Dicas de empreendedorismo feminino com Bianca Andrade

Sobre o que estamos falando?

    • Bianca Andrade é dona da Boca Rosa, uma das maiores holdings de produtos para cabelo e maquiagem do Brasil que chegou a faturar, em apenas um mês, 10 milhões de reais com uma única linha;
    • A origem da dona da Boca Rosa é humilde e o empreendedorismo sempre fez parte da vida dela. Desde muito nova, Bianca já trabalhava no buffet da mãe, pois o caixa era pouco para contratar muitos funcionários; 
    • A carreira da influenciadora digital começou em 2011 no Youtube, com tutoriais de maquiagem. Hoje, ela acumula mais de 17 milhões de seguidores no Instagram. Descubra a história de Bianca Andrade e aproveite para conhecer a plataforma de gestão para micro e pequenas empresas da Conta Azul.

Experimente grátis a Conta Azul!

i

 

Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, já foi apontada pela Forbes como umas das maiores empresárias do Brasil. 

O que nem todo mundo sabe é que o caminho dessa empreendedora foi desafiador. De origem humilde, Bianca começou a fazer sucesso com tutoriais de maquiagem na internet quando as redes sociais ainda nem faziam tanto sucesso. Na época, usava um cabo de vassoura como tripé para apoiar o celular.

Neste conteúdo, descubra quem é Bianca Andrade, como tudo começou e em quanto tempo ela se tornou milionária. Confira também dicas infalíveis de empreendedorismo com a dona da Boca Rosa. Boa leitura!


Fonte: Revista Tititi

De “Maluca da Boca Rosa” para milionária, quem é Bianca Andrade?

Bianca Andrade era moradora da Maré, periferia da Zona Norte Carioca. Ela estudava no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, no Centro do Rio de Janeiro, quando recebeu o apelido de boca rosa. O motivo: diariamente ia para a escola muito bem maquiada usando um batom pink. 

Tudo começou em 2011, com seus tutoriais de maquiagem no Youtube com marcas mais baratas. No início da carreira, Bianca tinha poucas visualizações na plataforma e em 2015, começou a ganhar dinheiro com o canal — R$ 500,00 por mês. 

Na época, ela se dividia entre a escola, os vídeos e o trabalho no buffet da mãe, dona Mônica. Foi de lá que vieram os seus primeiros clientes como maquiadora. 

Somente 3 anos depois, em 2018, ela lançou a Boca Rosa Beauty, com 28 produtos, no grupo de maquiagem Payot. Um ano depois, surge a linha para cabelos, chamada Boca Rosa Hair, em parceria com a Cadiveu. 

Dentre os planos para o futuro, está ter o segundo filho, estabelecer as marcas internacionalmente, criar linhas de produtos de skincare e para bebês. 

Acompanhe as suas vendas em tempo real com o App Conta Azul de Bolso! 

O que Bianca Andrade pode nos ensinar sobre empreendedorismo?

Separamos 6 lições de empreendedorismo que podemos aprender com a Bianca Andrade. Reunimos também várias frases da empresária, ditas para algumas revistas famosas, como a Forbes, Universa UOL e Vogue.

1. Aposte na criatividade e capacidade de improviso para inovar com poucos recursos

“Eu sempre fui aquela que dava um jeitinho para tudo.”

Além do tripé de cabo de vassoura, Bianca usava os livros para apoiar a luz na hora de gravar os vídeos. Ela, que não tinha muitos recursos, pintou o quarto e comprou alguns enfeites simples para melhorar o fundo dos vídeos. 

A primeira lição que podemos aprender com a menina que veio de comunidade carente e hoje é milionária é justamente focar na criatividade. Nem sempre é preciso ter tudo ou esperar o momento certo. Aproveite o que você tem hoje para começar.

2. Corra riscos!

“Um dos meus maiores conselhos como empreendedora: é melhor correr risco, aprender e evoluir do que viver estagnado. Empreender é ter coragem.”

Hoje, o canal do Youtube de Bianca Andrade reúne mais de 388 milhões de visualizações. Mas, na época em que ela começou, a internet era pouco explorada e seus vídeos eram vistos por apenas 300 pessoas. 

Ela, conhecida como a rainha da gambiarra, não se intimidou diante das críticas por tentar explorar um mercado novo. Boca Rosa tinha um sonho de ser atriz, famosa e de trabalhar com comunicação. 

Então, se você tem um sonho, faça como a Bianca e não tenha medo de arriscar e de se aventurar fora do lugar comum.

3. Seja ambiciosa e resiliente para perseguir seus sonhos

“Às vezes a gente precisa desconstruir os nossos sonhos e procurar outro caminho para alcançar aquilo que a gente quer.”

Na pandemia, Bianca viu as vendas da Boca Rosa despencarem. Segundo ela, respirou, acionou sua equipe e criaram uma excelente estratégia de vendas online. Ao final de 2020, a empresa lançou uma coleção de delineadores coloridos com seis drag queens brasileiras e, em menos de uma hora, o estoque estava esgotado.

