Controle de Estoque

Dicas para gerenciar o estoque no comércio

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 23/01/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O estoque é um dos setores mais importantes de um negócio. Afinal, sem os produtos e insumos para a execução de serviços, fica impossível atender a demanda;
  • Falta de itens, produtos em excesso e compras erradas são problemas de estoque que prejudicam a saúde financeira das empresas. Com a tecnologia, eles podem ser evitados;
  • Portanto, nada de controlar o estoque à mão ou somente com planilhas. Conte com a Conta Azul Pro para acessar os dados da empresa em tempo real, organizar todas as informações e fazer uma gestão eficiente de todos os setores.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

O estoque é o coração da empresa e o motivo é simples: a falta ou excesso de algum item causa prejuízos. Estes podem ser tanto financeiros, como a perda de vendas e estoque parado, quanto para a imagem do negócio perante o público.

Afinal, é muito frustrante para qualquer pessoa não encontrar o produto ou serviço que deseja simplesmente porque acabou e não foi reposto. Esse sentimento negativo pode ser ainda maior em períodos de grandes ofertas e/ou datas sazonais do comércio, como a Black Friday e o Natal.

Mas uma coisa é certa: organizar o estoque não é impossível, principalmente quando se usa técnicas e ferramentas adequadas. Com um bom controle, contagens manuais, compras erradas, itens parados e todo o estresse que todo empreendedor já conhece terão fim. 

Quer saber por onde começar a gerenciar o seu estoque a partir de agora? Continue lendo este conteúdo e confira dicas infalíveis nos tópicos:

Um bom comerciante sabe o que é estoque organizado

Reposição em dia, controle de validade (no caso de itens perecíveis), boa negociação com os fornecedores e um giro adequado: mesmo que o estoque não esteja tão organizado, todo bom comerciante sabe dizer qual seria um cenário ideal e o que precisa ser ajustado. 

Mas o que acontece é que com o dia a dia de uma empresa, é necessário cuidar de outras frentes, como vendas, atendimento, funcionários e financeiro. Nesse contexto, a atenção do empreendedor acaba se dividindo em várias atividades.

É claro que o sonho de todo dono de negócio é uma empresa organizada. Muitos, até possuem bastante disposição para isso e tentam promover mudanças, porém, os resultados nem sempre aparecem.

Isso ocorre porque nem só de disposição e vontade vive uma empresa eficiente. É preciso analisar criteriosamente cada setor e o estoque é um dos principais setores para isso. Afinal, é através dele que o comerciante se prepara para fazer uma boa comunicação e atender a demanda. 

Para ajudar neste desafio que é gerenciar o estoque, separamos algumas dicas testadas e aprovadas no próximo tópico.

5 dicas para um estoque eficiente 

 

1. Entradas e saídas devem ser registradas

Tudo que entra e tudo que sai do estoque deve ser devidamente registrado, sem exceções. No entanto, fazer isso à mão, além de ser uma tarefa trabalhosa, expõe o controle a riscos de erros. 

Mesmo que a empresa ainda esteja começando, conte com o apoio de plataformas de gestão para fazer esse controle. Assim, com o passar do tempo e o aumento no volume das vendas, você já estará preparado. 

2. Produtos perecíveis e sazonais exigem cuidado redobrado

Para quem trabalha com produtos perecíveis, é indispensável um controle rígido de estoque. Este deve ser voltado para o monitoramento das datas de validade, conservação e avaliação da qualidade. 

Para isso, é necessário ter atenção com as datas de entrada e as quantidades recebidas de cada item. Lembrando que essas informações precisam estar alinhadas com quem cuida das vendas e da comunicação. Isso porque, diante de uma grande quantidade de produtos e datas de validade próximas, vale a pena fazer uma promoção ou a chamada queima de estoque. 

3. Queima de estoque ajuda a equilibrar as contas

Nenhum comerciante quer vender mais barato ou pelo mesmo preço que adquiriu um produto, sem nenhuma margem de lucro. Porém, em algumas situações, como grandes quantidades de produtos próximos ao vencimento, é mais proveitoso vender por um preço baixo do que acumular no estoque

Para que os prejuízos sejam menores, uma saída é analisar esses produtos com uma constância maior e estar alinhado com as vendas e a comunicação da empresa. 

Isso porque esses dois últimos setores são cruciais para a divulgação das ofertas e atração de clientes, que contribuem para a saída mais rápida dos itens. 

Planilha de controle de estoque: como montar e automatizar

4. Negociação com fornecedores é fundamental

Não aceite as respostas dos fornecedores como verdades absolutas: todas as condições podem ser negociadas. Mas, para ter sucesso nessas negociações, você precisa se planejar e prever diversos cenários. Um exemplo é a compra de produtos para Black Friday. 

É necessário pensar: “se eu não vender tudo isso, existe a possibilidade da devolução? E se eu vender demais, consigo repor em tempo hábil?” Assim é possível garantir melhores condições e prazos para pagamento, além de estar preparado para possíveis imprevistos. 

Outro aspecto importante é sempre contar com mais de um fornecedor, sem ficar dependente de uma única empresa.

5. Estoque organizado evita perdas e inibe furtos

Produtos espalhados, caixas e embalagens abertas: essa situação é completamente favorável para perdas e furtos de produtos

Então, por mais que você tenha um sistema para gerenciar o estoque, mantenha o espaço sempre limpo e organizado. É importante também limitar o acesso, definir os resultados do setor e criar uma rotina para organização.

Checklist para o estoque no comércio

Separamos as principais atividades que todo comerciante precisa pôr em prática para gerenciar o estoque. Confira o checklist:

Se preferir, baixe aqui!

A automatização dessa etapa é fundamental para o crescimento

Como falamos, controlar o estoque de forma totalmente manual leva muito tempo, além de ser estressante. Isso sem falar nos riscos de erros, como comprar demais e ficar com mercadorias em sobra ou menos, deixando o estoque desabastecido.

Conte com a Conta Azul Pro para gerenciar o estoque de forma eficiente, sem dor de cabeça!

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão completa, que integra todos os setores, como estoque, vendas, financeiro e contabilidade. Assim, a cada movimentação, o lançamento é atualizado em todos eles automaticamente. 

Vendeu? A baixa é dada no estoque. Pagou uma conta? O lançamento é enviado para o financeiro. Emitiu uma nota? O envio é feito direto para o contador, sem malotes e nem impressões. 

As principais vantagens são:

  • Monitoramento do estoque e das vendas em tempo real e até pelo celular, no App Conta Azul de Bolso – que é gratuito;

  • Envio de alertas quando os itens atingem as quantidades mínimas. Com isso, o empreendedor consegue repor o estoque com mais agilidade;

  • Emissão descomplicada de mais de dez tipos de notas fiscais;

  • Conciliação automática das vendas e fiscal;

  • Gestão das entradas e saídas;

  • Geração de relatórios detalhados e fáceis de entender. 

  • Cadastro de clientes, fornecedores e parceiros. 

A Conta Azul Pro é 100% online e fácil de usar, e conta também com a versão mobile onde você poderá acompanhar seu estoque com o App Conta Azul de Bolso. Basta ter acesso à internet para consultar as informações da empresa. 

Varejo - Desktop

Leia mais

Leia também