Gestão do Negócio

Figuras de Linguagem que ajudam a aumentar seu carisma e vender mais

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Figuras de Linguagem que ajudam a aumentar seu carisma e vender mais

É consenso que os melhores vendedores são aqueles que conseguem encantar seus clientes, geralmente com o bom uso das palavras. O nome dessa qualidade é carisma e a boa notícia é que ela pode ser desenvolvida e aprimorada.

Empreendedores e vendedores carismáticos, na maioria das vezes, são aqueles com um discurso fluido, simpático e convincente. Pensando nisso, relembramos três figuras de linguagem que o farão sentir saudades das aulas de português e contribuirão para aumentar seu carisma quando você estiver frente a frente com um cliente em potencial.

1 – Metáfora

Usamos metáforas quando fazemos comparações subentendidas para facilitar a imaginação da pessoa com quem estamos conversando. Um exemplo: você está oferecendo um software de gestão cujo diferencial é ter mais features que os concorrentes, entregando relatórios completos em poucos segundos. Você poderia dizer que, se fosse um carro, o software seria “como uma Ferrari”. Automaticamente o cliente irá conectar seu produto à rapidez de um carro da Fórmula 1 ou a um dos veículos esportivos mais desejados do mundo.

Dica:

Use metáforas bem humoradas, que remetam ao universo daquele cliente.

2. Antítese

Usamos antíteses quando apresentamos ideias opostas, como “amor e ódio”, “sol e chuva” etc. No discurso de venda, você pode utilizá-las para mostrar algo que a concorrência oferece (ou alguma versão anterior do seu produto), adicionando o que a sua empresa (ou a nova versão) tem a oferecer. Um exemplo: “a maioria dos sistemas de controle financeiro só oferecem uma visualização linear das finanças da empresa, nossa a solução permite uma visão 360º, para melhorar sua capacidade analítica e tomar decisões mais assertivas”.

Dica:

Seja sutil, pois a tendência é sempre abraçarmos o lado que está sendo “atacado”. Lembre-se que ressaltar a qualidade do seu produto deve ter mais ênfase do que apontar o defeito de qualquer concorrente.

3. Anáfora

Usamos anáforas quando repetimos uma palavra ou expressão para reforçar o sentido, contribuindo para uma maior expressividade. No discurso de vendas, você deve mostrar convicção, enfatizando os diferenciais de seu produto ou serviço.

Dica:

Intercale palavras ou expressões que levem à mesma ideia. Assim, você será convincente sem ser repetitivo. 🙂

Agora que você já conhece algumas dicas para ser convincente no discurso de vendas, lembre-se: na hora da venda, a retórica é sua maior ferramenta. Por isso, esteja sempre pronto para aprimorá-la e boas vendas!

Qual o seu segredo para ser carismático? Conte para a gente nos comentários!

Leia também