Contabilidade

De A a Z, conheça tudo sobre contabilidade para o seu negócio

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 14 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • A contabilidade é a parte da empresa responsável por gerir as contas e cuidar da saúde financeira do negócio, lidando com diversos conceitos e atividades;
  • Ao saber tudo sobre contabilidade, o empreendedor descobre a importância de contar com um contador preparado para cuidar das particularidades da atividade e que possua conhecimento especializado na parte financeira das empresas;
  • O ERP da Conta Azul é o maior aliado para a gestão do seu negócio, além de otimizar o trabalho do seu contador, permitindo que ele aprimore os serviços prestados à empresa.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Não é porque você não é contador que não precisa saber tudo sobre contabilidade, certo? Mesmo quem não faz a própria gestão contábil e contrata um profissional para isso precisa ter noções de como ela funciona. Afinal, como você vai avaliar se o trabalho do contador está sendo bem feito?

Saber sobre a contabilidade é necessário para quem tem e quem quer ter uma empresa. Por isso, criamos este guia. 

Fique tranquilo! Você não vai precisar decorar tudo o que está aqui. Mas, leia com atenção para entender cada conceito e salve este material nos favoritos para consultar depois.

Boa leitura!

A contabilidade é a parte da empresa responsável por gerir as contas e cuidar da saúde financeira do negócio, lidando com diversos conceitos e atividades;

Tudo sobre contabilidade para você gerenciar seu negócio 

A Contabilidade é a ciência para estudar as variações de quantidade e qualidade nos patrimônios (bens, assim como direitos e obrigações) de entidades, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas.

Qual o objetivo da contabilidade? 

A contabilidade administra e estuda como administrar o patrimônio. É ela quem relata e coordena informações e fatos que garantem que você planeje e gerencie seus bens, incluindo compra e venda, assim como administração de gastos, taxas e impostos.

Quais suas principais funções? 

Em termos práticos, as funções da contabilidade em uma empresa são:

  • Administrar e fiscalizar a parte financeira dos planos da empresa, principalmente os econômicos;

  • Controlar todos os dados de movimentação financeira da empresa, internas e externas;

  • Aplicar e administrar um sistema financeiro para controlar essas informações;

  • Analisar os resultados financeiros de todas essas ações;

  • Fazer e apresentar o balanço patrimonial, econômico e financeiro da empresa;

  • Apontar, nesse balanço, os principais problemas do período analisado;

  • Prevenir e alertar sobre possíveis problemas sempre que possível.

Por que ela é essencial para todas as empresas?

A administração financeira de uma empresa é o que mantém ela viva e o contador é quem vai te ajudar nessa hora. O papel desse profissional é monitorar o financeiro, controlar gastos, prever problemas, sugerir soluções e apresentar esses dados periodicamente.

Precisa de ajuda para escolher um? Clique aqui para encontrar um contador.

Principais termos, conceitos e atividades da contabilidade 

 

Abrir uma empresa

Há muitos detalhes na abertura de uma empresa que precisam ser notados, como a criação do CNPJ e o registro na Junta Comercial.  Ainda que você possa fazer alguns passos sozinho, um erro agora pode prejudicar a sua empresa no futuro junto à Receita Federal. 

Conheça o processo completo para a abertura de uma empresa.

Amortização

Se sua empresa tem um ativo intangível (bens não físicos, como patentes e licenças), este ativo pode perder o valor ao longo do tempo. O nome dessa desvalorização é amortização e o cálculo é feito pelo contador.

Saiba tudo sobre a amortização e como é feito o cálculo.

Ativo Circulante 

Todos os bens, direitos e obrigações que formam o balanço patrimonial de uma empresa fazem parte do ativo. Os que possuem maior grau de liquidez (convertíveis em dinheiro a curto prazo) são o ativo circulante.

Confira o que pode ou não ser um ativo circulante.

Ativo Fixo

Ativo fixo se refere a todos os ativos cuja liquidez seja média ou baixa. Ou seja, patrimônios que não possam ser transformados em dinheiro imediatamente ou que a empresa não tenha interesse de vender.

