Dicas práticas para gerenciar seu tempo

Dicas práticas para gerenciar seu tempo

Administrar bem o tempo é um dos principais desafios dos empreendedores atuais. Compromissos e tarefas cotidianas devem ser cumpridos de forma organizada para evitar que o negócio se afunde na bagunça, o que pode se refletir de forma negativa na produção e no faturamento.Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Gerenciar seu tempo de forma otimizada também é essencial para garantir que você não acabe se tornando refém do trabalho!

Se você é uma daquelas pessoas que começam a trabalhar logo cedo e só conseguem retornar para casa à noite, cheias de tarefas para realizar após o jantar, saiba que há algo errado. E mais: está na hora de mudar! Algumas atitudes simples podem provocar mudanças significativas no seu cotidiano. Listamos abaixo cinco dicas práticas para que você possa gerenciar melhor seu tempo. Confira!

1 - Comece pelo planejamento

O planejamento é fundamental para a gestão de qualquer empresa. Ele permitirá que o gestor defina estratégias de ação e metas a serem perseguidas a curto, médio e longo prazos. Com um plano de negócios bem definido, o cotidiano do empresário será mais organizado de forma automática. Ele não perderá tempo com imprevistos e poderá se dedicar com tranquilidade às questões cotidianas.

2 - Saiba delegar

O plano de negócios da empresa deve ser dividido com a equipe para que todos trabalhem em busca de objetivos comuns. É importante manter o pessoal motivado e bem treinado, de forma que o gestor tenha confiança nos funcionários e possa delegar tarefas. Essa é uma atitude essencial quando o assunto é tempo! Afinal, se o empresário implementar uma gestão muito centralizadora, ficará difícil ter fôlego durante todo o dia.

3 - Identifique as prioridades

Para conseguir gerenciar melhor as tarefas diárias, o empreendedor deve elencar as prioridades. Uma boa estratégia é fazer uma lista dos compromissos do dia seguinte, com os horários em que pretende cumpri-los. As anotações vão ajudar o empresário a organizar a agenda, identificando o que é prioridade. Dessa forma, em datas muito conturbadas, ele poderá verificar quais tarefas podem ser adiadas, quais devem ser delegadas e quais realmente precisam ser executadas por ele.

4 - Use a tecnologia ao seu favor

Em pleno século XXI, o empreendedor atual deve utilizar a tecnologia ao seu favor. Programas de gerenciamento deixaram as antigas técnicas contábeis para lá de obsoletas. Para que passar horas conferindo extratos bancários e elaborando planilhas financeiras? Hoje há softwares que fazem esse trabalho em poucos minutos e com muito mais eficiência! Portanto, use sistemas automatizados, aplicativos, agendas online, enfim, abuse de todos os recursos tecnológicos que puderem ajudá-lo a gerenciar a sua empresa e o seu tempo.

5 - Valorize a organização

Para terminar, a dica é valorizar a ordem dentro do ambiente do trabalho. Crie mecanismos para que os funcionários ajam de forma organizada e padronizada, respeitando horários e prazos. A estratégia reduz os improvisos e aumenta o profissionalismo. Consequentemente você conseguirá um melhor aproveitamento do tempo (não apenas do seu, mas da equipe como um todo).

Colocando essas dicas em prática você conseguirá uma agenda mais organizada e eficiente. No final do dia sobrará mais tempo para a família, para os amigos ou para aquela prática esportiva que você tanto sonha em realizar. Tenha certeza de que valerá a pena! ;)

Dicas de gerenciamento de tempo: dicas de um empresário

Você pode ter uma empresa pequena com poucos colaboradores, ou ainda ser um microempresário individual e contar só com você mesmo para dividir as demandas. Em ambos os casos, se você sente que está afogado em um mar de pendências, a sua boia salva-vidas pode ser a gestão do tempo.

Para lhe dar dicas de gerenciamento de tempo, nós conversamos com Anderson Borges, CTO da ContaAzul. Ele acredita que a melhor maneira de conduzir de forma harmônica e eficiente suas horas de trabalho, é criar listas com prioridades de entregas.

