Descubra o que faz uma empresa de consultoria ter sucesso

Descubra o que faz uma empresa de consultoria ter sucesso

Nos últimos anos, até por questões que envolvem o cenário econômico do país, muitos empreendedores começaram a repensar os modelos de gestão, reorganizar seus negócios e ir em busca de soluções viáveis para alcançar resultados positivos. O mesmo vale para empreendedores iniciantes que começam sabendo que precisam minimizar custos e serem inovadores. No entanto, uma grande parte desses profissionais esbarra em como fazer isso. Nessa hora entra o papel de um consultor experiente. Entender toda essa dinâmica e saber como atendê-la é o que faz uma empresa de consultoria dar certo.

DRE Gerencial do ContaAzul: Comece agora

Então, pensando no fato de que está oferecendo um serviço e não um produto palpável e visível, o consultor precisa destacar a importância de seu trabalho para os possíveis clientes. Independentemente do segmento em que atua, é necessário ressaltar sua experiência, utilizá-la para agregar valor e ressaltar que esse conhecimento será útil para indicar um caminho mais adequado a ser seguido. Esse é um dos pontos que mais demanda atenção nesse tipo de segmento.

De fato, existe um boom na área de consultoria, com uma busca cada vez maior por esse serviço. Mas você não pode confiar apenas na alta procura para ter sucesso. É fundamental convencer outros empreendedores da importância de ter uma opinião de fora sobre suas estruturas de produção, de tecnologia da informação e seus modelos de gestão. Muitas vezes eles acreditam que a solução para isso está dentro de casa e não enxergam as novas possibilidades.

As empresas também estão mais seletivas na hora de contratar a consultoria. De acordo com o Sebrae, o aumento na procura gerou alguns fatores que hoje são levados em consideração: busca de novos conhecimentos e de inovações para enfrentar a globalização da economia; necessidade de consolidar vantagem competitiva; questionamento progressivo da realidade visando um processo de melhoria contínua e sustentada; e disponibilidade de metodologias, técnicas e processos que garantam aos executivos uma tomada de decisão com qualidade.

Porém, antes de tentar convencer os gestores, você precisa conhecer muito bem o mercado em que atua ou pretende atuar. Identifique quais podem ser seus futuros clientes e pesquise o máximo de informações sobre eles, entendendo como atuam, se possuem grandes projetos e como estão estruturados os objetivos que balizam a atuação. Esse conhecimento será essencial para o sucesso de sua consultoria, pois dará poder de argumentação e passará uma boa imagem.

Construção da imagem

Por falar em imagem, essa é uma palavra importante em qualquer segmento de atuação, em especial no de consultoria. Transpareça confiança, credibilidade e honestidade ao mercado. Construa uma reputação sólida e com valores muito bem demarcados e em sintonia com seus futuros clientes, pois eles buscarão em você uma conduta que esteja alinhada com a deles.

Dessa forma, abre-se um caminho importante para que seus serviços comecem a ser recomendados. Isso porque indicação ainda é uma das principais formas de conquistar clientes. É importante que, com o passar do tempo, você diminua o esforço em “vender seu peixe” e os clientes comecem a procurar naturalmente seus serviços.

Por outro lado, isso não significa ter que parar de fazer o marketing pessoal ou institucional. Apareça, realize ações, coloque-se e comporte-se como referência no segmento em que atua. Isso inclui o uso de ferramentas de comunicação digitais, palestras, publicação de artigos em jornais, cursos, seminários, entrevistas e outros meios que o coloquem na vitrine do mercado. Essas práticas terão um efeito de médio a longo prazo e os resultados poderão ser colhidos no futuro.

Plano de negócios

A oportunidade que o profissional encontra para montar uma empresa de consultoria precisa ser traduzida em um bom plano de negócios. É neste documento que estará descrita a forma de atuação, perfil dos clientes a serem buscados, a definição exata do serviço que será oferecido, o mapeamento dos concorrentes, os objetivos comerciais, os pontos fortes e fracos do seu empreendimento.

Agora, se você está há mais tempo no mercado e já possui um plano de negócios, não é recomendável abandoná-lo. Revisite este documento de tempos em tempos, analise e veja o que pode ser atualizado, seja por estar ultrapassado, seja por simplesmente não ser mais viável.

Definição de um mercado

Por mais que seus conhecimentos alcancem diversas áreas, atirar para todos os lados pode ser um verdadeiro tiro no pé. Os clientes podem não se sentir seguros com quem tenta se garantir em muitos setores diferentes. É aquela velha história: conhece de tudo um pouco, mas não é expert em nenhum ramo, daí não consegue apresentar resultados eficientes no que a empresa realmente precisa.

Portanto, defina bem uma área de atuação, apresente-se como especialista nela e busque os contatos de acordo com o que foi escolhido. Assim, não existirá espaço para dúvidas em relação ao foco do trabalho. Utilize como cartão de visitas, por exemplo, o fato de ser dedicado à consultoria em sustentabilidade.

Automação

Não é segredo nenhum, ou pelo menos não deveria ser, que estamos em uma era tecnológica, em que soluções virtuais ganham espaço a cada dia. Sendo assim, se seu cliente ou possível contato está bem alinhado a isso, você também tem a obrigação de estar. Não há mais como fugir da internet, dos computadores, tablets ou smartphones. Eles estão aí e todo mundo terá de se acostumar.

Diante deste contexto, então, automatizar seus processos é essencial para o sucesso. Existem diversas ferramentas no mercado, como os ERPs, que organizam toda a gestão em um único local e oferecem, por exemplo, a possibilidade de integração com os sistemas dos clientes.

Localização

Esse detalhe pode até parecer algo banal, mas está longe disso. A localização precisa ser pensada de forma estratégica, assim como as instalações que serão utilizadas. Geograficamente, é importante estar perto de grandes centros empresariais, comerciais ou financeiros. Pensando na logística interna, é necessário ter à disposição salas para reuniões.

Gestão financeira

Além de toda a parte técnica e de planejamento, é importante também ficar bem atento à gestão financeira. Faça um controle rigoroso das suas contas, tenha um orçamento, utilize um fluxo de caixa, enfim, cerque-se de todos os cuidados necessários para não se perder em meio aos números.

Kit Gestão de Custos  Uma Gestão de Custos eficiente não serve só para assegurar a sobrevivência da  sua empresa, descubra! Baixar o kit agora

Esperamos que você consiga aproveitar todas essas dicas na gestão da sua empresa de consultoria e tenha sucesso com os resultados. A ContaAzul está à disposição para ajudar nesse processo.

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>