Sobre o que estamos falando?
- A contabilidade é a parte da empresa responsável por gerir as contas e cuidar da saúde financeira do negócio, lidando com diversos conceitos e atividades;
- Ao saber tudo sobre contabilidade, o empreendedor descobre a importância de contar com um contador preparado para cuidar das particularidades da atividade e que possua conhecimento especializado na parte financeira das empresas;
- O ERP da Conta Azul é o maior aliado para a gestão do seu negócio, além de otimizar o trabalho do seu contador, permitindo que ele aprimore os serviços prestados à empresa.
Não é porque você não é contador que não precisa saber tudo sobre contabilidade, certo? Mesmo quem não faz a própria gestão contábil e contrata um profissional para isso precisa ter noções de como ela funciona. Afinal, como você vai avaliar se o trabalho do contador está sendo bem feito?
Saber sobre a contabilidade é necessário para quem tem e quem quer ter uma empresa. Por isso, criamos este guia.
Fique tranquilo! Você não vai precisar decorar tudo o que está aqui. Mas, leia com atenção para entender cada conceito e salve este material nos favoritos para consultar depois.
Boa leitura!
Tudo sobre contabilidade para você gerenciar seu negócio
A Contabilidade é a ciência para estudar as variações de quantidade e qualidade nos patrimônios (bens, assim como direitos e obrigações) de entidades, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas.
Qual o objetivo da contabilidade?
A contabilidade administra e estuda como administrar o patrimônio. É ela quem relata e coordena informações e fatos que garantem que você planeje e gerencie seus bens, incluindo compra e venda, assim como administração de gastos, taxas e impostos.
Quais suas principais funções?
Em termos práticos, as funções da contabilidade em uma empresa são:
-
Administrar e fiscalizar a parte financeira dos planos da empresa, principalmente os econômicos;
-
Controlar todos os dados de movimentação financeira da empresa, internas e externas;
-
Aplicar e administrar um sistema financeiro para controlar essas informações;
-
Analisar os resultados financeiros de todas essas ações;
-
Fazer e apresentar o balanço patrimonial, econômico e financeiro da empresa;
-
Apontar, nesse balanço, os principais problemas do período analisado;
-
Prevenir e alertar sobre possíveis problemas sempre que possível.
Por que ela é essencial para todas as empresas?
A administração financeira de uma empresa é o que mantém ela viva e o contador é quem vai te ajudar nessa hora. O papel desse profissional é monitorar o financeiro, controlar gastos, prever problemas, sugerir soluções e apresentar esses dados periodicamente.
Precisa de ajuda para escolher um? Clique aqui para encontrar um contador.
Principais termos, conceitos e atividades da contabilidade
Abrir uma empresa
Há muitos detalhes na abertura de uma empresa que precisam ser notados, como a criação do CNPJ e o registro na Junta Comercial. Ainda que você possa fazer alguns passos sozinho, um erro agora pode prejudicar a sua empresa no futuro junto à Receita Federal.
Conheça o processo completo para a abertura de uma empresa.
Amortização
Se sua empresa tem um ativo intangível (bens não físicos, como patentes e licenças), este ativo pode perder o valor ao longo do tempo. O nome dessa desvalorização é amortização e o cálculo é feito pelo contador.
Saiba tudo sobre a amortização e como é feito o cálculo.
Ativo Circulante
Todos os bens, direitos e obrigações que formam o balanço patrimonial de uma empresa fazem parte do ativo. Os que possuem maior grau de liquidez (convertíveis em dinheiro a curto prazo) são o ativo circulante.
Confira o que pode ou não ser um ativo circulante.
Ativo Fixo
Ativo fixo se refere a todos os ativos cuja liquidez seja média ou baixa. Ou seja, patrimônios que não possam ser transformados em dinheiro imediatamente ou que a empresa não tenha interesse de vender.
Conheça exemplos de ativos fixos.
Balanço patrimonial
O balanço patrimonial é o relatório que o contador faz com as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa no período analisado. Assim, você pode entender se sua empresa está equilibrada e o quanto.
Aprenda o que é, qual a estrutura e como analisar o Balanço Patrimonial.
Capital de giro
Pode acontecer de o dinheiro investido não seja suficiente para suprir as despesas da empresa. Capital de giro serve para cobrir esse déficit. O cálculo da reserva e da aplicação desse valor devem ser feitos por um profissional da contabilidade.
Saiba o que é e como calcular o Capital de Giro.
Capital social
Quando uma empresa é aberta, é necessário ter um capital inicial investido pelos sócios. Capital social é o nome do montante desses valores e é o valor de investimento inicial, considerado parte do valor da empresa.
Entenda o que é e como conseguir um capital social.
Certidão Negativa de Crédito
Certidão de negativa é um documento que prova que a sua empresa não possui dívidas. Há certidões para vários órgãos em todos os níveis organizacionais (municipal, estadual e federal). O contador saberá os atalhos para otimizar a emissão dessas certidões.
Saiba como tirar 5 certidões negativas de débitos da sua empresa.