Conheça exemplos de ativos fixos.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é o relatório que o contador faz com as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa no período analisado. Assim, você pode entender se sua empresa está equilibrada e o quanto.

Aprenda o que é, qual a estrutura e como analisar o Balanço Patrimonial.

Capital de giro

Pode acontecer de o dinheiro investido não seja suficiente para suprir as despesas da empresa. Capital de giro serve para cobrir esse déficit. O cálculo da reserva e da aplicação desse valor devem ser feitos por um profissional da contabilidade.

Saiba o que é e como calcular o Capital de Giro. 

Capital social

Quando uma empresa é aberta, é necessário ter um capital inicial investido pelos sócios. Capital social é o nome do montante desses valores e é o valor de investimento inicial, considerado parte do valor da empresa.

Entenda o que é e como conseguir um capital social.

Certidão Negativa de Crédito

Certidão de negativa é um documento que prova que a sua empresa não possui dívidas. Há certidões para vários órgãos em todos os níveis organizacionais (municipal, estadual e federal). O contador saberá os atalhos para otimizar a emissão dessas certidões.

Saiba como tirar 5 certidões negativas de débitos da sua empresa.

Certificado digital

Trata-se de um documento digital para comprovar que uma pessoa física ou jurídica é realmente quem diz ser. Tem valor similar a uma assinatura autenticada em cartório. Assim, você consegue assinar contratos com partes distantes sem precisar enviar papéis por correio.

Aprenda como funciona e como emitir o certificado digital.

CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas 

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. É com o número da sua CNAE que você declara que atividades e operações a sua empresa irá realizar.

Confira a tabela de CNAEs e como classificar sua empresa.

CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o equivalente ao CPF de uma empresa. Se trata do número que identifica como única. Sua emissão acontece no momento da abertura da empresa.

Aprenda a emitir o CNPJ.

COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social 

COFINS é a arrecadação que garante a geração de capital para a segurança social e é calculada sobre a receita bruta da empresa. A alíquota e a taxa são cálculos que contadores estão aptos a fazer.

Conheça o cálculo do COFINS.

Despesa incorrida

Se trata de todas as contas a pagar geradas em certo período, independente da data de pagamento, como conta de luz e folha de pagamento de funcionários. É um conceito do regime de competência, um princípio da contabilidade.

Saiba detalhes da despesa incorrida.

DRE – Demonstração de Resultado de Exercício

A DRE é um relatório fundamental para saber como está a saúde do negócio. É um documento com números relatados de forma objetiva para responder se você lucrou ou sofreu prejuízo em um determinado período.

Entenda como funciona a DRE.

EBITDA (LAJIDA)

O EBITDA é um indicador financeiro de empresas de capital aberto. E serve para avaliar se uma empresa está conseguindo gerar valor. Assim, os acionistas e interessados podem verificar o real desempenho daquele negócio em um certo período. 

Aprenda o que é o EBITDA e como calculá-lo.

Emissão de Boleto Bancário

O boleto é uma forma comum e prática de cobrança com depósito imediato ou no próximo horário bancário e é possível colocar datas avançadas para o vencimento. Essa forma de cobrança sofre menos taxas pelos bancos em comparação a outras como cartão de crédito. 

Saiba como funciona e como emitir boletos.

Emissão de NF-e – Nota Fiscal Eletrônica 

A nota fiscal é o documento que registra a venda de um produto ou serviço. Dessa forma, os tributos podem ser recolhidos da sua empresa de forma devida e também é possível comprovar a compra ou venda de produtos e serviços. NF-e é a versão digital.

Confira o que é, como emitir e exemplos de NF-e.

EIRELI

Eireli é a sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Se trata de uma modalidade para micro e pequenas empresas que possuem apenas um dono, sem sócios.

Entenda o que é EIRELI e saiba como abrir.

