Descubra como criar boas promoções para o Dia do Consumidor

Sobre o que estamos falando?

  • Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor é uma oportunidade para aumentar o faturamento no início do ano. Recentemente, várias empresas já exploram essa data, oferecendo descontos de até 80%;
  • Além das promoções, você pode aproveitar o Dia do Consumidor para reforçar o relacionamento com os clientes. Brindes e ofertas exclusivas para a clientela fiel são boas opções;
  • A sua empresa precisa estar preparada para vender muito em todas as datas comemorativas. A Conta Azul tem tudo o que você precisa para organizar o seu processo de vendas. Controle tudo na palma da mão e de onde estiver, por um preço que cabe no seu orçamento.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O mês de março é recheado de datas comemorativas que você pode aproveitar para vender muito mais. Uma delas é o Dia do Consumidor, celebrado todos os anos no dia 15 de março. 

Essa data surgiu em 1962, quando John Kennedy, presidente dos Estados Unidos, fez um discurso no congresso norte-americano falando sobre os direitos do consumidor. Ele defendia uma relação justa e clara entre as empresas e seus clientes.

Passados 20 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU), inspirada neste fato, instituiu oficialmente o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. No Brasil, um levantamento do Google apontou que 35 milhões de pessoas já conhecem a data e que, entre 2017 e 2018, as buscas pelo termo "Dia do Consumidor" aumentaram em 92%.

Se você não sabe o que fazer para vender mais nessa data, confira este conteúdo com algumas ideias de promoções para aproveitar essa oportunidade da melhor maneira! 

Acompanhe os tópicos abaixo e boa leitura!

5 ideias de promoções para aplicar no Dia do Consumidor

 

1. Trabalhe com descontos nos produtos mais vendidos no primeiro trimestre

Para que uma promoção faça sucesso, além do desconto, ela deve ser pensada de forma estratégica para despertar o interesse dos clientes. Isso significa que apostar nos produtos ou serviços mais vendidos pela sua empresa no primeiro trimestre do ano pode ser uma excelente ideia. 

Livrarias e papelarias, por exemplo, registram nos primeiros meses do ano uma venda mais alta dos itens para a volta às aulas. Nesse caso, o ideal é que sejam criadas ofertas em cima destes produtos e não o contrário, que seria aumentar os preços.

Lembrando que você também pode criar promoção para itens com uma saída mais baixa, porém, eles não devem ser o foco do Dia do Consumidor.

Confira o passo a passo de como fazer uma promoção de vendas de sucesso!

2. Ofereça descontos para a primeira compra do cliente

Essa é uma estratégia que funciona para atrair novos clientes, pois é baseada em um gatilho mental chamado escassez. Na prática, o desconto na primeira compra desperta no cliente a necessidade de consumir aquele produto ou serviço o quanto antes, pois corre o risco de acabar. 

É importante também que a sua empresa esteja preparada para atender bem toda a demanda, principalmente relacionada à clientes novos. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. 

3. Crie estratégias do tipo "leve 2, pague 1"

Leve 2, pague 1 é uma estratégia que pode ser explorada por você no Dia do Consumidor, tanto com os próprios produtos ou serviços, quanto com brindes. Outra sugestão é oferecer itens novos aos clientes nesse tipo de oferta, o que ajuda também na divulgação de um novo catálogo. 

4. Possibilite descontos progressivos para compras maiores

O desconto progressivo estimula a compra de mais de um item e faz com que os clientes novos conheçam mais produtos ou serviços da sua empresa. Além disso, eles se sentem recompensados pelos descontos, o que também vale para a clientela mais antiga.

Um exemplo de como aplicar essa estratégia é oferecer percentuais de desconto conforme o valor comprado ou quantidade de itens: 

  • 1 produto ou R$ 100,00  = 10% de desconto

  • 2 produtos ou R$ 200,00 = 20% de desconto e assim sucessivamente.

Não esqueça de definir um teto para os descontos para não sair no prejuízo!

Com o Receba Fácil Cartão de Crédito (via link) da Conta Azul, você pode parcelar as suas vendas em até 12 vezes e receber o pagamento antecipado, sem precisar de maquininha de cartão.

5. Aposte também em brindes úteis para o seu público

Chaveiros, adesivos, canetas: vale tudo para encantar e presentear o cliente. Mas, você já parou para pensar que, nem sempre, esses brindes são realmente úteis para seu público? 