Certificado digital
Trata-se de um documento digital para comprovar que uma pessoa física ou jurídica é realmente quem diz ser. Tem valor similar a uma assinatura autenticada em cartório. Assim, você consegue assinar contratos com partes distantes sem precisar enviar papéis por correio.
Aprenda como funciona e como emitir o certificado digital.
CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas
CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. É com o número da sua CNAE que você declara que atividades e operações a sua empresa irá realizar.
Confira a tabela de CNAEs e como classificar sua empresa.
CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o equivalente ao CPF de uma empresa. Se trata do número que identifica como única. Sua emissão acontece no momento da abertura da empresa.
COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
COFINS é a arrecadação que garante a geração de capital para a segurança social e é calculada sobre a receita bruta da empresa. A alíquota e a taxa são cálculos que contadores estão aptos a fazer.
Despesa incorrida
Se trata de todas as contas a pagar geradas em certo período, independente da data de pagamento, como conta de luz e folha de pagamento de funcionários. É um conceito do regime de competência, um princípio da contabilidade.
Saiba detalhes da despesa incorrida.
DRE - Demonstração de Resultado de Exercício
A DRE é um relatório fundamental para saber como está a saúde do negócio. É um documento com números relatados de forma objetiva para responder se você lucrou ou sofreu prejuízo em um determinado período.
EBITDA (LAJIDA)
O EBITDA é um indicador financeiro de empresas de capital aberto. E serve para avaliar se uma empresa está conseguindo gerar valor. Assim, os acionistas e interessados podem verificar o real desempenho daquele negócio em um certo período.
Aprenda o que é o EBITDA e como calculá-lo.
Emissão de Boleto Bancário
O boleto é uma forma comum e prática de cobrança com depósito imediato ou no próximo horário bancário e é possível colocar datas avançadas para o vencimento. Essa forma de cobrança sofre menos taxas pelos bancos em comparação a outras como cartão de crédito.
Saiba como funciona e como emitir boletos.
Emissão de NF-e - Nota Fiscal Eletrônica
A nota fiscal é o documento que registra a venda de um produto ou serviço. Dessa forma, os tributos podem ser recolhidos da sua empresa de forma devida e também é possível comprovar a compra ou venda de produtos e serviços. NF-e é a versão digital.
Confira o que é, como emitir e exemplos de NF-e.
EIRELI
Eireli é a sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Se trata de uma modalidade para micro e pequenas empresas que possuem apenas um dono, sem sócios.
Entenda o que é EIRELI e saiba como abrir.
Estoque
São todos os produtos em posse da sua empresa, junto com os materiais, suprimentos e demais itens e recursos físicos a serem comercializados, utilizados no produto a ser comercializado ou consumidos internamente.
Confira a definição de estoque para pequenas empresas.
Fato gerador
Esse é o nome da ação que origina uma obrigação tributária. Tudo que tem como consequência direta a cobrança de impostos é um fato gerador.
Conheça a relação entre nota fiscal e fato gerador,
Fechar uma empresa
Fechar uma empresa é uma burocracia tão ou mais complicada do que abrir. Por isso, é altamente recomendável contar com um profissional da área de contabilidade nesse momento.
Confira o passo a passo para fechar a empresa.
Fluxo de caixa
É o registro das entradas e saídas de dinheiro do caixa da sua empresa. Se trata de uma visão periódica detalhada de ganhos e gastos e serve para analisar o estado da empresa quanto a falta e sobra de dinheiro.
Conheça os tipos de fluxo de caixa.
GPS - Guia da Previdência Social
O GPS é um documento que a empresa usa para recolher as contribuições sociais relacionadas aos funcionários e que são transferidas ao INSS. Seu cálculo é variado e mensal, e esse valor assegura vários dos direitos dos seus colaboradores.
ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
Esse é o imposto recolhido de negócios que possuem a Inscrição Estadual. Ele é cobrado de todas empresas que oferecerem vendas de produtos físicos e prestação de serviços de comunicação ou transporte interestadual e intermunicipal.
Saiba o que é ICMS e como calcular.
IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
É o imposto calculado com base na renda da pessoa física. Os valores da alíquota são proporcionais à sua renda e quem possui renda inferior ao valor mínimo estabelecido pela Receita Federal é isento de pagar.
Saiba tudo sobre o IRRF e não caia na malha fina.
IRPJ - Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
O IRPJ é um imposto federal calculado em cima do lucro da empresa. Ele é pago anual, trimestral ou mensalmente. Porém, há quem fique isento e quem pague em outros períodos.
Domine o Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
ISS - Imposto Sobre Serviço
Empresas que fazem a prestação de serviços, assim como profissionais autônomos, pagam o ISS à prefeitura do município onde estão localizados. A alíquota varia entre 2% e 5% e essa variação depende do município, que é quem decide o quanto cobrar.
Lucratividade e Rentabilidade
Lucratividade e rentabilidade estão relacionadas diretamente ao lucro líquido do negócio. A diferença entre as duas é o ponto de vista e a função delas. Dominar o que são é ideal para entender a saúde financeira da empresa.
