O que é crédito recorrente? Como funciona, benefícios e estratégias

Sobre o que estamos falando?

  • O crédito recorrente é ocorre quando uma cobrança é realizada de maneira automática ao cliente, através do cartão de crédito, em um período determinado;
  • Entenda a diferença entre crédito, débito e boleto recorrente como Essa forma de cobrança é positiva para o seu negócio;
  • Com a Conta Azul, você pode acompanhar os recebimentos de crédito recorrente de uma forma mais simples, tudo integrado ao financeiro e à contabilidade da sua empresa.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Você já ouviu falar em crédito recorrente, mas não sabe exatamente como funciona? Também não entende de que modo pode ajudar seu negócio? Hoje vamos te explicar todos os detalhes sobre esse tipo de crédito, que também pode ser conhecido como pagamento recorrente.

Nesse artigo, você vai descobrir:

Veja a seguir as definições deste tipo de cobrança e quais vantagens pode trazer tanto para a empresa que oferece um serviço, quanto para o cliente que contrata.

Já pensou em trabalhar com receitas recorrentes na sua empresa?

 

Cadastre o seu e-mail gratuitamente para conhecer o método de trabalho simples e mais utilizado para aumentar a vendas e gerar mais lucros.

 

O que é o crédito recorrente?

O crédito recorrente é uma possibilidade para a cobrança de um serviço, que geralmente se dá por meio de um cartão de crédito, todos os meses e de forma automática.

Isso simplifica a rotina do cliente, que não precisa mais pagar manualmente cada serviço, eliminando o risco de esquecimento das datas de vencimento.

Além disso, o crédito recorrente é  útil também para a sua  empresa, pois permite  ter maior previsibilidade de receita, diminuir índices de inadimplência e conquistar maior sustentabilidade para o negócio.

Como o crédito recorrente funciona? 

O crédito recorrente é bastante comum na contratação de serviços como TV por assinatura, por exemplo. O cliente adquire aquele produto, mas não recebe um boleto para cada mês. O valor correspondente à contratação é descontado na fatura de forma automática, através de um cadastro por cartão de crédito.

Quem opera a cobrança, nesse caso, é a própria bandeira do cartão utilizado. O resultado é uma maior garantia do recebimento para a empresa.

No entanto, a contratação não compromete o limite do cartão do cliente. Essa é uma das grandes vantagens para quem quer centralizar pagamentos em um só local.

Quando o cliente quiser cancelar, ele pode fazer isso entrando em contato com a empresa ou no próprio sistema do banco. O ideal é que exista uma comunicação clara entre sua  empresa e o cliente, para resolver possíveis insatisfações ou impasses nesse tipo de caso. É recomendado que você faça um contrato, para assegurar as condições de cancelamento. 

Credito Recorrente

Diferença entre o crédito, débito e boleto recorrente 

Agora que o conceito ficou claro, explicaremos a diferença do crédito recorrente e o boleto recorrente, que apesar de parecerem iguais, possuem algumas distinções! 

Na prática, débito e crédito estão ligados à mesma operação. O débito é a cobrança recorrente. O crédito é essa possibilidade que o cliente recebe justamente de pagar sem que seu limite seja comprometido. A diferença está entre pagamento recorrente e pagamento parcelado. No parcelado, o valor compromete o limite de crédito do cartão.

O boleto recorrente é diferente, pois é emitido pela empresa que vende o serviço. Ela pode emitir boletos relativos a 1 ano, 6 meses, variando de acordo com o tempo pelo qual o cliente contratou. Depois disso, o serviço pode ser renovado, mas o tempo que estiver em contrato é o que determinará a quantidade de boletos emitidos de uma só vez.

Quando o cliente recebe esses boletos, ele pode optar por cadastrar para débito automático. Lembrando que a cobrança não cairá automaticamente na fatura, caso não fizer esse procedimento. 

Quais são os benefícios de usar essa estratégia? 

Quer saber mais sobre os benefícios dessa estratégia e como pode ser uma aliada do seu negócio? Então confira os pontos que listamos abaixo! 

Otimização de tempo seu e do cliente 

Com o crédito recorrente, o cliente otimiza tempo, pois não precisa cadastrar manualmente suas contas. A empresa também economiza tempo por não precisar preencher e emitir cada boleto e cada cobrança.

Traduzindo, isso significa praticidade nas negociações de vendas e uma vantagem imensa para ambos os lados.

Melhor experiência para o consumidor

O crédito recorrente oferece uma experiência melhor para o consumidor, que não precisa cuidar de burocracias no dia a dia para ter acesso a serviços.

Com a cobrança automatizada, ele pode se planejar melhor e também não corre o risco de esquecer um pagamento. Evita, dessa forma, a suspensão de serviços, cobranças constrangedoras e até o eventual cadastro por inadimplência.

Maior previsibilidade financeira

Ao trabalhar com crédito recorrente, sua empresa ganha o benefício de saber quanto de receita será gerada a cada mês. Sem precisar se preocupar em cobrar manualmente, você não só ganha agilidade, como maior segurança nos contratos. Com isso, pode até pensar em como investir em melhorias, tendo maiores garantias.

A cobrança recorrente evita também abordagens de cobrança com os clientes, que são sempre delicadas ou desconcertantes. Com isso, a relação com todos tende a ser ainda melhor

Já pensou em trabalhar com receitas recorrentes na sua empresa?

 

Cadastre o seu e-mail gratuitamente para conhecer o método de trabalho simples e mais utilizado para aumentar a vendas e gerar mais lucros.

 

Como implementar na sua empresa? 

Ficou interessado? Quer começar a usar isso em sua empresa e garantir mais praticidade aos seus clientes?

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher um ERP pelo qual irá trabalhar o crédito recorrente. A Conta Azul oferece essa opção por meio da automatização de contratos, notas e cobranças, de modo que você possa deixar tudo programado.

Depois disso, é preciso elaborar uma comunicação clara com o cliente e dispor todos os detalhes referentes à contratação do serviço em um contrato claro e detalhado. O mesmo deve estar ciente e concordar expressamente com esse modo de pagamento.

Credito Recorrente

A relevância de ter um bom controle

É importante lembrar que, além de instituir esse método, ter um bom controle dos pagamentos recorrentes é igualmente importante. Além de ajudar sua empresa a manter uma boa saúde financeira, esse tipo de controle pode contribuir para uma adequada gestão de estoque.

Os efeitos desse equilíbrio são sentidos diretamente na qualidade das entregas (seja de produtos tangíveis ou serviços), cumprimento de prazos e satisfação do cliente, que consegue usufruir plenamente daquilo que contratou.

Isso porque, se sua empresa vende um produto, deve repor periodicamente. Se ela oferece um serviço, pode ser que também tenha que garantir insumos, ainda que internamente, para que aquele serviço seja prestado da melhor forma possível, atendendo as expectativas de seus clientes.

Sem saber a quantidade certa de demanda, fica difícil providenciar equipamentos, itens e recursos necessários para toda a operação funcionar. 

Com isso, falhas podem acontecer, o que influencia a percepção do consumidor quanto à qualidade. Portanto, um bom controle na gestão é fundamental também nesse sentido.

Quer melhorar o controle de sua empresa e o desempenho dela como um todo? Que tal experimentar nosso sistema de gestão e seus benefícios?

Como otimizar as rotinas recorrentes do caixa de uma empresa

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?