Gestão do Negócio

Dia do Estudante: cursos online gratuitos oferecem atalhos para empreender

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Conheça alguns cursos online gratuitos de gestão

Comemorado no Brasil em 11 de agosto, o Dia do Estudante é um estímulo ao conhecimento. E para empreendedores principiantes, existem cursos gratuitos online que oferecem capacitação por instituições reconhecidas, sem gastos e com flexibilidade de horários.

Opções de cursos online gratuitos

A boa notícia para o empreendedor é que não faltam opções para se qualificar sem sair de casa e sem pagar nada por isso. Confira alguns cursos relacionados ao tema, ofertados por diferentes instituições na modalidade EaD – educação à distância.

Sebrae

Se ao pensar em cursos online gratuitos o nome Sebrae vem à sua cabeça, não é por acaso. Afinal, o serviço social é um dos maiores parceiros do pequeno empresário. Na qualificação, não poderia ser diferente.

São 76 opções disponíveis de cursos gratuitos, dispostas no site da entidade de acordo com o perfil do aluno: Quero abrir uma empresa ou Já tenho uma empresa.

Ao acessar a área de EaD do Sebrae, é possível encontrar qualificações genéricas (como Aprender a Empreender, Micro Empreendedor Individual, Atendimento ao Cliente e Técnicas de Vendas), além de abordagens específicas (como Procedimentos para Exportação, Turismo Receptivo, Gestão de Cooperativas de Crédito e Boas Práticas no Serviço de Alimentação).

Cada curso tem sua página, com informações sobre objetivos, público-alvo, carga horária e conteúdo programático detalhado. É também nessa seção que o candidato realiza sua inscrição.

ContaAzul

A empresa oferece mais do que um completo sistema de gestão, atuando também como parceira no fomento ao conhecimento do empreendedor. No site, é possível se inscrever em cursos gratuitos online, que possibilitam aprender mais sobre gestão financeira, além de qualificar o uso do ContaAzul no seu negócio.

As aulas são transmitidas ao vivo, bastando informar nome e e-mail para confirmar sua inscrição. Se desejar, há ainda uma relação com os melhores cursos gravados para assistir quando e onde quiser.

Senai

No Senai, o curso gratuito sobre Empreendedorismo tem 14 horas/aula, abordando desde as características essenciais para ter um negócio até conceitos de liderança, ética, criatividade, comunicação e trabalho em equipe.

Embora sejam ofertados na modalidade à distância, o aluno faz sua inscrição online na unidade do Senai mais próxima. Por isso, a dica é conferir no site se o seu estado disponibiliza a capacitação.

IPED

No Instituto Politécnico de Ensino à Distância (IPED), o candidato pode escolher um curso interativo na modalidade gratuita. Se a opção for pelo Curso Online de Empreendedorismo, por exemplo, aprenderá sobre o conceito e também irá adquirir noções sobre constituição da empresa, análise da concorrência, fluxo de caixa e objetivos de mercado.

Essa qualificação tem 20 horas/aula, com início imediato e término em 30 dias, oferecendo certificado digital de conclusão. As inscrições são realizadas no site.

Além dela, há outras opções no IPED, como as qualificações Administração de Pequenas Empresas, Plano de Negócios, Logística Empresarial, Gestão de Relacionamento com o Cliente, Marketing na Gestão Empresarial e Técnicas de Vendas.

FGV Online

A Fundação Getúlio Vargas também disponibiliza cursos online na área de empreendedorismo. No site, é possível se inscrever para capacitações que variam entre 5 e 15 horas/aula, como Introdução à Administração Estratégica, Produto, Marca e Serviços, Motivação nas Organizações e Sustentabilidade Aplicada aos Negócios.

Endeavor

Com o propósito de ajudar empreendedores a se tornarem cada vez melhores, a Endeavor oferece cursos 100% gratuitos, prometendo aulas ministradas por alguns dos melhores especialistas do país, somados a cases e ferramentas práticas.

São 23 cursos ofertados no site. Entre eles, Como Construir a Empresa Certa para os Clientes Certos, Finanças Básicas para Empreendedores, Primeiros passos para montar seu negócio, Perfil empreendedor: como identificar oportunidades com a sua cara e Como aumentar e gerenciar suas vendas.

ESPM

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) oferece em seu site algumas opções de cursos abertos que podem ajudar na montagem e na qualificação do negócio. O mais tradicional deles, Empreendedorismo, tem 16 horas/aula e objetiva que o aluno possa reconhecer os fatores-chave para se tornar um empreendedor de sucesso.

Outros cursos oferecidos são: Liderança de equipes, Técnicas de vendas, Comunicação integrada e Atendimento ao cliente.

Faz Inova

Para cursar uma das oportunidades gratuitas de qualificação na Faz Inova, basta realizar um cadastro no site, o que dá acesso às vídeo-aulas disponibilizadas online.

Entre as opções para o público empreendedor, estão os cursos de Introdução à inovação, Investimento Anjo e Canvas de Modelo de Negócios – este último com dicas práticas sobre como transformar uma ideia em um negócio por meio da ferramenta Canvas.

Senar

Para o empreendedor que atua no agronegócio, também há opções de qualificação gratuita à distância, ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. No site, os cursos de Negócio Certo Rural e Trabalhador Empreendedor abordam conceitos de planejamento e administração de negócios para produtores rurais, além de características, competências e habilidades empreendedoras no meio rural.

Ambos contam com 40 horas/aula e aguardam a formação de uma nova turma.

Inead

O curso Empreendedorismo do Instituto Nacional de Educação à Distância (Inead) conta com 25 horas/aula e é só uma das opções disponibilizadas no site para qualificar a gestão do seu negócio.

Também gratuitos, para cursar à distância, há qualificações que abordam administração de vendas, pesquisa de mercado, comércio exterior, atendimento ao cliente, chefia e liderança, planejamento de recursos humanos, comunicação empresarial, formação de preço de venda, entre outras.

Complementação aos cursos online

Além de buscar conhecimento, é importante contar com o auxílio de dois aliados na sua jornada empreendedora: um contador e um software de gestão.

Com as aulas, você pode ficar mais afiado em temas fiscais e financeiros, mas não custa lembrar: a teia tributária do Brasil é difícil de ser desvendada. Por isso, contar com o apoio de um contador é vital para a saúde financeira da empresa. Além de ajudar com os impostos, esse profissional tem dicas valiosas para você planejar os caminhos de expansão do seu negócio.

Já as soluções de um sistema de gestão como o ContaAzul ajudam a colocar em prática tudo aquilo que você aprendeu nos cursos. Se você está debruçado sobre temas como fluxo de caixa, gestão de estoque, emissão de notas fiscais e planejamento financeiro, vai adorar saber que existe um software que integra todas essas funções de forma simples e intuitiva.

Ainda não sabe qual sistema de gestão adotar? Experimente grátis o ContaAzul!

Leia também