Entenda as diferenças entre lucratividade e rentabilidade.
MEI - Microempreendedor Individual
O MEI é uma modalidade de negócio enquadrada no Simples Nacional. Isenta de vários impostos, é para empreendedores com faturamento anual de até R$ 48 milhões.
Patrimônio
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Isso implica dinheiro, estoques, máquinas, estabelecimentos físicos de propriedade da empresa, contas a receber, seguros a realizar e vários outros.
Passivo
Passivos são os gastos que uma empresa tem em caráter de dever ou obrigação. Quando saldada, ela diminui os ativos. Pagar fornecedores, obrigações fiscais e sociais, assim como quitar empréstimos são alguns exemplos.
Aprenda o que são ativos e passivos.
PIS - Programa de Integração Social
O PIS é um valor que o governo paga anualmente para colaboradores de empresas privadas. Seu pagamento é feito seguindo um calendário da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável por administrar os recursos do programa.
Ponto de equilíbrio ou Break Even
Quando o balanço financeiro está perfeitamente equilibrado, ou seja, o montante cobre todos os custos, você atinge o break even point, ou ponto de equilíbrio em português. Os lucros são nulos, mas as dívidas também. O profissional que ajuda a prever e responder ao break even é o contador.
Entenda o que é ponto de equilíbrio.
Prestação de contas
Esse é o nome que se dá ao balanço financeiro de uma empresa onde se apresentam todas as transações financeiras de um determinado período. Ela envolve receitas, despesas, patrimônios, ativos e passivos.
Confira o que é prestação de contas.
Pró-labore
Nem todo lucro da empresa deve ir para o bolso dos donos. Por isso, existe o pró-labore. É a remuneração dos sócios da empresa e pode ser chamado salário de empresário. Um contador pode ajudar você a definir um pró-labore saudável para sua empresa.
Aprenda como ele funciona e como calcular o pró-labore.
Regime de caixa
Regime de caixa é o regime contábil que só registra despesas e receitas quando entram no caixa. Ou seja, ignora-se quando as compras e ofertas de serviços são feitas. Esse regime é comum para empresas que trabalham com vendas a prazo ou prestação de serviços.
Entenda o que é e como funciona o regime de caixa.
Regime de competência
Regime de competência é o regime contábil que registra todas as receitas e despesas da empresa em um determinado período, independente da data de saída ou entrada desses valores. Ela é dividida entre registro de receitas e de despesas.
Saiba o que é regime de competência.
Regime tributário
Regime tributário se refere a como será feita a cobrança de impostos da sua empresa. Existem diferentes regimes tributários que dependem do tamanho, tipo de serviço e modalidade do negócio.
Conheça os tipos de regime tributário.
Simples Nacional
O regime tributário Simples Nacional é para todos que tem uma receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões. Assim, compreende MEI, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Seus impostos são os menores e, no caso de MEI, há até isenção.
Descubra o que é o Simples Nacional e quais as vantagens.
Sped Fiscal
O Sistema Público de Escrituração Digital é uma solução para simplificar e facilitar a entrega de documentos relacionados a fiscos federal, estadual e municipal. Por exemplo, a Nota Fiscal Eletrônica é uma ferramenta do Sped Fiscal.
Aprenda o que é Sped Fiscal e como funciona.
Plataforma ERP
ERPs são sistemas únicos que reúnem e integram as funções essenciais de uma empresa, dando uma visão ampla do seu negócio. Com um ERP você pode controlar toda a gestão financeira e contábil da empresa.
Uma boa plataforma ERP precisa:
-
Apresentar fluxo de caixa online e em tempo real;
-
Automatizar processos;
-
Cadastrar clientes;
-
Controlar compras, fornecimento e transporte;
-
Controlar contas de entrada e saída;
-
Controlar estoque com recursos;
-
Emitir notas fiscais;
-
Gerar relatórios completos para tomadas de decisões ágeis e precisas.
-
Gerenciar pedidos de vendas e ordens de serviço;
-
Integrar a emissão de notas fiscais ao controle de vendas e processo de cobrança;
-
Sincronizar a conta da empresa com o sistema;
-
Ter um CRM integrado para gerir o relacionamento com clientes.
O ERP da Conta Azul, por exemplo, faz tudo isso e ainda é integrado totalmente com a contabilidade. Assim, todos os processos descritos acima são otimizados e a transferência de dados se torna imediata e precisa, sem a necessidade do envio de malotes.
Automatize seus processos contábeis com a Conta Azul!
Todos esses processos podem ser facilitados com a contratação de um contador. Porém, dá para otimizar ainda mais outras etapas. Para isso, você precisa de um ERP inteligente, integrado ao contador e que facilite a sua vida de empreendedor.
Conheça a Conta Azul Pro, a melhor plataforma online para gestão do seu negócio, que simplifica e automatiza processos burocráticos, integrando todas as áreas da sua empresa e mantendo o controle de forma otimizada.
Teste grátis a Conta Azul Pro e confira todas essas vantagens agora mesmo!