Empreendedorismo

Crescimento empresarial: como lidar com os desafios de gestão em cada fase do negócio

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 21/05/2024 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Vinicius Roveda é o co-fundador e CEO da Conta Azul. Antes do sucesso no mundo do empreendedorismo, ele enfrentou alguns desafios e precisou abdicar de algumas coisas para correr atrás de um sonho;
  • A inspiração veio da avó: empreendedora, iniciou com pequena loja de materiais de escritório que virou uma das principais lojas da pequena cidade onde moravam. Hoje, devido a todas as experiências, Vinicius tem muito a ensinar quando o assunto é gestão empresarial;
  • A Conta Azul surgiu para transformar o complexo em simples e dar ao empreendedor controle total do negócio. Vale a pena conhecer essa plataforma de gestão, que facilita a vida de mais de milhares de empreendedores no Brasil!

Muitos impostos, dificuldade no acesso ao crédito, falta de informações sobre gestão, economia quase sempre instável: empreender no Brasil não é fácil

Vinicius Roveda, co-fundador e CEO da Conta Azul, sentiu na pele os desafios de abrir a própria empresa no país, em 2012. Na época, controlar um negócio em nuvem era uma tecnologia desconhecida pelo empreendedor. 

A vontade de trazer uma solução para empreendedores facilitarem sua gestão financeira fez com ele não desistisse e aprendesse cada vez mais. Depois de dez anos no mercado, Vinicius tem propriedade para falar quando o assunto é gestão empresarial

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre a história de Vinicius e aproveite para baixar um e-book gratuito sobre os passos dele como gestor na jornada de alto crescimento. Boa leitura! 

Minha relação com o empreendedorismo

“Minha admiração pelo empreendedorismo começou quando eu ainda era criança. Minha avó tinha uma loja de materiais de escritório, brinquedos e vestuário e, durante as férias, ajudava ela no atendimento. O brilho nos olhos dela era fantástico. Infelizmente, se tornou parte da estatística, acabou falindo e passou seus últimos anos pagando todas as dívidas que restaram.

Quando me formei na faculdade, decidi abrir meu próprio negócio. E melhor: criar um produto que ajudasse outros empreendedores a fugirem da estatística e não passarem os problemas que minha vó enfrentou.

O início foi muito duro. Entre 2008 e 2011, tentamos por algumas vezes fazer o negócio, mas todas as tentativas não deram certo.

As coisas começaram a mudar em 2011, quando meus sócios e eu participamos de um programa com a aceleradora americana 500 Startups. Eles reconheceram o potencial do nosso time e o tamanho da oportunidade do mercado. Desde então, são 10 anos de história da Conta Azul no mercado. 

Nascemos com o propósito de transformar o Brasil por meio do empreendedorismo, ajudando as empresas a escalar seus negócios e manter as finanças organizadas. E estamos no caminho, construímos o principal ERP em nuvem do Brasil. Hoje, qualquer empresa, independente do tamanho, com o mínimo esforço, consegue automatizar rotinas importantes do negócio e ter as finanças organizadas.

Mais da metade das empresas que nascem encerram suas atividades em até cinco anos, e uma das maiores causas é a falta de planejamento e gestão financeira. É essa realidade que queremos mudar e estamos mudando. 

Hoje, sou CEO da Conta Azul, com graduação e mestrado em Ciência da Computação. Também tenho MBA em Gestão Empresarial e especializações em Harvard e Insead. 

A formação acadêmica e todas as experiências que passei fizeram com que eu aprendesse simplesmente tudo sobre gestão empresarial e jornada do cliente. Por isso, tenho muito a compartilhar com vocês.” 

A jornada de alto crescimento de uma empresa: e-book grátis

Todo empreendedor tem segredos para o sucesso, e com Vinicius não foi diferente. A boa notícia é que ele decidiu compartilhar toda a jornada de uma empresa de alto crescimento, como a Conta Azul! 

Para ter acesso ao e-book completo, basta clicar no banner abaixo e preencher os dados do formulário. Em seguida, o material estará disponível para download e também chegará ao seu e-mail. 

A parceira perfeita para uma gestão empresarial efetiva

Como dissemos, Vinicius e seus sócios criaram a Conta Azul pensando nas dificuldades de gestão financeira enfrentadas pela sua avó. 

Partindo disso, ele não sabia o que o aguardava no futuro, mas tinha certeza de uma coisa: precisava pensar em uma solução que resolvesse todos esses problemas de forma simples

Foi aí que nasceu a Conta Azul, que hoje é uma das mais relevantes empresas de tecnologia do país e que deu vida ao principal ERP em nuvem do Brasil, a Conta Azul Pro, utilizado por mais de 90.000 empresas em todos os estados brasileiros, dos mais diversos portes e segmentos.

Muito além de um ERP em nuvem muito fácil de usar, de rápida implantação e com um excelente atendimento, a Conta Azul deu vida a um poderoso ecossistema que conecta empreendedor, banco e contador.

Dentre várias facilidades, o ERP permite em um único lugar:

  • Gestão de clientes, vendas, compra, estoque e contas a pagar;

  • Emissão de notas fiscais eletrônicas;

  • Fluxo de caixa;

  • Automatização da rotina de cobrança e conciliação de contas a receber, com o envio automático de alertas para os clientes. 

  • Controle de contratos recorrentes, com envio automático da nota fiscal e cobrança todos os meses;

  • Conciliação bancária, com a importação automática do extrato. Integrado com os principais bancos e novos bancos digitais.

  • DRE gerencial e outros relatórios.

Além disso, a Conta Azul entende que empreender é um movimento, um estilo de vida. O empreendedor vive o negócio, independente de onde esteja. Sua vida é muito dinâmica. Precisa estar a todo o tempo, em todo o lugar. E por isso, criamos também o App Conta Azul de Bolso, uma extensão do Conta Azul Pro, só que na palma da mão.

Por meio do aplicativo, o empreendedor consegue acompanhar as finanças do negócio de onde estiver, além de enviar orçamentos, controlar vendas e emitir cobranças aos clientes.

Quer experimentar esses benefícios na prática?

Leia também