Dicas para vender mais e aumentar o seu ticket médio na Black Friday!

 

Sobre o que estamos falando?

  • Na Black Friday, além de vender mais, é possível aumentar o valor que é gasto pelo cliente em cada compra;
  • Confira 9 dicas para vender mais durante a Black Friday e aumentar seu ticket médio. A última, inclusive, talvez você nunca imaginado;
  • Aproveite a Blue Friday e veja na prática como a Conta Azul pode te ajudar a acompanhar os dados mais importantes do seu negócio e a facilitar os pagamentos.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

Sabia que na Black Friday, além do aumento de vendas, é possível fazer com os seus clientes gastem mais a cada compra?

O ticket médio indica justamente quanto em média seus clientes estão deixando na sua empresa a cada transação e a Black Friday é o momento ideal para aumentar este valor!

Quer saber como?

Confira abaixo dicas para vender mais na Black Friday e aumentar o seu ticket médio!

dicas-para-vender-mais-e-aumentar-o-seu-ticket-medio-na-black-friday

9 dicas para vender na Black Friday 2021

 

1. Entenda o que seu público precisa


É importante fazer as promoções com aqueles itens que não tiveram uma boa saída? Sim.

Porém, também é fundamental colocar em oferta aquilo que o seu cliente tem costume de comprar, ou seja, os produtos e serviços que mais vendem. Para isso, você precisa estar sempre acompanhando as vendas e manter contato com seu público. 

Fazer enquetes nas redes sociais, pesquisas impressas ou formulários digitais, como o Google Forms, são boas alternativas para entender melhor o que seu cliente está buscando na Black Friday. 

2. Crie um visual atrativo para se comunicar



As suas ofertas da Black Friday precisam ser visualmente atrativas, seja no meio digital ou em um estabelecimento físico. 

Nas redes sociais,  é essencial que seus clientes fiéis e seu público-alvo se identifiquem com as publicações. Para isso, escolha imagens que combinem com o perfil do seu cliente e tente utilizar o mesmo padrão de cores e fontes. 

Alguns aplicativos com versão gratuita já possuem vários modelos prontos para publicações nas redes sociais. O Canva é um deles e pode ser acessado até mesmo pelo celular. 

Já em um ponto físico, podem ser usados cartazes divulgando a promoção, uma decoração e até uniformes que remetem à Black Friday.

3. Fique sempre à disposição


Fazer o cliente esperar demais pelo atendimento ou deixá-lo “falando sozinho” pode fazer com que você perca dinheiro.

Dessa forma, esteja sempre à disposição em todas as suas redes sociais, seja WhatsApp, Facebook, Instagram, TikTok ou no chat do seu site, caso tenha. Isso significa responder e também interagir com os clientes em tempo hábil. 

E, caso você tenha um comércio físico, coloque mais pessoas para ajudar no atendimento, de modo que nenhum cliente passe muito tempo aguardando ou em filas. 

4. Encante seu cliente desde o atendimento


Seu produto ou serviço pode ser de qualidade, mas se o atendimento deixar a desejar, o cliente não volta e muito menos indica o seu negócio para outras pessoas.

Por isso, ter um atendimento humanizado, onde o objetivo seja entender as suas necessidades e oferecer o que o cliente realmente precisa. Sim, o cliente percebe quando a preocupação é somente vender e, um atendimento sincero faz, inclusive, com que ele gaste mais na sua empresa.

É importante também alinhar a linguagem em todos os seus canais de comunicação, das redes sociais ao presencial e evitar expressões e/ou jargões que  não combinem com o seu público. 

5. Tenha um olho no estoque, outro nas entregas


Nem sempre o estoque vazio ou perto do fim é motivo para comemorar. 

É claro que, durante uma semana ou dia de ofertas como a Black Friday, o esperado é vender muito e o estoque acabar mais rápido. Porém, a falta de produtos também significa perda de vendas.

Além de tudo isso, um mau acompanhamento do estoque pode gerar uma das situações mais desagradáveis para qualquer cliente: realizar a compra e depois descobrir que o produto não está disponível para entrega. 

Com a Conta Azul, você controla seu estoque em tempo real e fica livre de surpresas. Clique aqui para saber mais!