Assista ao vídeo e veja os conselhos do Anderson sobre como o empreendedor pode realizar a gestão do tempo sem que ele fique preso em pendências operacionais e possa, assim, ter tempo para pensar no planejamento estratégico da empresa.

Você tomou uma decisão: de agora em diante fará o planejamento do seu dia desde o momento em que começar a trabalhar até o horário de ir para casa. Quem sabe não vai sobrar tempo até para aquele café que você adora no meio da tarde? Mas chegou o fim do expediente, ou deveria ter chegado, e você não conseguiu cumprir metade do planejamento, não tomou seu desejado café e nem lembra o que comeu no almoço.

Afinal, o que deu errado? O que você não previu? Onde foram parar as horas e os minutos daquele dia? Evaporaram? Segundo o CTO da ContaAzul, Anderson Borges, provavelmente você foi tragado por reuniões mal planejadas, desperdício de tempo na internet e falta de regras para as prioridades.

Junto a isso ainda é possível que surjam imprevistos, como urgências de última hora dos clientes ou até mesmo enganos de cronograma. E é necessário lidar com isso também, se possível, sem estragar o planejamento inicial. Mas como fazer tudo isto?

Assista ao segundo vídeo da série "Gestão do Tempo" e confira as dicas de Anderson Borges sobre como driblar problemas que possam interferir no planejamento do seu dia a dia.

Ele ensina como evitar os “ladrões do tempo” e em como lidar com as interferências de última hora.

Quer estudar mais sobre gerenciamento de tempo e projetos?

Empreendedores, normalmente, não têm tempo nem rotina. Com você é assim? Faz mil coisas por dia durante e depois do horário de expediente, fica cansado e estressado. Não dá pra conciliar a vida pessoal com a profissional, ter todos os cuidados com a saúde, fazer refeições com calma então... nem pensar! Mas aí, uma hora você vai adoecer ou ficar infeliz, e aí não dá pra ser eficiente e trazer bons resultados, viu?!

Por isso, separamos 5 blogs que ajudam os empreendedores a terem uma rotina organizada. Afinal, a gente quer economizar seu tempo também, né? Veja só:

RunRun.it

A Runrun.it é uma empresa que desenvolveu uma ferramenta especificamente para a gestão de tempo e tarefas. No blog deles, você encontra uma série de artigos, dicas, inspiração sobre tempo, gestão, liderança e mais: para ter o controle do dia da melhor forma possível. Os conteúdos são ótimos tanto para o empreendedor quanto para gestão de equipes.

Vida Organizada

Como o próprio nome diz: “vida” organizada. Esse blog traz uma série de conteúdos para você se organizar não só no trabalho, mas em casa, vida pessoal, lazer. Tudo pra você conseguir gerir mais do que a sua empresa: a sua vida. Quem faz os conteúdos é a blogueira Thais Godinho, nossa parceira. A ideia principal do blog é trazer a facilidade para as tarefas do nosso dia a dia. Está no ar desde outubro de 2006.

Efetividade

O blog Efetividade traz um apanhado de conteúdos com foco na produtividade: sem perda de tempo. Os textos são, na maioria, voltados ao ambiente de trabalho. Além disso, o blog traz dicas para entrevistas de trabalho, produtividade zen, tarefas e responsabilidades e outros.

Mais Tempo

O blog Mais Tempo foi feito ajudar todas as pessoas a fazerem mais e ao terem mais tempo no dia a dia. Traz conteúdos e dicas sobre administração de tempo, qualidade de vida, produtividade pessoal, trabalho em equipe, gestão de projetos e outros. O blog é administrado por Christian Barbosa, autor de diversos livros sobre gerenciamento de tempo.

Saia do Lugar

O Saia do Lugar é o blog da empresa Empreendemia. É específico paraempreendedores que não têm tempo para conteúdos muito longos. Os textos são curtos com linguagem acessível para que o empreendedor leia e já capte a ideia. O lema do blog é “empreendedorismo sem enrolação”. Além de textos, o blog traz vídeos, história de empreendedorismo e dicas.

Veja também o vídeo que fizemos sobre gestão de tempo para empreendedores com o CTO da ContaAzul, Anderson Borges:

O que achou desse conteúdo? Ajudou a ganhar tempo? Conta pra gente :)

Um abraço e até a próxima ;)

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>