Sim, deu tudo certo, mas isso só aconteceu porque Bianca foi resiliente, ajustou as estratégias de venda e de marketing ao novo momento. Perceba que ela não precisou abandonar os seus sonhos e sim, adaptá-los.

4. Conte com persistência para continuar aprendendo sempre

“Podem falar de mim, mas o meu produto vai ser incrível, vai ter qualidade, minha marca vai ter um branding amarrado, conectado com o momento atual — e todo mundo vai saber disso. Não conto com seguidores, conto com a minha influência.”

Além da resiliência, Bianca, mesmo faturando milhões, ainda não está satisfeita apenas em oferecer produtos de qualidade: ela sempre está de olho nas principais novidades do Brasil e do mundo. 

Estudar o mercado, as tendências e ser persistente em oferecer o melhor são outras lições importantes que podemos explorar com a jovem empreendedora.

5. Tenha as pessoas certas e de confiança ao seu lado

“É importante ter o seu bando. Tem que andar com a galera que pensa com você, que sonha junto com você, de uma forma que os seus sonhos virem os sonhos deles, e que eles façam isso felizes.”

Bianca conta que sempre quis crescer, mas jamais sozinha. Por isso, ao seu lado, ela reuniu pessoas que compartilham dos mesmos valores e acreditam no propósito da empresa. 

Afinal, contar uma equipe engajada que compre a ideia da sua empresa é fundamental para crescer e se tornar reconhecido no mercado. 

6. Por último, mas não menos importante: ame o que você faz! 

“Tem que amar a parada, e eu amo muito o que eu faço, por isso eu estou há 10 anos. Já passei por perrengue, já passei por polêmica e falo delas de uma maneira muito aberta para que ninguém tenha medo de passar por isso.”

Bianca é apaixonada pelo que faz e tem certeza de que, se o seu amor pela maquiagem e comunicação não fosse tão grande como é, jamais teria chegado onde chegou. 

Ao fazer o que se gosta, naturalmente a motivação aumenta e o trabalho não é visto apenas como uma obrigação. Por isso, sempre dê preferência a atuar em um mercado que você realmente tenha afinidade e realmente goste, pois o lucro e o sucesso serão apenas consequências. 

Conheça o ERP da Conta Azul, um sistema de gestão completo, online e simples de usar.


Fonte: Área VIP.

Maiores desafios dos empreendedores

Olhando para a história de Bianca, pode parecer que foi fácil chegar aonde ela chegou. Porém, o mundo do empreendedorismo conta com vários desafios. Identificá-los em tempo hábil e sempre pensar em soluções duradouras é fundamental para ter um negócio de sucesso.

Confira quais são esses desafios e como a Conta Azul Pro, um sistema de gestão completo e fácil de usar, pode ajudar você a superá-los. 

Formar uma cartela de clientes

Tão importante quanto ter clientes é armazenar os dados sobre eles de uma forma organizada. O que pode ser um desafio para as empresas que utilizam planilhas em Excel ou anotam as coisas à mão.

Como a Conta Azul pode ajudar você

Ter as informações dos seus clientes na palma da mão é essencial para uma comunicação e um marketing mais assertivo. Com o ERP da Conta Azul, você cadastra todas as informações importantes de quem já comprou na sua empresa, desde os dados pessoais até as preferências de pagamento. 

Fluxo de caixa 

Não controlar as entradas e saídas da empresa é arriscado para a saúde financeira do negócio. Sem esse monitoramento, você levará mais tempo para identificar e resolver possíveis problemas financeiros. 

Como a Conta Azul pode ajudar você

Monitorar o seu fluxo de caixa é muito mais fácil com a Conta Azul. Isso porque todas as movimentações são atualizadas automaticamente e, com isso, você não se perde no extrato bancário, tentando descobrir quem pagou o quê. 

Burocracias contábeis e fiscais

O processo de abertura e manutenção de uma empresa no Brasil é rodeado por burocracias contábeis e fiscais, o que muitas vezes afasta o sonho de se ter o próprio negócio. Para superar esse desafio, nada melhor do que contar com um contador de confiança e com apoio da tecnologia. 

Como a Conta Azul pode ajudar você

Nada de malotes e papéis. Com o ERP da Conta Azul, você emite notas fiscais com poucos cliques e o envia automaticamente para o contador. Com isso, além de ficar em dia com a Receita, sobra muito mais tempo para você cuidar da estratégia do negócio. 

Organização financeira 

Ter uma empresa organizada financeiramente nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando o empreendedor não separa as contas pessoais das do negócio. Além de entender sobre finanças, é indispensável contar com a tecnologia para manter o caixa no azul. 

Como a Conta Azul pode ajudar você

Com o ERP da Conta Azul, monitore o seu financeiro de onde estiver e em tempo real. Dessa forma, é muito mais fácil se organizar financeiramente e identificar gargalos com mais rapidez.

Conte com o apoio da tecnologia e acelere o crescimento da sua empresa. Clique aqui para experimentar grátis o ERP da Conta Azul! 

Leia mais

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?