Dia do consumidor: estratégias para a nova Black Friday do comércio

Dia do Consumidor

Você provavelmente já planejou ações para datas comerciais como a Black Friday, o Natal e o Dia das Crianças. Mas talvez ainda não conheça o Dia do Consumidor, que vem ganhando força no Brasil.

Experimente ContaAzul: Sistema de Gestão para pequenas empresas que pensam grande

A data é inspirada em um discurso do ex-presidente americano John Kennedy, em 15 de março de 1962, que reconheceu em sua fala a importância da proteção aos direitos do consumidor.

No Brasil, em 2014, o site de comparação de preços Buscapé aproveitou a ideia para lançar uma campanha de promoções.

E deu certo: de acordo com pesquisa do portal Think With Google (canal com pesquisas e recursos de marketing criado pelo Google), a data já desperta a atenção de consumidores e gera grande volume de buscas pelo termo “Dia do Consumidor”.

Então, que tal aproveitar para criar ações de valorização do cliente e promoção de vendas? Neste artigo, você vai conhecer as melhores estratégias.

O que é o Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma data usada pelo varejo para estreitar seu relacionamento com os clientes e vender mais. Foi inspirado no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15 de março, e repaginado a partir de uma ação promocional em 2014.


Embora ainda não tenha apelo comercial comparável a períodos como o da Black Friday, essa  data oferece muitas oportunidades para o varejista. Por aqui, algumas lojas apresentam não apenas um dia de promoções, mas uma semana inteira de ofertas.

E a tendência de interesse dos clientes é cada vez maior. É o que diz o Google, que notou um crescimento de pesquisas relacionadas de 23% na comparação com os anos de 2016 e 2017.

Para consumidores, descontos caem bem nessa época. Isso porque, assim como a Black Friday antecede o Natal, a data precede outras comemorações especiais, como a Páscoa e o Dia das Mães.

Ainda de acordo com os estudos da gigante da tecnologia, o público brasileiro pretende gastar, em 2018,  uma média de R$ 690,00. Esse valor é superior ao tíquete médio da Black Friday 2017, que alcançou R$ 562,00.

Sendo assim, é fácil perceber a forte tendência à aquisição na data, que apresenta bons índices de crescimento nos últimos quatro anos.

5 ideias para vender mais no Dia do Consumidor

Até aqui, você viu que o Dia do Consumidor está em alta e deve apresentar progressos significativos nos próximos anos.

Mas, afinal, como aumentar os lucros nessa data? A resposta para essa pergunta você encontrará a seguir, em uma série de dicas para extrair o máximo potencial desse período:

1. Determine os seus objetivos

O primeiro passo para alcançar o sucesso nessa data é definir as metas esperadas. Não há uma regra geral para objetivos corporativos, então reflita sobre as necessidades do negócio durante a época.

É claro que aumentar as vendas é uma finalidade comum. Mas existem outros resultados esperados, como o crescimento da base de cadastros, queima de estoque ou o aumento das taxas de recompra.

Os objetivos devem ser calculáveis, ou seja, traduzidos em métricas. Alguns dos mais comuns são o Retorno sobre o Investimento, Abandono do Carrinho e Taxa de Rejeição. Esses números serão valiosos mais tarde, então guarde-os para comparação.  

2. Planeje as campanhas

Quando chegamos à etapa do planejamento, é o momento de decidir como, quando e para onde os investimentos serão direcionados.

Eles podem ser conduzidos de diversas maneiras, como desenvolvimento da plataforma online, aquisição de uma quantidade maior de produtos para estocagem, marketing e melhorias processuais.

Aqui o objetivo é transferir para o papel todas as ideias e elaborar uma estratégia eficiente, que evitará o desperdício de recursos e potenciais falhas durante a execução das ações.

Também são traçados detalhes relacionados às promoções que serão divulgadas na data, estabelecendo regras e valores para cada uma delas.

3. Segmente a sua base de clientes

Quando um usuário cadastra-se em uma plataforma digital, ele concede alguns dados valiosos para o seu negócio.

Lembre-se: eles não são todos iguais, então é preciso divulgar de maneira personalizada. As mulheres podem receber promoções diferentes dos homens, por exemplo. De modo similar, crianças e adultos não pertencem à mesma classe de indivíduos.

Além, é claro, dos padrões comportamentais. Pessoas que já compraram no seu site possuem preferências que devem ser exploradas.

4. Crie um senso de emergência

Estabelecer uma data para o fim das promoções é uma ação poderosa. O senso de emergência estimula a compra e movimenta o caixa.

Ao manter os preços baixos por muito tempo, o usuário não enxerga valor na promoção e a data deixa de ser especial.

5. Utilize os principais canais de marketing

Por fim, você precisa utilizar os seus canais de comunicação com o cliente para divulgar as suas ações no Dia do Consumidor.

No ambiente digital alguns dos principais são as redes sociais, os links patrocinados, o e-mail marketing e o marketing de conteúdo.

O remarketing também pode ser uma ferramenta essencial para alcançar usuários que já manifestaram a intenção de compra de produtos específicos ou relacionados.

Já no mundo offline, as ações geralmente são baseadas em eventos, composição de materiais gráficos, flyers, banners, outdoors e a divulgação em canais pagos como a TV e o rádio.

Gestão financeira em datas comemorativas

Você se lembra quando falamos sobre objetivos quantificáveis? Pois é, não é possível estabelecer um plano de vendas sem falar em números.

Durante as datas comemorativas, a gestão financeira pode ser planejada e observada em tempo real, diferentemente de outros períodos do ano.

Nesse sentido, um software de gestão faz muito sentido, já que a análise exige o processamento de uma grande quantidade de dados simultâneos.

Verifique os horários de pico, elabore promoções de curtíssima duração, observe os canais que estão trazendo mais conversões… Enfim, dê a devida atenção para todas as campanhas e certifique-se de que tudo ocorre como planejado.

E não se esqueça de avaliar os dados recolhidos, pois a data ocorre novamente no ano que vem. Com essas informações em mãos, você estará melhor preparado para o próximo Dia do Consumidor.

Em uma data com um enorme potencial para fechar negócios, é preciso preparo para controlar as finanças. Se você quer organizar a sua empresa, baixe gratuitamente a planilha de Modelos de Fluxo de Caixa e não passe aperto no Dia do Consumidor!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>