7 dicas práticas para controlar o fluxo de caixa da sua empresa

Seis dicas para melhorar o controle do Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa é uma ferramenta extremamente importante para controlar as finanças, pois permite o monitoramento das entradas e saídas de dinheiro na empresa (movimentação de capital) em um período de tempo determinado. Assim, fica mais fácil organizar os gastos e fazer uma gestão eficiente do negócio.

ContaAzul é um sistema de gestão com controle de fluxo de caixa para sua empresa

Por isso, elaboramos 7 dicas fundamentais para ajudar você a manter o fluxo de caixa sempre em dia e, consequentemente, obter os melhores resultados. Confira!

1 - Registre e categorize todas as movimentações

Seja qual for o valor gasto ou recebido, é muito importante registrar todos eles. Dessa forma, você pode organizar as contas da maneira correta e evitar o desperdício de dinheiro. É essencial separar tudo em categorias diferentes, para que seja mais fácil identificar os principais tipos de gastos e receitas e de onde eles vêm. Não vale colocar apenas “gastos” e “ganhos”, pois assim você não saberá como usou os recursos e nem a origem dos rendimentos.

2 - Verifique o fluxo de caixa diariamente

Fazer um acompanhamento diário da movimentação do fluxo de caixa ajuda a evitar surpresas. Afinal, esse processo permite que você possa se planejar e, como consequência disso, prever situações complicadas e tomar atitudes antes mesmo que elas aconteçam. Dessa maneira, a gestão financeira do seu negócio fica sempre segura e saudável.

3 - Planeje e gerencie o estoque

Na maioria das vezes, seu estoque é um capital que não rende juros nem gera renda, ou seja, é um capital imobilizado. No entanto, o dinheiro investido nele pode impedir que você aproveite outras oportunidades mais lucrativas para sua empresa. Algumas perguntas, como “qual é o valor do seu estoque hoje?” e “qual é o limite máximo e mínimo do seu estoque?”, ajudam você a entender o nível de controle que tem sobre ele e quais decisões pode tomar para não ter prejuízos.

Um estoque bem controlado ajuda a mostrar quanto e quando comprar para suprir seu contingente de produtos. Logo, ao fazer esse controle, você sabe como acrescentar investimentos e gastos no seu fluxo de caixa.

4 - Pense em longo e em curto prazo

Por meio do fluxo de caixa é possível fazer uma projeção média para todo o ano. Com ele, você pode avaliar diferentes cenários e já se preparar para as mais diferentes adversidades. Portanto, estipule seus gastos e ganhos também no fluxo mensal. Assim, no fim do mês, compare o que você planejou com o que foi realizado. Dessa forma, é possível saber quais foram as despesas inesperadas e como fazer para evitá-las no futuro.

5 - Avalie seu capital de giro e seja realista

Você já parou para verificar se obteve o retorno desejado com a venda de seus produtos ou serviços? Pode ser que seja a hora de renegociar contratos com os seus clientes e cobrar um pouco mais pelo que você oferece ou até mesmo focar seus esforços naquilo que vai garantir mais retorno financeiro. Por isso, é tão importante acompanhar o seu fluxo de caixa e fazer avaliações periódicas para ver se o negócio está realmente andando como o planejado.

6 - Determine padrões de crédito para seus clientes

Antes de definir padrões de crédito para os seus clientes, é preciso entender que há duas situações possíveis e que precisam ser avaliadas para saber qual caminho é mais vantajoso para o seu negócio. Uma é quando as exigências são baixas. Isso quer dizer que você tem muitos consumidores qualificados para comprar e as vendas sobem rapidamente, mas em contrapartida é necessário ter um estoque alto de produtos para atender ao público. A outra é quando as exigências são altas. O número de pessoas com crédito qualificado para comprar seus produtos diminui e, consequentemente, as vendas também. Por isso, avalie bem qual dessas duas situações é a mais benéfica para a sua empresa e, então, planeje as ações com cuidado, deixando tudo preparado para qualquer situação que possa aparecer.

7 - Conte com a ajuda de um sistema de gestão financeira

Apesar de ser possível fazer o fluxo de caixa em uma planilha, ela nunca será a melhor opção, pois não garante o mesmo nível de segurança e controle que um sistema específico e automatizado para este fim. Portanto, contar com um software de gestão online é uma maneira de deixar o seu trabalho mais prático, seguro e preciso. O ContaAzul é um bom exemplo disso, pois, além de oferecer uma gestão eficiente e dinâmica do seu fluxo de caixa, facilita e ajuda na hora de analisar a situação da empresa e planejar o futuro. À medida que você usa o sistema, as informações são mantidas em segurança e, por estarem online, podem ser acessadas de qualquer lugar. Mais do que otimizar seu dia a dia, um software de gestão ajuda você a visualizar as movimentações financeiras e fugir do prejuízo.

Como fazer um fluxo de caixa eficiente

Agora, para fechar com chave de ouro, trouxemos algumas dicas do Antônio Lino Pinto, administrador e consultor em gestão, sobre os erros mais comuns e que atrapalham na otimização do fluxo de caixa. Assim, você saberá como evitá-los e também como tirar o melhor proveito das situações para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Assista!

 

E aí, como você está fazendo a gestão do seu fluxo de caixa? Conte para a gente! E não se esqueça, sempre que precisar, estamos aqui para ajudar você.Guia de Fluxo de Caixa  Preparamos um guia para explicar como funciona o fluxo de caixa Baixar o guia agora

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>