Como última dica, sugerimos que você sempre aposte nos brindes que o seu cliente com certeza utilizará. Quem tem uma cafeteria, pode dar de presente no Dia do Consumidor uma caneca; já que vendem roupas, pode optar por um acessório, por exemplo. 

Como criar boas promoções para o Dia do Consumidor? 

 

Estude os tipos de promoções trabalhados pela concorrência

Estude como são as ações promocionais feitas pela concorrência e analise em quais delas você pode se inspirar e fazer melhor. Outra dica é estar sempre de olho no que as grandes marcas do seu mercado de atuação costumam fazer no Dia do Consumidor.

Porém, não esqueça de manter a personalidade da sua marca. Afinal, uma coisa é se inspirar, outra bem diferente é copiar o concorrente

Divulgue as ofertas nos principais canais de comunicação

Depois de planejar as ofertas, é hora de divulgá-las nos canais de comunicação onde seu público está presente. 

Publicações nas redes sociais, parcerias com influenciadores digitais e/ou com outras empresas, divulgações em vídeos e presença em eventos… Faça uma análise das ações mais viáveis, ou seja, aquelas que podem trazer um retorno maior de clientes com um custo mais baixo.

Mas, para que a divulgação seja eficiente, faça um bom planejamento. Assim, você alcança o seu público de uma forma direcionada, sem desperdício de tempo e recursos financeiros. 

Saiba como fazer um planejamento anual em 7 passos!

Prepare o estoque para a demanda

É muito frustrante para qualquer cliente procurar a empresa, principalmente no Dia do Consumidor, e descobrir que o produto acabou ou o serviço não está mais disponível. Para evitar situações como essa, que impactam negativamente na imagem do negócio, prepare o estoque com antecedência. 

Converse com os fornecedores, busque outras opções e, se possível, analise os dados das promoções anteriores para prever a demanda.

Ainda não aceita Pix? Clique aqui para saber como oferecer essa forma de pagamento com segurança.

Aproveite a data para fidelizar os clientes

As ofertas do Dia do Consumidor podem atrair muitos clientes novos para a sua empresa. Por isso, aproveite a data para conquistá-los. 

Para isso acontecer, atendimento, espaço físico (caso tenha), qualidade dos produtos e/ou serviços e um pós-venda precisam estar bem estruturados, pois tudo isso faz parte da experiência que será oferecida.

Não esqueça também de oferecer brindes e promoções exclusivas para quem já acompanha o seu trabalho. Afinal, tratando os consumidores fiéis com exclusividade, você fortalece o relacionamento e a confiança com eles.

Venda mais o ano todo tendo a Conta Azul como parceira!

Como você viu, é possível vender mais e aumentar o faturamento no Dia do Consumidor, data ainda pouco explorada pelo comércio, em comparação com outras, como Dia das Mães e Natal.

Para isso, além de promoções atrativas, é indispensável ter uma boa gestão do fluxo de vendas. Do contrário, a sua empresa receberá reclamações pelo atendimento ruim e poderá até mesmo perder clientes, o que não é nada interessante em plena data cujo objetivo de reconhecer a importância do consumidor, figura essencial para o sucesso de qualquer negócio

Com o ERP Conta Azul, o seu processo de vendas pode ser organizado o ano inteiro! 

A Conta Azul Pro é um sistema completo para gestão de micro e pequenas empresas. Fácil de usar, com poucos cliques você controla do estoque às vendas até pelo celular, no App Conta Azul de Bolso.

Além disso, o ERP Conta Azul:

  • Integra estoque, fluxo de caixa e contabilidade. Assim que uma venda acontece, essa movimentação é automaticamente registrada em todos os setores;

  • Salva todas as informações dos clientes, como telefone, endereço e preferências, facilitando a hora de emitir as notas fiscais

  • Registra as últimas compras, formas de pagamento utilizadas e descontos oferecidos a cada cliente;

  • Permite a geração de relatórios sobre as vendas. Com isso, você identifica os produtos ou serviços mais e menos vendidos, o que ajuda na hora de criar promoções cada vez mais direcionadas;

  • Possibilita a geração e o envio de propostas comerciais personalizadas, no caso de quem trabalha com serviços.

Clique aqui para experimentar o ERP Conta Azul de graça e sem compromisso!

Semana do Consumidor 2022 - Header

Leia também:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar