Gestão do Negócio

De olho na realidade para conquistar oportunidades: a história da Yuppie

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

De olho na realidade para conquistar oportunidades: a história da Yuppie

Desenvolver soluções que aproximem as empresas dos seus clientes e facilitem a comunicação é a razão que motiva a equipe da Yuppie a trabalhar com muita garra todos os dias. O objetivo é simplificar as relações por meio dos canais virtuais, no entanto, definir o que é a Yuppie exige um pouco mais de esforço. “Não nos consideramos agência. Achamos o termo muito distante do modo que atuamos hoje”, esclarece Bruno Leonardo Cardoso, diretor-executivo. E, de fato, todo o posicionamento da empresa a apresenta como uma geradora de experiência digital, de comunicação conectada.

Para fazer isso, produz websites, hotsites, e-commerces, webapps, apps, e-mails marketing e responsabiliza-se pela hospedagens das páginas dos seus clientes, além do desenvolvimento de conteúdo para todas essas plataformas. Com base em Porto Alegre (RS), atende a clientes de peso na região da capital gaúcha e, pela experiência adquirida, seus profissionais conseguem perceber uma receptividade muito positiva do mercado à proposta do negócio. “As marcas buscando mais eficácia e objetividade em sua comunicação colaboram com a nossa missão: atender nosso cliente de forma que ele satisfaça o dele”, avalia Bruno.

Até chegar neste ponto, contudo, foi preciso percorrer muito chão. A ideia da Yuppie nasceu lá em 2006. A intenção era propor uma forma de comunicação mais objetiva das marcas com o público delas. Na época, Bruno era sócio em um escritório de design. Ele lamenta que esse ramo de negócio seja pouco valorizado no sul do país. Por isso, no fim de 2013, percebendo a efervescência do ambiente digital, resolveu convidar mais três amigos, ex-colegas de outra agência, para fundar a Yuppie, dessa vez mais próxima ao que é atualmente.

Essa visão apurada em relação às oportunidades e ao comportamento dos consumidores fez com que o público-alvo acreditasse na forma de trabalho de uma maneira muito positiva. O estilo empregado, focado no atendimento muito mais próximo ao cliente — quase que diariamente —, a oportunidade de participar da operação dele e, com isso, identificar os problemas, são alguns fatores levantados por Bruno como cruciais para que a Yuppie consiga entregar um resultado diferenciado. “O constante movimento de levar ideias e novos projetos nos destaca no mercado”, pontua.

Nem por isso as dificuldades deixaram de existir. De acordo com o executivo, em 2015 foi necessário repensar a estratégia e fechar um ciclo de negócio. Foi um desafio importante, mas que não desanimou a equipe. “Temos um mercado muito concorrido e sem nível de qualidade, em que algumas empresas ainda buscam preço e não soluções para seu problema”, acredita.

A preocupação com o valor daquilo que é oferecido fica evidente no jeito que a empresa se apresenta. A própria página da Yuppie no Facebook se posiciona como uma fonte importante de orientações relevantes aos clientes: cuidados no desenvolvimento de soluções adequadas, estratégias de comunicação, novidades do mercado e o dinamismo do comportamento dos consumidores. Para 2016, a empresa projeta um novo site. Além disso, uma nova identidade visual já tem acompanhado as comunicações para marcar este momento.

Para justificar essa movimentação, Bruno faz uma análise sobre como percebe a área em que atua: “A comunicação digital como um todo é mutável a cada dia, com isso a busca do nosso aperfeiçoamento é constante. Isso nos oportuniza sempre pensar em  novidades para as marcas”.

O ContaAzul como otimizador de tempo para a Yuppie

Até a alteração do ciclo do negócio, o gerenciamento financeiro era um desafio importante para a Yuppie. A nova fase da empresa, em desenvolvimento, pedia uma solução mais fácil, intuitiva e que trouxesse benefícios relevantes, com impacto positivo nos resultados. Essa carência motivou a busca por uma alternativa mais aderente às necessidades daquele momento.

Foi quando, em janeiro de 2016, eles conheceram o ContaAzul. Na percepção de Bruno essa mudança foi fundamental, porque a equipe realmente estava precisando de um sistema menos burocrático, que facilitasse o dia a dia e que, principalmente, fosse mais profissional: “Encontramos isso no ContaAzul. Hoje conseguimos atuar de forma mais ágil com o administrativo, literalmente com poucos cliques. Com isso temos, dentro do nosso planejamento, quanto tempo iremos dedicar ao administrativo e ao restante do negócio”.

No início foi necessário ir devagar, para conhecer as especificidades dessa nova plataforma e pegar o jeito da ferramenta recém-implantada. Os testes eram diários antes de efetivar o sistema de vez na rotina. Mas aos poucos tudo foi ficando mais intuitivo e não demorou muito para que o ContaAzul fosse, enfim, plenamente integrado ao dia a dia da Yuppie.

Meta é seguir aproximando pessoas e marcas

Daqui por diante o objetivo é permanecer conectado e conectando. Conectado para saber agir e decidir de acordo com as movimentações naturais desse ambiente de negócios. Inclusive, foi essa visão que permitiu à Yuppie existir. Estar atenta às oportunidades está no sangue da empresa.

E seguir conectando é atender ao princípio, à missão que eles assumiram para si: desenvolver soluções digitais em comunicação e aplicações móveis, baseadas em plataformas convergentes. “Neste exato momento, a internet não é mais a mesma que foi há um segundo. O mundo está mudando, novas tecnologias sendo criadas e a comunicação está seguindo esses passos”. E é nesse compasso que a Yuppie pretende seguir adiante.

Leia também