Estoque 

São todos os produtos em posse da sua empresa, junto com os materiais, suprimentos e demais itens e recursos físicos a serem comercializados, utilizados no produto a ser comercializado ou consumidos internamente.

Confira a definição de estoque para pequenas empresas.

Fato gerador

Esse é o nome da ação que origina uma obrigação tributária. Tudo que tem como consequência direta a cobrança de impostos é um fato gerador.

Conheça a relação entre nota fiscal e fato gerador,

Fechar uma empresa

Fechar uma empresa é uma burocracia tão ou mais complicada do que abrir. Por isso, é altamente recomendável contar com um profissional da área de contabilidade nesse momento.

Confira o passo a passo para fechar a empresa. 

Fluxo de caixa

É o registro das entradas e saídas de dinheiro do caixa da sua empresa. Se trata de uma visão periódica detalhada de ganhos e gastos e serve para analisar o estado da empresa quanto a falta e sobra de dinheiro.

Conheça os tipos de fluxo de caixa.

GPS – Guia da Previdência Social

O GPS é um documento que a empresa usa para recolher as contribuições sociais relacionadas aos funcionários e que são transferidas ao INSS. Seu cálculo é variado e mensal, e esse valor assegura vários dos direitos dos seus colaboradores.

Aprenda a calcular o GPS.

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

Esse é o imposto recolhido de negócios que possuem a Inscrição Estadual. Ele é cobrado de todas empresas que oferecerem vendas de produtos físicos e prestação de serviços de comunicação ou transporte interestadual e intermunicipal. 

Saiba o que é ICMS e como calcular.

IRPF – Imposto de Renda de Pessoa Física

É o imposto calculado com base na renda da pessoa física. Os valores da alíquota são proporcionais à sua renda e quem possui renda inferior ao valor mínimo estabelecido pela Receita Federal é isento de pagar.

Saiba tudo sobre o IRRF e não caia na malha fina.

IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica

O IRPJ é um imposto federal calculado em cima do lucro da empresa. Ele é pago anual, trimestral ou mensalmente. Porém, há quem fique isento e quem pague em outros períodos.

Domine o Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

ISS – Imposto Sobre Serviço

Empresas que fazem a prestação de serviços, assim como profissionais autônomos, pagam o ISS à prefeitura do município onde estão localizados. A alíquota varia entre 2% e 5% e essa variação depende do município, que é quem decide o quanto cobrar.

Aprenda o que é ISS.

Lucratividade e Rentabilidade

Lucratividade e rentabilidade estão relacionadas diretamente ao lucro líquido do negócio. A diferença entre as duas é o ponto de vista e a função delas. Dominar o que são é ideal para entender a saúde financeira da empresa.

Entenda as diferenças entre lucratividade e rentabilidade.

MEI – Microempreendedor Individual

O MEI é uma modalidade de negócio enquadrada no Simples Nacional. Isenta de vários impostos, é para empreendedores com faturamento anual de até R$ 48 milhões.

Aprenda como o MEI funciona.

Patrimônio

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Isso implica dinheiro, estoques, máquinas, estabelecimentos físicos de propriedade da empresa, contas a receber, seguros a realizar e vários outros.

Entenda o que é patrimônio.

Passivo

Passivos são os gastos que uma empresa tem em caráter de dever ou obrigação. Quando saldada, ela diminui os ativos. Pagar fornecedores, obrigações fiscais e sociais, assim como quitar empréstimos são alguns exemplos.

Aprenda o que são ativos e passivos.

PIS – Programa de Integração Social

O PIS é um valor que o governo paga anualmente para colaboradores de empresas privadas. Seu pagamento é feito seguindo um calendário da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável por administrar os recursos do programa.

Confira o que é o PIS.

Ponto de equilíbrio ou Break Even

Quando o balanço financeiro está perfeitamente equilibrado, ou seja, o montante cobre todos os custos, você atinge o break even point, ou ponto de equilíbrio em português. Os lucros são nulos, mas as dívidas também. O profissional que ajuda a prever e responder ao break even é o contador.

Entenda o que é ponto de equilíbrio.

