Os 4 erros que impedem sua empresa de crescer

Os 4 erros que impedem sua empresa de crescer

Para ser um empreendedor de sucesso, você deve evitar cometer alguns erros básicos, como a desorganização financeira e a falta de um plano de negócios para sua empresa. Reconhecer as falhas de seu negócio é o primeiro passo para o sucesso.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Desorganização financeira

Não deixe de realizar sempre um planejamento financeiro adequado. O controle das finanças de sua empresa ocorre por meio de várias ferramentas: caixa, vendas, estoque e notas fiscais. Para realizar essa árdua tarefa, existem softwares financeiros e aplicativos que facilitam seu trabalho — como o Conta Azul. É importante que você possa emitir relatórios apurados e realistas sobre a atual situação financeira de sua empresa. Isso serve para embasar suas decisões comerciais futuras, como a eventual tomada de empréstimos e realização de investimentos.

Falta de plano de negócios

Por falar em decisões futuras, elas devem fazer parte de um plano geral de negócios. Normalmente, baseia-se o plano de negócios na missão da empresa, que indicará os objetivos gerais traçados por seus fundadores. Ao ter objetivos claros em mente, é possível traçar um plano que reflita, ao mesmo tempo, a atual situação financeira da empresa e as metas traçadas pelo plano.

Pagar todas as dívidas referentes ao capital inicial, ou tomar um empréstimo para alavancar a produção? Contratar mais funcionários ou reorganizar a estruturação produtiva da empresa? Esses são questionamentos que devem ser respondidos por meio de um plano de negócios detalhado e realista.

Equipe desmotivada

É sempre recomendável que você reconheça e elogie trabalhos bem feitos, seja por meio de avaliações de desempenho, e-mails corporativos ou mesmo pessoalmente. O importante é que o funcionário não se sinta desmotivado e excluído da missão da empresa. Ao contrário, deve-se encorajar o espírito de equipe e a vontade de contribuir com o sucesso da empresa.

Fofoca e intrigas também são problemas a enfrentar no ambiente de trabalho. Normalmente, elas acarretam desavenças, queda de produtividade e ressentimentos. Não permita que ocorra esse tipo de comportamento na empresa e trabalhe para construir um ambiente profissional e saudável.

Foco no lucro sem pensar em reduzir gastos internos

Talvez esse seja um dos principais erros cometidos por micro e pequenos empreendedores. Lucro, por definição, é a diferença entre a receita total e os custos da empresa. Ou seja, há dois fatores nessa equação! Reduzir os custos é também uma forma essencial de aumentar o lucro. Assim, reflita sobre a estrutura produtiva do seu negócio e analise onde poderão ser feitas reduções de gastos.

Normalmente, medidas simples podem ser a solução para esse problema, como a substituição de equipamentos por modelos mais econômicos, ou a alteração da disposição do layout da empresa, para aumentar a produtividade. Há empresas que se especializam na prestação de consultoria para análise e propositura de medidas de redução de gastos corporativos. Procure saber mais sobre o assunto, consulte um especialista e tente, você também, aumentar os lucros de sua empresa dessa forma.

 

Você já cometeu algum desses erros? Como você costuma impedir que outros aconteçam? Deixe seu comentário!

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?