Controle Financeiro

Fluxo de caixa negativo: dicas para sair dessa situação, urgente!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O fluxo de caixa negativo é o maior pesadelo e também a realidade de muitos empreendedores. Porém, é uma situação totalmente reversível;

  • Para alcançar resultados positivos no controle financeiro, os donos de negócio precisam descobrir porque está saindo muito e entrando pouco dinheiro na empresa;

  • A melhor forma de organizar suas contas e controlar o fluxo de caixa é com uma boa plataforma de gestão completa, como a Conta Azul Pro. Faça o teste grátis agora!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Começar HOJE a sair da situação de fluxo de caixa negativo é possível. E não estamos falando de milagres ou planos mirabolantes. Há algumas dicas e estratégias que empreendedores de sucesso usam e aconselham.

Perceba que nos referimos a iniciar o processo de recuperação, não a ter um caixa positivo da noite para o dia. A menos que seu problema seja bem específico e simples de resolver, há etapas a seguir. O bom é que um processo definido de controle do fluxo de caixa não vai só equilibrar as contas, mas também contribuir para aumentar seu faturamento.

Neste conteúdo, você entenderá como identificar as causas dos principais desafios do controle do fluxo de caixa. Também separamos 6 soluções para o fluxo de caixa negativo e apontamos a forma perfeita de controlar as entradas e saídas da empresa. 

Faça uma boa leitura e confira os tópicos:

Fluxo de caixa negativo

O que é fluxo de caixa negativo?

É importante que você saiba o que significa fluxo de caixa antes de entender o que é o fluxo de caixa negativo. Caso não conheça essa operação muito bem, confira este conteúdo totalmente dedicado ao assunto. Mas se precisar apenas de uma refrescada na memória, continue lendo que vamos recapitular o assunto.

O fluxo de caixa é como chamamos todas as movimentações financeiras de uma empresa. Ou seja, é o relatório com todos os valores que foram pagos e recebidos em determinado período. Ele é importante para sinalizar gargalos e oportunidades de gestão, assim como apontar irregularidades administrativas e facilitar auditorias contábeis.

A versão negativa desse relatório aparece quando  a soma de todos as suas despesas é maior do que a soma de todas as suas receitad. Ou seja, está saindo mais dinheiro do que entrando na sua empresa – o que significa que o fluxo de caixa está no vermelho. 

Aprenda mais sobre esse assunto neste vídeo:

 

Quais as causas do fluxo de caixa negativo?

Basicamente, existem 4 causas principais para um fluxo de caixa negativo. 

Sim, sabemos que negócios de tamanhos e segmentos diferentes enfrentam os próprios obstáculos de gestão. No entanto, as raízes dos problemas financeiros são todas iguais e acabam caindo em uma destas categorias.

Confira quais são elas e como atrapalham o seu negócio:

Descontrole sobre as finanças

O empreendedor que perde as rédeas do fluxo de caixa acaba dando adeus à gestão da empresa como um todo. Afinal, é impossível ter uma administração assertiva sem conhecer os dados concretos sobre as finanças do negócio. 

O dono de negócio que não sabe quanto gasta ou quanto recebe está muito próximo de  entrar em um fluxo de caixa negativo ou, ao menos, ter o seu lucro reduzido.

Tome conta dos seus números, seja com um um sistema de gestão ou planilhas. O importante é manter a contagem de dinheiro em dia.

Precificação incorreta

Outra causa muito comum para o fluxo de caixa negativo é a precificação incorreta dos seus produtos e serviços. Isso serve tanto para quem cobra demais (e deixa de vender) quanto para quem cobra de menos (e deixa de lucrar).

Reavaliar seus preços com frequência, ao menos para acompanhar a inflação, é o mínimo que o empreendedor deve fazer. Lembre-se também que o preço vai além da margem de lucro, englobando boas estratégias de vendas, posicionamento de marca e uma excelente experiência do cliente. 

Falta de planejamento

A gestão financeira de um negócio precisa ter rumos definidos e alternativas para possíveis mudanças de rota. Isso porque a falta de um planejamento é uma enorme âncora que impede sua empresa de zarpar para o oceano do sucesso. 

Assim, você consegue traçar estratégias mais assertivas, sem precisar tomar decisões apenas conforme os gargalos aparecem, evitando agir sem analisar as consequências. 

Redução das vendas

Ao deixar de monitorar suas saídas com cuidado, o empreendedor pode perder muitas vendas antes de descobrir a origem dos desafios financeiros. 

