Desafios e expectativas para as vendas de final de ano.

Sobre o que estamos falando?

  • A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez uma projeção das vendas de final de ano: o crescimento será de 2,6% em comparação a dezembro de 2020;
  • Entenda quais são os desafios e expectativas para as vendas de final de ano, o impacto econômico da pandemia no comércio e como se preparar para vender mais nessa época;
  • Com o apoio da Conta Azul, você garante informações em tempo real sobre o seu negócio, mantendo sua empresa organizada e segura e, com isso, sobrando mais tempo para se dedicar ao seu sucesso.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

“Dezembro é a melhor época do ano para o comércio” 

Quantas vezes você já ouviu essa frase? De fato, essa época é promissora em todos os aspectos: seja para o consumidor, que vai receber o 13º salário e as bonificações de onde trabalha, ou para os varejistas, que vão aumentar a receita com as vendas de final de ano.

Contudo, a pandemia trouxe desafios para todos os setores, incluindo o aumento da inflação e o crescimento do desemprego.

Mesmo diante deste cenário, é possível ter boas projeções, e se você tem uma loja e deseja saber o que esperar neste final de ano atípico e quais atitudes tomar para aumentar suas vendas online e presenciais, continue a leitura! 

desafios-e-expectativas-para-vendas-de-final-de-ano-em-2021

Quais são os desafios e expectativas para as vendas de final de ano?

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que a expectativa de crescimento nas vendas deste ano será de 2,6%, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

É uma notícia boa, não é mesmo? 

E esse avanço só foi possível em razão do aumento das vacinações contra a Covid-19, que aqueceu novamente o mercado de  trabalho, encorajando as pessoas a comprarem mais. 

Dessa forma, com mais pessoas circulando, as vendas tendem a aumentar. Entretanto, mesmo com previsão de aumento, as vendas ainda não atingiram o mesmo ritmo de antes da pandemia.

Mas não se preocupe! Aliando o retorno econômico, estratégias bem elaboradas e um bom sistema ERP, sua empresa terá todas as ferramentas para turbinar as vendas de final de ano. 

O impacto econômico da pandemia no comércio 

O cenário econômico atual está longe dos padrões normais. Isso porque as consequências do coronavírus foram gigantes e pegaram os comerciantes de surpresa, afinal, quem esperava esse vírus no mundo?

O levantamento da CNC mostra que em abril de 2020 houve uma redução de 58% no consumo em relação a momentos anteriores à crise, já que estávamos no auge de infecções e contágio. 

Após medidas de restrições bem rígidas, o início do segundo semestre de 2021 mostrou dados positivos: os números do comércio voltaram a crescer. A circulação de pessoas em julho deste ano foi de quase 10% a mais em relação ao mês anterior, mas nada que se compare aos números de antes da pandemia.

O motivo do aumento, além da abertura das lojas físicas e o novo hábito de comprar online pelo consumidor, é a última sexta-feira mais esperada do mês de novembro: a Black Friday.

Confira nosso conteúdo sobre a data: Black Friday 2021

Por isso, as perspectivas são boas e sua loja tem grandes chances de vender mais! 

Como se preparar para as vendas de final de ano?

Depois de termos um panorama das expectativas e dos desafios para o último trimestre do ano, chegou a hora de se planejar para ter o melhor desempenho possível nas vendas de final de ano e conseguir gerar mais receita, independentemente dos desafios que estiverem por vir. 

Para te ajudar nessa tarefa, separamos 7 dicas de como você pode se preparar para os possíveis desafios e se sair bem. 

Então, fique atento para não perder nenhum detalhe importante! Vamos lá?

  1. Avalie o histórico de vendas

Analisar o que já foi feito é a melhor forma de melhorar processos e não cometer os mesmos erros. Isso porque todas as suas ações serão baseadas em dados, e não em achismos. 

Através do ERP Conta Azul você pode:

  • Monitorar em detalhes todas as vendas;

  • Reforçar sua estratégia de vendas com dados precisos e atualizados;

  • Descobrir qual produto os consumidores mais procuram;

  • Tomar decisões melhores, baseadas em resultados.

Além de todos esses benefícios, você pode deixar as planilhas de lado! 

O ERP Conta Azul traz praticidade nas tarefas de gestão de sua empresa. Com uma única plataforma você controla processos e finanças, evitando erros e facilitando a gestão das vendas. Isso tudo com acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, pela internet. 

   2. Identifique oportunidades


Transformar os desafios em novas oportunidades é a estratégia utilizada por todos os negócios de sucesso. Afinal, as mudanças são inevitáveis e irão acontecer independente do que você tenha planejado para sua empresa.

Então, aproveite as transformações! Identifique novas tendências e se adapte para que elas sejam encaradas como novas oportunidades. Se a pandemia trouxe restrições para as lojas físicas, porque não investir no online?

E se você tem vontade de vender online mas não tem site, uma ideia é usar o Link de pagamento na sua empresa. Ele é uma forma de vender sem que o cliente precise ir à sua loja física ou fazer todo aquele processo longo de compras no site. Quer facilidade maior? 