6. Não se esqueça do momento pós-venda


A Black Friday acaba, mas o seu relacionamento com o cliente continua.

Nesse sentido, é fundamental manter contato com seus clientes e estar sempre à disposição, seja para resolver problemas, como trocas e devoluções como também enviando novas ofertas. 

7. Acompanhe os resultados das suas vendas 


A melhor forma de saber se as suas estratégias para vender mais na Black Friday estão funcionando ou não é acompanhando os resultados das vendas.

Assim, você consegue saber o que está ou não funcionando, fazer os ajustes para vender e voltar a acompanhar os números, de forma mais rápida.  

Com a Conta Azul você pode monitorar as suas vendas em tempo real e ainda emitir relatórios com gráficos simples de entender. Gostou? Clique aqui para experimentar grátis!

8. Automatize as tarefas do seu negócio


Quanto mais tecnologia você aplicar na sua empresa, mais automático será o seu negócio.

O resultado disso é menos custos com equipe e menos erros em processos realizados manualmente, como a conciliação bancária. 

“E como eu faço para automatizar o meu negócio?”

É fácil! Com um sistema ERP, como a Conta Azul, você centraliza todos os setores importantes da sua empresa em um único local.

9. Preço via direct ou inbox: dê adeus a essa prática!


Preços, condições de pagamento, entrega e demais informações pertinentes aos produtos e/ou serviços precisam estar claras para o cliente. 

O "preço via direct/inbox" pode afastar o seu público, além de ser uma prática ilegal de acordo com a Lei nº 7.962/2013 do Código de Defesa do Consumidor.

dicas-para-vender-mais-e-aumentar-o-seu-ticket-medio-na-black-friday (1)-jpg

O comportamento do consumidor durante a Black Friday

O comportamento do consumidor pode variar durante o dia "D" de promoções da Black Friday, ou seja, na sexta-feira. Segundo o blog da Social Miner:

  • Nas primeiras horas de oferta ocorre um pico de vendas, realizadas em grande parte por clientes já decididos;

  • Já pela manhã,  as buscas por preços, produtos e/ou serviços e pelas melhores condições de pagamento se intensificam;

  • No horário de almoço ocorre um novo pico de vendas;

  • Durante a tarde, as buscas voltam a se intensificar;

  • E, nas últimas horas, as vendas aumentam consideravelmente.

Nos períodos de busca, é mais indicado oferecer ao cliente informações claras sobre as suas ofertas. Já nos horários onde as vendas costumam ser mais intensas, é interessante focar em propagandas que despertam a sensação de urgência e escassez.

As expressões "últimas horas para aproveitar" e "poucas unidades" são alguns exemplos. 

O que leva seu cliente a comprar na Black Friday?

Preço baixo? Qualidade? Um bom atendimento? Frete grátis? Facilidades no pagamento?

São vários os motivos pelos quais os clientes podem buscar sua empresa na Black Friday. Além disso, durante a data, é possível encontrar consumidores de todas as etapas da jornada de compra, desde aqueles que nunca ouviram falar do seu trabalho até os mais fiéis.

E, o segredo para aproveitar essa variedade de perfis no público da Black Friday é ter um padrão de qualidade em todos os processos, desde a comunicação nas redes sociais até o pós-venda. 

 

Defina as estratégias da sua empresa com a Conta Azul

Se você tem uma micro ou pequena empresa, conte com o apoio da Conta Azul para definir as suas estratégias e vender muito na Black Friday!

Com o ERP da Conta Azul, você pode monitorar todos os setores do seu negócio de forma simples. Com poucos cliques, verifique como anda o estoque, as vendas, o fluxo de caixa e emita notas fiscais, tudo integrado à contabilidade da empresa. 

Além disso, o Receba Fácil, outra facilidade da Conta Azul, agiliza os seus recebimentos, seja via Pix Cobrança, boleto ou cartão de crédito (via link) e você pode vender pela internet mesmo sem ter site ou maquininha de cartão. 

E, para que você não esqueça os clientes, a Conta Azul também envia lembretes automáticos com as datas de vencimento de cada um deles, o que aumenta as suas chances de receber em dia. 

A Conta Azul quer ser o seu braço direito na Black Friday, aproveite a nossa Blue Friday e garanta o sucesso do seu negócio!

Nova call to action

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?