Às vezes, pode ser um balanço no mercado, a falta de um bom atendimento ou até mesmo um erro no seu site. Portanto, fique de olho nos números e entenda o que causam suas oscilações de vendas.

E isso inclui também identificar o que vende mais, menos e o porquê, ou seja, saber o que está funcionando e o que deve ser evitado e/ou suspenso por não trazer bons resultados. 

6 soluções para reverter o fluxo de caixa negativo

 

1.Fazer o controle diário das entradas e saídas

É preciso registrar todo dinheiro que sai e entra no seu caixa. Na verdade, não só o que efetivamente é movimentado, mas também as contas previstas.

Isso significa saber com antecedência a data do pagamento de um imposto ou então quando receberá um pagamento de cliente, por exemplo. 

Dessa forma, você consegue se planejar melhor para pagar as contas, investir no negócio e até para agir em imprevistos. 

2.Precificar corretamente os produtos e/ou serviços

Uma precificação correta evita diretamente o fluxo de caixa negativo. Portanto, refaça suas contas e veja se:

  • Seus preços estão coerentes com o valor que você agrega ao produto/serviço;

  • O público tem essa percepção;

  • Os preços estão de acordo com o praticado no mercado.  

Também analise se a margem de lucro faz sentido ou se há necessidade de reduzir custos de produção o quanto antes.

3.Cortar despesas desnecessárias

Muitas vezes, ganha mais quem gasta menos. Identifique gargalos de investimento e produção, veja se a compra de insumos está adequada e reveja o pagamento de serviços. 

Porém, lembre-se que tais cortes não devem afetar o cliente. Do contrário, você corre um altíssimo risco de perder vendas. Dessa forma, para reduzir os custos de forma inteligente, analise os impactos das reduções e converse sempre com seus colaboradores. 

4.Renegociar dívidas

Percebeu que está com muitas contas atrasadas? Então não deixe virar uma bola de neve: procure os seus credores e negocie as dívidas o quanto antes. 

Assim, você encontrará formas até mais simples de quitá-las e alternativas para não voltar a dever novamente. O segredo está em entender a sua real situação financeira e negociar bastante. 

5.Fazer um planejamento financeiro

Uma empresa com bom planejamento financeiro não gasta um centavo sequer sem saber o que está fazendo. Faça um plano e controle de perto as movimentações do dinheiro, a fim de verificar se tudo está ocorrendo como o esperado.

É importante também definir planos alternativos para imprevistos e iniciar a montagem de uma reserva financeira. 

6.Contar com a ajuda da tecnologia

Usar a tecnologia gera uma grande economia de tempo e dinheiro na vida do empreendedor. Ter dados precisos e em tempo real permite uma gestão muito mais eficiente. Há menos achismos e mais decisões assertivas.

Outra vantagem é que as automatizações de processos evitam diversos erros humanos, que geram estresse, retrabalho e tempo perdido. 

No próximo tópico, conheça uma ferramenta de gestão que ajuda empreendedores há mais de 10 anos a gerenciar os seus negócios de forma simples e prática.

Fluxo de caixa negativo 

Controlar o fluxo de caixa não precisa ser uma tarefa complicada 

Sair da situação de fluxo de caixa negativo é só uma parte do processo de conquistar uma empresa saudável e altamente lucrativa. Isso porque uma gestão eficiente depende de inúmeros fatores e etapas a serem alcançadas.

Descubra onde houve falhas e busque entender o que fazer para evitar que tais gargalos ocorram novamente: o importante é aprender com o erro. Ao mesmo tempo, ter o controle absoluto sobre a gestão do seu negócio é crucial para o sucesso.

Para isso, você pode contar com a plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro. Ao automatizar e digitalizar o processo de fluxo de caixa, você elimina falhas humanas, como erros de digitação, cálculos equivocados e similares. Além disso, com esse ERP online, é possível: 

  • Emitir notas fiscais e relatórios de fluxo de caixa e outros setores em qualquer período;

  • Monitorar a lucratividade, o faturamento e a rotatividade dos seus produtos e serviços, o que ajuda a repensar preços e promoções;

  • Acompanhar o estoque e as vendas em tempo real até pelo celular, no app Conta Azul de Bolso;

  • Conhecer a realidade financeira da sua empresa para fazer planejamentos realistas e coerentes;

  •  Abandonar de vez as planilhas e partir para um controle mais eficiente. 

E tudo isso pode ser experimentado sem custo algum. Monitore seu fluxo de caixa com uma plataforma completa: faça o teste grátis da Conta Azul Pro!

Leia mais

Leia também