma para seu e-commerce é garantir que ele terá o sucesso que você deseja, afinal, é por meio dela que se cria uma experiência única de usabilidade e navegação para os consumidores, mantendo-os por mais tempo na loja e, consequentemente, trazendo mais resultados para o negócio.

Quais são os tipos de plataforma de e-commerce?

Existem basicamente 3 modelos de plataforma para você escolher, cada um, claro, com suas vantagens e desvantagens. Vamos dar uma olhadinha em cada um deles para que você consiga tomar uma decisão mais acertada?

Com compra de licença: mais customização por um preço maior

Esse modelo está cada vez mais escasso no mercado pelo custo inicial que gera para o empreendedor. Nele você compra o direito sobre o uso do sistema, não precisando pagar mais nada para a empresa que o vende, exceto quando há manutenções, updates, necessidade de suporte ou alguma adição de módulos para melhorar ainda mais seu e-commerce.

SaaS: maior agilidade para começar e preço acessível

O SaaS — Software as a Service — é cada vez mais comum no mercado e-commerce, pois permite que você assine o serviço e pague mensalidades que cabem tranquilamente no bolso do empresário do que na compra da licença. Dentre as vantagens desse modelo de plataforma de e-commerce está o acesso a atualizações e updates gratuitos, bem como a escalabilidade do serviço. E você só paga mais quando precisa de mais espaço.

No SaaS você também tem algumas desvantagens, como ter que pagar uma taxa por número de transações ou de clientes cadastrados ou, ainda, uma porcentagem sobre as vendas. Mas isso realmente não impede que pequenos empreendedores optem por esse tipo de plataforma para começar sua loja virtual com o pé direito.

Open source: personalização e exclusividade

Se você tem maior poder aquisitivo para o investimento inicial e quer começar com uma loja virtual completamente diferente das que vê por aí, a melhor plataforma é a open source, ou seja, de código aberto. Com ela você pode customizar praticamente tudo dentro do seu e-commerce e, assim, proporcionar uma experiência exclusiva para seus clientes. Contudo, para realmente tirar vantagem dessa plataforma open source, é preciso contar com a ajuda de um profissional que faça as alterações nos códigos.

Que outros requisitos devem ser avaliados?

Devidamente escolhido o tipo de plataforma que você deseja contratar para seu e-commerce, chega a hora de analisar outros fatores que impactam diretamente no desempenho da sua loja virtual. Observe:

  • As funcionalidades que a plataforma oferece, tanto no front-end quanto no back-end;
  • As opções de pagamento e a integração com gateways de pagamento;
  • A integração da plataforma com outras soluções da empresa, como CRM, BI, ERP e redes sociais;
  • O funcionamento da otimização para os mecanismos de busca (SEO).

Onde encontrar a plataforma ideal para seu e-commerce?

Fazendo uma busca rápida na internet você já tem acesso a uma enorme gama de fornecedores de plataforma para e-commerce — como Magento, UOL e Superlógica, por exemplo, essa última com um módulo específico para a comercialização de serviços e assinaturas, no mesmo modelo SaaS.

Mas a melhor plataforma de e-commerce para abrir a sua loja virtual é sempre aquela que satisfaz suas necessidades e que, obviamente, cabe no seu bolso. Lembrando que, quando sua loja virtual crescer, você pode facilmente migrar os dados armazenados para uma nova plataforma, mais completa e adequada às novas demandas.

E-commerce - Desktop

Leia também