Controle de vendas: Dicas para alavancar seu time comercial

Controle de vendas: Dicas para alavancar seu time comercial

Uma equipe motivada é a chave de sucesso das vendas. Afinal de contas, ela é o contato entre a sua empresa e os seus clientes. Se essa relação não for motivadora para quem está na linha de frente, os resultados tendem a ficar muito abaixo do esperado.

ContaAzul é um sistema para sua empresa vender melhor e receber mais rápido

Com alguns passos é possível identificar como a equipe enxerga o trabalho, quais são as melhorias que propõem para o ambiente profissional e quais são os benefícios que melhor se adequam às suas necessidades. Vale a pena investir nesse diálogo e chegar a um acordo para otimizar a produtividade de cada um. Todo mundo sai ganhando, principalmente você! Para tal, confira abaixo as dicas para alavancar o time comercial!

Ofereça o ambiente de trabalho ideal

Será que a sua equipe está satisfeita com o ambiente profissional que você oferece? Aqui o que vale não é a satisfação do seu time. Além da boa remuneração, é claro, o ambiente de trabalho deve corresponder às expectativas, oferecendo conforto, comodidades e tranquilidade. Isso gera potencial para fazer com que a sua empresa dê um passo à frente entre as demais do ramo.

Promova a integração do time comercial

Chegar a esse nível requer que a equipe tenha um bom entrosamento. Afinal de contas, quem faz o ambiente de trabalho são as pessoas que lá estão. Duas coisas fazem diferença para impactar no sentimento do grupo sobre o ambiente de trabalho: confiança e empatia com os colegas. É importante investir no fortalecimento das relações, especialmente no ramo de vendas, em que todo mundo é concorrente. Crie momentos oportunos para que as pessoas possam interagir, oferecendo espaços de convivência e tentando reunir o grupo sempre que possível, especialmente para destacar resultados coletivos.

O modelo de liderança também influencia bastante. Um gestor que reconheça méritos, que incentiva e que faça cobranças de forma adequada, sem perder a linha, pode ser o grande motivador da equipe. Invista nesse líder, da contratação às constantes atualizações pelas quais ele deve passar.

Valorize, acima de tudo

O grande segredo para encantar a equipe é sempre o investimento que é feito nela. Os principais são a remuneração compatível com o mercado, bonificações, comissão pelas vendas e benefícios atrativos. Outras formas de investir, como caprichar no ambiente de trabalho, também geram resultados. Mas um dos maiores investimentos que se pode fazer é a qualificação.

Aproveite todas as oportunidades possíveis de treinamento, garantindo com que o pessoal ganhe capacitação. Esse é um investimento que vai reverter resultados para você e que, claro, ficará retido para os profissionais do seu time, mas que sempre será visto como uma oportunidade oferecida pela sua empresa ou gestão.

Controle as vendas e o time comercial através da comunicação

Entre todas as dicas, a mais simples, mas não menos eficaz, é a comunicação clara e eficiente. Com muito diálogo é possível identificar o que está indo bem ou não na gestão, como é possível construir junto com a equipe um bom modelo de condução dos trabalhos e quais são as expectativas em termos de remuneração.

Esse diálogo vai apontar para ideias simples e fáceis de serem aplicadas, mas que para o grupo farão grande diferença. E não perca de foco que manter o time afinado e produtivo é uma prioridade, já que os custos para repor pessoal são, em geral, maiores do que os investimentos a serem feitos.

Ter uma ferramenta que controle as vendas é fundamental para o sucesso do setor comercial de sua empresa. Porém, sem uma equipe alinhada e disposta, o objetivo fica distante. Alie sempre bons recursos de vendas aos bons vendedores, investindo neles pois isso significa investir na própria empresa.

Planilha Acompanhamento de Vendas  Preparamos uma planilha para organizar o dia a dia das vendas no seu negócio Baixar a planilha agora

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?