Gestão do Negócio

Reinvestindo os lucros no crescimento da sua empresa

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Reinvestindo os Lucros no Crescimento da sua Empresa

Sua empresa está crescendo e já é possível ver uma sobra de caixa. Isso é uma ótima notícia, resultado de uma boa gestão! E agora? Se você quer continuar crescendo, tornando sua marca mais conhecida, sendo referência em seu segmento, terá que investir na expansão do negócio.

Há muitas maneiras de investir dinheiro em prol da melhoria dos próprios serviços. A seguir, listamos as melhores formas para que você reinvista seus lucros na empresa e consiga, assim, ter um crescimento sustentável que suporte a demanda do aumento de trabalho.

Invista na sua equipe

Ter um time de funcionários forte é a base para qualquer empresa de sucesso. Não tenha dúvidas, quanto melhor for sua equipe, maior a sua chance de crescer. Portanto, não pense duas vezes para investir aí. Primeiramente, pense nos seus atuais funcionários: busque treinamentos e cursos que tornarão seus colaboradores melhores e isso se refletirá no trabalho do dia a dia da sua empresa. Além disso, é importante fornecer um bom ambiente de trabalho, benefícios e um salário compatível com o mercado. Funcionários motivados, com novas ideias e novas habilidades tornam sua empresa mais produtiva e inovadora.

Também é importante investir em funcionários de áreas em que sua empresa ainda não possui especialistas. Dependendo do quanto dinheiro você tem para investir e dos seus objetivos, pode ser a hora de contratar, por exemplo, um consultor de marketing, um programador, especialista em recursos humanos, logística, finanças, dentre outros. Analise qual área você pode ser mais forte e invista nela.

Lembre-se ainda que investir em pessoas começa no recrutamento. Selecione os melhores profissionais, porém, estes devem estar alinhados com o objetivo do seu negócio e serem treinandos para operar como uma equipe forte, unida e que vislumbra metas alcançáveis.

Dê a devida importância ao marketing

Pequenas e médias empresas tendem a negligenciar o marketing por desconhecer as estratégias e acreditarem que ele só é algo possível de ser executado por altos custos. É um grande erro. Seja qual for o porte, segmento ou público-alvo da sua empresa, o crescimento dela pode estar diretamente ligado à adoção de boas estratégias de marketing. Pesquise, planeje, acompanhe o que desejam seus consumidores e crie boas estratégias para atingí-los.

Se você possui dinheiro para investir, contrate um profissional ou empresa que preste serviços na área ou um consultor (sendo as duas últimas opções mais em conta). Um bom especialista vai saber aonde é melhor investir o dinheiro da sua empresa. Se seu público é somente local, por exemplo, talvez a melhor estratégia não seja gastar tempo e esforços para gerar conteúdo em redes sociais, mas sim nas mídias de comunicação da cidade. Além disso, um especialista em marketing poderá definir e passar com clareza uma boa imagem da sua empresa.

Adquira softwares de gestão

Você pode realizar todas as atividades de gestão da sua empresa sem um software, mas o ganho de produtividade e confiabilidade dos seus dados será muito maior com um bom sistema. Um software de gestão ajuda no planejamento dos seus negócios, pois fornece dados sobre suas finanças, logística, fluxo de caixa, controle de estoque, tudo de forma integrada e atualizada para todos os setores. Ter dados que podem ser cruzados, geração de gráficos e relatórios que ajudarão a tomar decisões estratégicas também são pontos positivos de investir em um bom software.

Outra grande vantagem trazida por alguns sistemas é a possibilidade de integrar os processos de trabalho de toda a empresa. Quando, por exemplo, o estoque acusa a falta de um determinado produto, ao mesmo tempo o setor de compras é acionado. O marketing sabe quando grande quantidade de determinado produto está próxima de vencer a validade, assim poderá fazer uma promoção com esse item. Os exemplos são infinitos, mas levam a uma certeza: na atualidade, os ganhos trazidos por bons sistemas de gestão não podem ser descartados.

 

Não tenha medo de pensar grande e imaginar sua empresa sempre crescendo. Usar o lucro nela não é nenhum desperdício, mas sim uma escolha sábia. Para que ela cresça, vai ser necessário investir em pessoal, marketing e na gestão.

Pronto para expandir os negócios? Pode contar com a gente!

 

Leia também