Prestação de contas

Esse é o nome que se dá ao balanço financeiro de uma empresa onde se apresentam todas as transações financeiras de um determinado período. Ela envolve receitas, despesas, patrimônios, ativos e passivos.

Confira o que é prestação de contas.

Pró-labore

Nem todo lucro da empresa deve ir para o bolso dos donos. Por isso, existe o pró-labore. É a remuneração dos sócios da empresa e pode ser chamado salário de empresário. Um contador pode ajudar você a definir um pró-labore saudável para sua empresa.

Aprenda como ele funciona e como calcular o pró-labore.

Regime de caixa

Regime de caixa é o regime contábil que só registra despesas e receitas quando entram no caixa. Ou seja, ignora-se quando as compras e ofertas de serviços são feitas. Esse regime é comum para empresas que trabalham com vendas a prazo ou prestação de serviços.

Entenda o que é e como funciona o regime de caixa. 

Regime de competência

Regime de competência é o regime contábil que registra todas as receitas e despesas da empresa em um determinado período, independente da data de saída ou entrada desses valores. Ela é dividida entre registro de receitas e de despesas.

Saiba o que é regime de competência.

Regime tributário

Regime tributário se refere a como será feita a cobrança de impostos da sua empresa. Existem diferentes regimes tributários que dependem do tamanho, tipo de serviço e modalidade do negócio.

Conheça os tipos de regime tributário.

Simples Nacional

O regime tributário Simples Nacional é para todos que tem uma receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões. Assim, compreende MEI, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Seus impostos são os menores e, no caso de MEI, há até isenção.

Descubra o que é o Simples Nacional e quais as vantagens.

Sped Fiscal

O Sistema Público de Escrituração Digital é uma solução para simplificar e facilitar a entrega de documentos relacionados a fiscos federal, estadual e municipal. Por exemplo, a Nota Fiscal Eletrônica é uma ferramenta do Sped Fiscal.

Aprenda o que é Sped Fiscal e como funciona.

Plataforma ERP

ERPs são sistemas únicos que reúnem e integram as funções essenciais de uma empresa, dando uma visão ampla do seu negócio. Com um ERP você pode controlar toda a gestão financeira e contábil da empresa.

Uma boa plataforma ERP precisa:

  • Apresentar fluxo de caixa online e em tempo real;

  • Automatizar processos;

  • Cadastrar clientes;

  • Controlar compras, fornecimento e transporte;

  • Controlar contas de entrada e saída;

  • Controlar estoque com recursos;

  • Emitir notas fiscais;

  • Gerar relatórios completos para tomadas de decisões ágeis e precisas.

  • Gerenciar pedidos de vendas e ordens de serviço;

  • Integrar a emissão de notas fiscais ao controle de vendas e processo de cobrança;

  • Sincronizar a conta da empresa com o sistema;

  • Ter um CRM integrado para gerir o relacionamento com clientes.

O ERP da Conta Azul, por exemplo, faz tudo isso e ainda é integrado totalmente com a contabilidade. Assim, todos os processos descritos acima são otimizados e a transferência de dados se torna imediata e precisa, sem a necessidade do envio de malotes. 

Todos esses processos podem ser facilitados com a contratação de um contador. Porém, dá para otimizar ainda mais outras etapas. Para isso, você precisa de um ERP inteligente, integrado ao contador e que facilite a sua vida de empreendedor.

Automatize seus processos contábeis com a Conta Azul!

Todos esses processos podem ser facilitados com a contratação de um contador. Porém, dá para otimizar ainda mais outras etapas. Para isso, você precisa de um ERP inteligente, integrado ao contador e que facilite a sua vida de empreendedor.

Conheça a Conta Azul Pro, a melhor plataforma online para gestão do seu negócio, que simplifica e automatiza processos burocráticos, integrando todas as áreas da sua empresa e mantendo o controle de forma otimizada.

Teste grátis a Conta Azul Pro e confira todas essas vantagens agora mesmo!

Leia também