O Link de pagamento facilita a sua vida e a do seu cliente, já que é só enviar o link por meio das redes sociais ou por mensagem. É uma operação segura, simples e que resolve qualquer venda. 

   3. Defina seus objetivos


Após analisar as oportunidades e desafios, chegou a hora de definir os objetivos para o final do ano. Diante de todas as incertezas que o ano trouxe, é importante se planejar para que, ao ser pego de surpresa, as consequências sejam menores. 

Os objetivos vão guiar a sua empresa a todas as ações que devem ser tomadas.

Além disso, é por meio deles que você poderá mensurar se a sua equipe está entregando o que foi combinado, se suas vendas estão condizentes com o que foi programado e saber se o seu negócio está crescendo ou precisa melhorar em alguns aspectos. 

   4. Revise os preços praticados


Estudar os preços é importante na hora de definir as metas e objetivos para o próximo período e, também, para o ano que vai chegar. 

É fato: os preços subiram. Afinal, a inflação está mais alta, e com isso os produtos tendem a ficar mais caros também. Por isso, não faz sentido manter os mesmos valores do começo do ano se você paga mais para o fornecedor. 

Só é preciso cuidado para não aumentar demais o valor e afastar o consumidor. Ter equilíbrio é fundamental nesta etapa, mas nem sempre é uma tarefa fácil. 

Assim, contar com a ajuda de profissionais especializados para te ajudar a calcular um preço que seja bom tanto para consumidor quanto para vendedor pode ser uma boa pedida. 

Quer saber como faturar ainda mais nesse Natal? Baixe já gratuitamente o o e-book abaixo e feche o ano com o seu caixa de ouro!

E-book "O que fazer para vender no Natal e gerar mais lucro!" 

 

Cadastre o seu e-mail e receba grátis:

 

   5. Prepare a equipe


Formar uma equipe que vista a camisa da empresa e tenha disposição para se comprometer a vender o máximo possível nem sempre é fácil. 

Muitas pessoas querem trabalhar, mas não se sentem motivadas o suficiente no emprego. Por isso, é seu papel como empreendedor incentivar e oferecer condições favoráveis para tornar o trabalho de seus colaboradores ainda mais produtivo.

Então, para manter uma equipe boa, que tenha vontade de trazer resultados, é preciso: 

  • Definir um líder;

  • Mostrar os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo;

  • Ser um mentor, e não apenas um chefe;

  • Reconhecer os esforços e elogiar;

  • Incentivar o diálogo entre os membros da equipe e a troca de experiência;

  • Fazer reuniões periódicas para alinhamento;

  • Investir em treinamentos, visando melhorar o desempenho do funcionário;

  • Utilizar um sistema ERP para centralizar todos os processos e facilitar a visão geral da empresa.

    6. Personalize o atendimento


Com o aumento da concorrência e a mudança de comportamento do consumidor, um atendimento personalizado é o mínimo que o cliente espera da empresa que irá comprar. 

Uma pesquisa realizada pelo Zendesk mostrou que o bom atendimento é um dos quesitos mais importantes na hora da decisão de compra, ficando atrás apenas do preço — que ficou em primeiro lugar, com 62%, seguido do atendimento, com 57%.

Mas, como fazer um atendimento personalizado? É só seguir estas dicas:

  • Preste um atendimento humanizado;

  • Treine a sua equipe;

  • Construa um relacionamento sólido com o seu cliente;

  • Melhore a experiência do seu consumidor;

   7. Acompanhe as vendas 


Compreender os fluxos de vendas é uma tarefa importante. É com esse acompanhamento que você saberá todos os dados da sua empresa, entenderá como funcionam os seus processos e em quais pontos pode melhorar. 

Para fazê-lo de forma eficiente, a melhor maneira é utilizando uma boa ferramenta. Afinal, executar essa tarefa de forma manual além de trabalhoso, pode ser passível de erros. 

O ERP da Conta Azul é a solução ideal para você, pois é possível acompanhar todos os setores da sua empresa em tempo real, ter acesso a dados e reduzir os esforços com tarefas manuais do dia a dia.

desafios-e-expectativas-para-vendas-de-final-de-ano-em-2021-2

Em qualquer cenário, tenha a Conta Azul como aliada! 

O ERP Conta Azul é uma plataforma 100% online, que centraliza todos os setores da sua empresa em um único lugar.

Com isso, você:

  • Não precisa consultar milhões de planilhas e anotações para encontrar informações;

  • Evita imprevistos, como descobrir que um produto acabou no estoque logo após uma venda ter sido feita;

  • Gera relatórios fáceis de entender de qualquer setor da sua empresa;

  • Pode fazer a gestão dos seus contratos de e das suas vendas em tempo real.

E muito mais!! A boa notícia é que a Conta Azul foi feita para micro e pequenas empresas, é ideal para quem está começando agora e cabe no seu bolso!

A Conta Azul é simples de usar e facilita sua vida! Clique aqui para experimentar essas e outras facilidades da Conta Azul sem pagar nada!

Fale conosco e saiba como a Conta Azul otimiza a gestão da sua empresa  Tire suas dúvidas pelo chat em poucos minutos. Experimente grátis  Especialistas disponíveis agora

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar